Arquivos

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Educador Transformador | ASN Paraná


A segunda edição do Prêmio Educador Transformador, realizado pelo Sebrae, em parceria com a Bett Brasil e o Instituto Significare, está recebendo inscrições. A premiação tem como objetivo conhecer, reconhecer e disseminar as experiências de educação empreendedora realizadas por docentes em todo o Brasil.

As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de fevereiro de 2024, pelo link: https://educadortransformador.com.br. Os educadores finalistas terão a oportunidade de participar do maior evento de educação e tecnologia do País, a Bett Brasil 2024, que acontecerá em abril do próximo ano.

Os projetos devem estar vinculados a instituições de ensino, e serão aceitas inscrições de professores que tenham desenvolvido iniciativas entre os anos de 2021 e 2023.

Da esquerda para a direita: Yasser Jebahi (Pato Branco), Maria Aldinete de Almeida Reinaldi (Cornélio Procópio), Paula Edilena de Souza Franke (Maringá), Sarita Maria Pieroli (Londrina) e Maria Carolina Alves Luz (Assaí). Foto: Luis Felipe Miretzki.

Rosangela Angonese, coordenadora estadual de Liderança e Educação Empreendedora do Sebrae/PR, acredita que a premiação traz, também, o papel dos educadores para um lugar de destaque no desenvolvimento de uma cultura empreendedora no Paraná e no Brasil.

“Se as crianças e os jovens têm acesso desde cedo aos valores empreendedores, certamente eles serão adultos que se diferenciam em suas carreiras profissionais, sejam elas por conta própria ou até mesmo dentro de organizações de todos os setores”, afirmou.

A divulgação dos vencedores estaduais está programada para 25 de março de 2024, seguida pela revelação dos vencedores regionais em 5 de abril de 2024. O ponto culminante do evento será em 25 de abril de 2024, quando o grande vencedor será anunciado durante a Bett Brasil.

Categorias

Os educadores têm a oportunidade de concorrer em diversas categorias, adaptando-se à faixa etária e nível de ensino, abrangendo desde a Educação Infantil até a Educação Superior. As categorias incluem Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Ensino Médio Regular, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outras. Essa diversidade reflete o compromisso do Prêmio Educador Transformador em reconhecer e valorizar projetos educacionais inovadores implementados por professores em diferentes contextos e níveis educacionais, promovendo assim a disseminação de práticas empreendedoras na educação.

Paranaenses

Na primeira edição do Prêmio Educador Transformador, cinco paranaenses foram para as finais. Na Educação Infantil, o projeto “As mãos que falam”, da professora Paula Edilena de Souza Franke, de Maringá, foi escolhido como finalista. Na categoria Ensino Fundamental -Anos Finais, destaque para o projeto “A resiliência na busca por cidades mais sustentáveis”, idealizado pela professora Sarita Maria Pieroli, de Londrina.

A Feira do Empreendedorismo e Marketing do Colégio Estadual Castro Alves, coordenada pela professora Maria Aldinete de Almeida Reinaldi, de Cornélio Procópio, foi reconhecida na categoria Educação Profissional, juntamente com o projeto “Praça CEEP”, da professora Maria Carolina Alves Luz, de Assaí. Na categoria Educação Superior, o projeto finalista do Paraná foi o “MedLibras”, desenvolvido pela professora Luciana de Freitas Bica, de Pato Branco, que possibilitou o atendimento médico ambulatorial na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Uma das finalistas da última edição, Luciana de Freitas Bica, de Pato Branco, expressou sua gratidão pela oportunidade de participação no evento.

“Foi, sem dúvida, um dos melhores eventos de educação que tive a oportunidade de participar. Sou muito grata ao Sebrae e ao Instituto Significare pela chance”, disse.

Serviço:

O que: Prêmio Educador Transformador

Quando: Inscrições até 5 de fevereiro de 2024

Inscrição: https://educadortransformador.com.br/



Leia a matéria no site do Sebrae