Estações tubo que estavam em obras voltarão a receber passageiros; saiba quais são

As obras nas estações-tubo Dom Pedro I e José Bettega foram concluídas nesta sexta-feira (10/9) e, a partir da próxima semana, os passageiros voltarão a utilizar os pontos de paradas localizados na Avenida República Argentina, no bairro Água Verde, e na Avenida Winston Churchill, no Capão Raso. Os locais só irão passar por limpeza antes de voltarem a operar. Os serviços – agora terminados – integram o conjunto de intervenções coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas para permitir que o Ligeirão Norte-Sul tenha seu itinerário completo entre os terminais Santa Cândida e Pinheirinho.

Ao longo do trecho onde as obras estão em execução, entre a Praça do Japão e o Terminal Pinheirinho, são 26 estações-tubo que estão sendo remodeladas e desalinhadas. As obras possibilitarão ultrapassagens entre os ônibus e a conclusão do roteiro do Ligeirão tornará a viagem mais ágil em cerca de 16 minutos, de acordo com estimativas da Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa responsável pela gestão do sistema de transporte coletivo da capital paranaense. 

Além das estações-tubo Dom Pedro I – que voltará a funcionar na segunda-feira (13/9) – e José Bettega – que será reaberta até a próxima quinta-feira (16/9), outros quatro pontos de parada de ônibus já foram entregues. Eles se chamam Ouro Verde e ficam na Avenida Winston Churchill, no bairro Capão Raso, e Morretes, que está localizado na Avenida República Argentina, na região do Colégio Estadual Pedro Macedo, no bairro Portão.

Conclusão das obras da estação-tubo Dom Pedro I, no Água Verde. Foto: Pedro Ribas/SMCS

A conclusão de parte de engenharia civil das obras das estações Dom Pedro I foi vistoriada nesta sexta-feira (13/9) pelo prefeito Rafael Greca, pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, pelo diretor de Operações da Urbs, Aldemar Venancio Martins Neto, pelo administrador da Regional Portão e Fazendinha, Gerson Gunha, e pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma. 

“Estamos superando a Praça do Japão e avançando em direção ao Portão, ao Capão Raso e ao Pinheirinho com as obras de extensão do eixo do Ligeirão Norte-Sul. As intervenções qualificarão ainda mais o nosso sistema de transporte coletivo”, disse Rafael Greca.

De acordo com o diretor de Operações da Urbs, a média total de passageiros em dias úteis que circulam pelas estações Dom Pedro I é de 1.889 pessoas que vão com destino ao Centro e outras 2.219 que têm como destino o bairro. Aldemar Venâncio Martins Neto aponta que o local é ponto de parada das linhas 203 Santa Cândida-Capão Raso e 603 Pinheirinho-Rui Barbosa.

Já pela estação José Bettega, que é atendida pelas linhas 603 Pinheirinho-Rui Barbosa, 502 Circular Sul (sentido horário) e 602 Circular Sul (sentido anti-horário), são 662 passageiros sentido Centro e 333 no sentido bairro.

Porém, o futuro Ligeirão Santa Cândida-Pinheirinho não fará paradas nas estações Dom Pedro I e José Bettega. As obras são necessárias, justamente, para que o Ligeirão realize a ultrapassagem quando os ônibus das outras linhas estão parados na estação.

Conforme explica o secretário Rodrigo Rodrigues, a execução das intervenções segue sendo feita de forma escalonada para não prejudicar os passageiros. Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente. 

“Da maneira como planejamos a execução das obras nesse eixo de cerca de 7 quilômetros, o menor impacto possível é gerado para as pessoas que usam o transporte coletivo. Lembro também que os serviços incluem a parte de pavimentação das pistas lentas – além da canaleta exclusiva dos ônibus – e implantação de novo calçamento, novo sistema de iluminação e paisagismo”, explicou Rodrigo Rodrigues. 

Pavimento, calçada e ciclofaixa

Divididas em três lotes ao longo das avenidas República Argentina e Winston Churchill, as intervenções são executadas pela empresa Betacem e o consórcio Compasa/BR Infra Construções, vencedores da licitação que soma R$ 29,4 milhões. O objetivo é desalinhar as estações, implantar novo pavimento e novas calçadas e, em conjunto com a nova estrutura de transporte coletivo, também serão feitas ciclofaixas ao longo do eixo estrutural.

Para a operação da linha direta de biarticulados estão neste momento em obras as estações-tubo Silva Jardim, Carlos Dietzsch, Vital Brasil e Hospital do Trabalhador no eixo da Avenida República Argentina. 

