Arquivos

Estudantes da CIC conhecem espaços de inovação e ações da Educação


Um grupo de 20 estudantes da Escola Municipal Vila São José (CIC) conheceu, nesta terça-feira (27/6), a sede administrativa da Secretaria Municipal da Educação (SME), no Alto da Glória, e espaços como o Laboratório Pedagógico de Inovação e o Estúdio de Mídias da SME.

As atividades integram o programa Linhas do Conhecimento, que organiza aulas de campo e propostas lúdicas e culturais em espaços da cidade como praças, parques, museus, Faróis do Saber e Inovação e demais equipamentos públicos.

O programa atende todos os 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e 185 escolas. Desde seu lançamento, em 2017, o Linhas soma mais de 250 mil participações de crianças e estudantes.

Nesta terça, eles visitaram diversos departamentos e aprenderam que a Prefeitura de Curitiba organiza desde a alimentação escolar até o conteúdo que aprendem nas salas de aula.

A estudante Emilly Costa, do 5º ano do Ensino Fundamental, estava muito ansiosa para entender como funciona a rede municipal de ensino, que soma cerca de 140 mil estudantes nas dez regionais da cidade.

“Fiquei muito curiosa. É muito legal poder entender como nossa cidade é tão grande e tem tanta coisa aqui na Educação, não sabia que eram tantas escolas pra cuidar”, comentou Emilly.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, recebeu o grupo e mostrou as maquetes dos Faróis Móveis. “Antes de chegaram nas escolas de vocês, fizemos vários estudos e testes para chegar ao formato final”, contou a secretária.

Os Faróis Móveis foram entregues a todas as escolas e CMEIs no ano passado. São compostos por um carrinho em forma de farol que acomoda itens como impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebook, microscópio, lupas, globo terrestre, caixa de luz, livros, microscópio, canetas de luz negra, binóculos, alfabeto imantado. 

O objetivo é fomentar possibilidades para que as crianças e estudantes construam conhecimento apoiados na pesquisa, inovação e criatividade, com elementos que permitam explorações, experimentações e brincadeiras, utilizando diversas ferramentas e múltiplas linguagens.

A professora Jéssica Ottoboni da Silva de Oliveira acompanhou a turma e contou que eles estão envolvidos com atividades de internacionalização. “Vamos conversar com estudantes de Guiné-Bissau para compartilhar de experiências, eles estão muito empolgados”, contou a professora. “E esta visita à Secretaria da Educação é muito importante, fico muito feliz de podermos oferecer isto a eles”, completou a professora.

Novidades

Este ano, o programa Linhas do Conhecimento ampliou as possibilidades pedagógicas para novos espaços da cidade. Novidades como aulas de campo noturnas na Escola Municipal de Sustentabilidade (Pilarzinho) e no Parque Pinhal do Santana (Campo do Santana) enriquecem as possibilidades de aprendizado de crianças e estudantes.

Quer conhecer as rotas? Clique aqui.

Presenças

Também acompanharam a atividade desta terça-feira a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a chefe do Núcleo Regional da CIC, Ângela Piotto; o coordenador do Linhas, Gustavo Prestini; e a diretora Rosiane Silva.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba