Especialistas dão dicas para conquistar vaga temporária de fim de ano e se efetivar

Black Friday, festas de fim de ano e, excepcionalmente em 2022, Copa do Mundo. Eventos assim levam empresas de diferentes atividades econômicas a contratar funcionários por tempo determinado. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário calcula 1 milhão de vagas, em todo o Brasil, conforme dados publicados pela Agência Brasil em setembro.

Segundo Guilherme Lopes, da RH Mattos, quem está à procura de uma colocação no mercado de trabalho deve aproveitar o momento. “Estamos percebendo aumento de vagas, especialmente nas redes varejistas. Temos vários projetos com grande quantidade de vagas em andamento”, informa.

E como conquistar uma dessas vagas, e, ainda, transformar o que era um emprego temporário em algo fixo? Especialistas na área de recursos humanos respondem, dando dicas de como ir bem no processo de seleção e, depois, como demonstrar bom desempenho para continuar contratado.

Márcio Monson, fundador e CEO da Selecty: atenção aos detalhes pode ser a chave para conquistar aquela vaga

1 – NA SELEÇÃO, PREENCHA O PERFIL POR COMPLETO

Márcio Monson, gestor e CEO da Selecty, plataforma de recrutamento e seleção, aponta que um perfil profissional preenchido por completo nos sites de vagas aumenta as chances de ser convidado para os processos seletivos. “É importante reservar um tempo para isso, atentando-se, principalmente, às informações solicitadas [por quem oferece a vaga], para que nada deixe de ser informado”, assinala.

A carta de apresentação é importante! Ela deve mostrar suas experiências, metas alcançadas, projetos dos quais participou, explica Monson. “A candidatura deve ser feita com dedicação, ou seja, é a oportunidade de o candidato demonstrar seu interesse pela vaga e o momento de ‘vender seu peixe’. Dessa forma, também fica mais claro para o recrutador identificar e compreender as vivências do profissional”.

2 – MANTENHA O LINKEDIN ATUALIZADO

Uma dúvida recorrente é: a rede social LinkedIn é, de fato, uma vitrine para quem está em busca de colocação, e uma fonte para recrutadores? O CEO da Selecty diz que sim. No entanto, o perfil deve estar constantemente atualizado, e não somente durante o período de candidatura a uma vaga.

Ainda sobre o LinkedIn, o especialista acrescenta: “Ter um perfil com sua apresentação, mostrando o resumo de suas atividades e aspirações, sem dúvida, destaca o profissional aos olhos do recrutador”.

Quem procura uma colocação no mercado deve se lembrar que, do outro lado, há profissionais de recrutamento e seleção em busca de candidatos para entrevista. “Então”, acrescenta Monson, sobre o perfil no LinkedIn, “quanto mais claras estiverem suas experiências, mais fácil de ser convidado para uma entrevista. Por isso, é de extrema importância, além da apresentação, destacar em suas experiências as atividades desenvolvidas, cursos, desafios vencidos”.

Outra dica para o LinkedIn são as palavras-chave no perfil. “Muitos recrutadores buscam profissionais por meio do hunting no LinkedIn; por isso, para o candidato ser encontrado, ele precisa informar qual sua área de trabalho, habilidades e competências, formação, pois, segundo o próprio LinkedIn, ‘durante uma pesquisa na plataforma, todos esses campos são analisados pelo algoritmo para definir quem irá aparecer nos resultados’”.

3 – MANTENHA CONTATO TAMBÉM PELAS PÁGINAS OFICIAIS DAS EMPRESAS

A diretora de Recursos Humanos da Timbre RH, Viviane Morcelli, reitera ser válida a busca ativa por vagas, por parte de quem deseja uma colocação nesta época do ano. Seguir as redes sociais de empresas de recrutamento e seleção, ou do campo profissional do candidato, é a dica que a gestora dá.

“A forma de concorrer às vagas e recrutar pessoas foram atualizadas. E grande parte dos avanços aconteceram pelo período pandêmico que acelerou a automatização das etapas. Agora, as candidaturas quase em sua totalidade são realizadas no formato eletrônico, em que os candidatos realizam seu cadastro diretamente nas páginas dos empregadores”, assinala.