Enquanto o trabalho ainda estiver em andamento, os ônibus estão fazendo o desvio pela pista lenta do eixo estrutural.

Segundo dados Urbs, pelo eixo Norte-Sul são transportados diariamente 350 mil passageiros. Durante a pandemia do novo coronavírus, esse número chegou a registrar uma queda de 44%. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouRock comemora um ano de abertura com programação especial e tradicional costelinha barbecue

Evento será no dia 25, a partir das 12 horas, no Rebouças

O YouRock abre as portas para clientes e amigos no dia 25, a partir das 12 horas, em clima de festa. No cardápio, uma homenagem às raízes: a tradicional costelinha barbecue será o prato principal! A carne será servida até às 16 horas e a degustação será embalada pelo estilo inconfundível da banda Três Oitão Canela Seca. A banda Maktub (uma das revelações da Batalha do Rock, outra atração promovida pelo YouRock ao longo de seus 365 dias de funcionamento) encerra a festa com homenagem ao aniversário e lançando o álbum Paranoid, do Black Sabbath.

Até o fechamento da conta, porém, tem muita diversão no cardápio. Para quem gosta de jogos, por exemplo, a festa do bar inclui algumas brincadeiras tradicionais, como o beer pong, bastante conhecido nas festas americanas. O famoso jogo de dardos estará presente também, para que todos se divirtam mirando no alvo, e quem acertar leva prêmio! A festa vai presentear os clientes com sorteio de brindes exclusivos, como um capacete personalizado feito durante o evento por um artista local.

A comemoração será na Rua Piquiri, 390, no bairro Rebouças, em Curitiba. A expectativa é que até 150 pessoas participem do evento. A casa estará funcionamento de acordo com o Decreto Municipal para o enfrentamento da Covid-19.

UM ANO

Inaugurado no final de 2020 em um momento de pandemia mundial, o YouRock Bar começou suas atividades de maneira contida, respeitando todos os protocolos sanitários. Aos poucos, foi conquistando os clientes por oferecer pratos bem pensados, drinks especiais, uma estrutura ampla, arejada e segura, além de eventos paralelos e de calendário, como a festa de Halloween, o Art Day, o Videoclipe Lil Nano e a Batalha do Rock.

O local e seus 250 metros quadrados faz a saída de casa valer a pena, afinal, estar no YouRock é uma experiência. A atmosfera rock’n roll é ideal para quem gosta de cerveja gelada, motos, esporte e de boa música. Descolado, abraçando as diferenças, o YouRock é aconchegante e também pet friendly.

SERVIÇO

Quer conhecer mais? Acesse: https://yourockbar.com.br/

Paraná abre quase 2 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos; saiba como participar

O programa Carretas do Conhecimento, que leva cursos profissionalizantes em unidades móveis a todas as regiões do Paraná, está com 1.936 vagas abertas em 36 municípios. A iniciativa do Governo do Estado é executada pela Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, em parceria como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Volkswagem. O objetivo é qualificar pessoas para ocuparem postos de trabalho no Estado.

“Priorizamos a geração de empregos. O governo tem realizado trabalho intenso para atrair investimentos e novas empresas para o Paraná, e elas precisam de bons profissionais, de trabalhadores qualificados e preparados para entrar no mercado de trabalho”, afirma o secretário Ney Leprevost.

Essa nova etapa do projeto inicia no próximo dia 27 (segunda-feira) com 75% das aulas online e 25% presenciais, de acordo com os protocolos sanitários determinados pela secretaria estadual da Saúde. Serão 104 turmas nas habilitações de elétrica automotiva, informática básica, refrigeração, mecânica industrial, corte e costura industrial, instalações elétricas, manutenção de motocicletas e panificação.

Nessa etapa os cursos serão oferecidos em Curitiba, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Itapejara D’Oeste, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa, Antonina, Balsa Nova, Campo Magro, Capitão Leônidas Marques, Colombo, Contenda, Francisco Beltrão, Pato Branco, Pitanga, União da Vitória, Arapoti, Coronel Vivida, Nova América da Colina, Santa Cecília do Pavão, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Barbosa Ferraz, Nova Prata do Iguaçu, Maria Helena, Pinhais, Campo Largo, Farol, Mariluz, Pinhal do São Bento, Salto do Lontra e Santo Antônio da Platina.

Confira AQUI as informações sobre os locais dos cursos, datas e pré-inscrição.

Informações também podem ser obtidas nas Agências do Trabalhador dos municípios.