4 – NA ENTREVISTA, SEJA PONTUAL E DEMONSTRE CONHECIMENTO DA EMPRESA A QUE SE CANDIDATOU

Chegado o momento de se apresentar pessoalmente, um cuidado básico, mas indispensável, é expressar comprometimento, sublinha o gerente de RH da RH Mattos, Guilherme Lopes. Isso inclui, diz ele, “demonstrar tranquilidade e ser pontual”.

Outra forma de demonstrar interesse pela oportunidade, continua o especialista, é estudando a empresa para a qual está se candidatando, “buscando informações sobre o negócio no mercado e, no momento que o recrutador abre para tirar dúvidas do candidato, aproveitar para tirar fazer suas perguntas, demonstrando interesse pela empresa e trabalho”, orienta.

5 – FIQUE ATENTO AO E-MAIL

Durante o processo, uma dica é estar atento às comunicações do recrutador, afirma o CEO da Selecty. “Geralmente, as comunicações são realizadas por e-mail. Essa dica é importante porque, hoje, com processos automatizados, quando o profissional evolui de uma etapa para outra, o candidato é comunicado, imediatamente, sobre os próximos passos, que pode ser uma entrevista on-line, ou presencial, um novo teste, ou até mesmo a notícia de que foi aprovado”.

6 – PROATIVIDADE E PEDIR FEEDBACKS CONTÍNUOS PODE TE AJUDAR A TRANSFORMAR A VAGA TEMPORÁRIA EM EFETIVA

Tudo dando certo, e a pessoa sendo admitida para a vaga temporária, é importante se dedicar a fim de obter a efetivação. Há comportamentos e atitudes que são decisivos, conforme avalia o Márcio Monson.

Por exemplo, dedicação, criatividade na resolução de problemas, postura no ambiente corporativo, capacidade de adaptação e flexibilidade, iniciativa e organização, e socialização e interação com pessoas de diferentes áreas estão entre os atributos levados em conta.

E, principalmente, demonstrar interesse em ser efetivado. “Uma boa sinalização nesse sentido está em pedir feedback sobre quais pontos pode desenvolver para melhorar seu desempenho, suas entregas”, ilustra Monson.

SOBRE A SELECTY

A Selecty fornece soluções em tecnologia para recrutamento e seleção de pessoas. Mais informações em: https://selecty.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Demanda por temporários impulsiona contratação no fim de ano

A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima a abertura de 630 mil vagas temporárias, neste último trimestre, sendo 15% delas somente para o comércio. Para quem está em busca de recolocação profissional, este é um momento favorável. Na Luandre, uma das maiores consultorias de RH do país, especializada em temporários, o cenário é o mesmo e há grande oferta de vagas no varejo.

Para Gabriela Mative, diretora de Recursos Humanos da Luandre, o crescimento de vagas temporárias é justificado pela alta demanda de profissionais para datas especiais, a começar pela Black Friday que ano após ano gera mais vendas no país. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) projeta que ela deve movimentar R$6,05 bilhões no comércio eletrônico, um aumento de 3,5% em relação a 2021.

Segundo Gabriela, não só a Black Friday, mas a Copa do Mundo, em novembro, deve estimular o varejo físico e online. “Contratantes já iniciam as seleções para montar os times que devem permanecer em dezembro para auxiliar com uma demanda maior ainda, a do Natal, principal data do comércio brasileiro.”

Vale lembrar que no ano passado alguns dos setores que mais contribuíram com a economia nacional foram serviços e comércio e as vagas de trabalho temporário tiveram resultado acima do esperado neste cenário, com crescimento de 20,6% em relação a 2020, com a criação de *2.415.419 novos postos nesta modalidade. “Sempre destacamos que a vaga temporária é a oportunidade de o profissional demonstrar seu potencial para a empresa. Nossa média de contratação, após o período, na modalidade CLT é de 40%”, diz Gabriela.

Atualmente, a Luandre tem mais de 5.400 vagas abertas em todo país. Os candidatos interessados podem se cadastrar no site candidato.luandre.com.br gratuitamente.

*A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem)

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,5 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a atual vencedora.

Além disso, em 2020, foi reconhecida como um dos “Lugares Incríveis para se trabalhar”, certificação concedida pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL. A Luandre atende 200 das 500 melhores empresas do Brasil com todo seu know-how em Recrutamento e Seleção, Administração de Pessoal (Temporários e CLT), Avaliação Profissional, Outsourcing e Programas Especiais (Saúde, Varejo e Logística).

Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Realiza também atendimento à distância em todo o país.

5 dicas para sair bem em entrevista de emprego em espanhol

O espanhol é um dos idiomas mais procurados por recrutadores durante os processos seletivos, ficando atrás somente do inglês. A justificativa da alta procura por profissionais que o dominam está na sua abrangência. De acordo com dados da Ethnologue, cerca de 540 milhões de pessoas ao redor do globo falam a língua.

Registros históricos apontam que a colonização espanhola foi responsável por levar o idioma para mais de 20 países da América, África e Ásia. Nos Estados Unidos, a língua espanhola é a segunda mais usada. 

Numa realidade global de negócios, em que as tecnologias encurtam as distâncias, a capacidade de se comunicar com diferentes países e mercados é uma habilidade que pode colocar o profissional à frente na disputa por um posto de trabalho.

Para conquistar um diferencial competitivo no mercado de trabalho, fazer um curso de espanhol pode ser o caminho. Além disso, vale apostar em algumas dicas para se preparar para a entrevista na língua espanhola e aumentar as chances de conquistar uma vaga.

A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) recomenda que o candidato se planeje para o momento da seleção, o que inclui estudos sobre a instituição e a vaga, demonstração de interesse e preparo para se apresentar adequadamente na conversa, além da busca por desenvolvimento de competências. 

Nesse sentido, diversos portais especializados no assunto também reúnem dicas que podem ajudar o candidato a se preparar para o tão aguardado momento da entrevista em outro idioma. Confira cinco delas.

1. Coloque o espanhol em prática

Para se sair bem na entrevista de emprego em espanhol, é preciso praticar o idioma constantemente. Além de materiais didáticos tradicionais, atividades como leitura, séries, filmes e podcasts ajudam no aprendizado prático e mantêm o aluno atualizado. 

Outra recomendação é prestar atenção nas diferenças de pronúncia entre determinadas regiões e conhecer expressões específicas.

2. Mergulhe na cultura

Conhecer as características da empresa onde será feita a entrevista é outro passo-chave. Se ela for internacional, por exemplo, ou negociar com clientes de um país específico, a dica é mostrar conhecimento sobre a história e as peculiaridades dessa nação. 

Caso o candidato já tenha viajado para o tal lugar, vale contar as suas perspectivas em relação à experiência com aquela cultura.

O  cuidado com o aspecto cultural é relevante para não gerar decepções, gafes e até mesmo problemas maiores, como ser desrespeitoso sem intenção. Pesquisar sobre como são as relações de trabalho é essencial para entender como a adaptação pode ser feita e mostrar isso aos recrutadores. 

3. Conheça mais sobre a sua área

Durante a entrevista de emprego, serão realizados questionamentos em relação à área de atuação do candidato e ao cargo pretendido. Por isso, fazer uma pesquisa rápida para compreender como é o universo de determinado campo de trabalho em espanhol faz diferença. 

A dica é descobrir os termos técnicos mais comuns e mostrar na entrevista que se está familiarizado com o dia a dia daquela atividade.

4. Treine a entrevista

Praticar a entrevista em si é um jeito de estudar mais sobre o tema de maneira aplicada, diminuir a ansiedade e prever respostas para as perguntas mais frequentes. Algumas delas incluem:

  •  “¿Puede hablarnos un poco sobre usted?” (Pode falar um pouco sobre você?, em tradução livre);
  • “¿Cuáles son sus principales cualidades?” (Quais são suas principais qualidades?); 
  • “¿Cuáles son sus principales defectos?” (Quais são os seus principais defeitos?)
  • “¿Por qué le interesa nuestra empresa?” (Por que você está interessado em nossa empresa?);
  • “¿Por qué se considera la persona adecuada para este puesto?” (Por que você acha que é a pessoa certa para esta posição?)

Essas são perguntas tradicionais que têm como propósito conhecer melhor o candidato, além de testar sua desenvoltura no idioma. Para respondê-las, o importante é manter a calma e a clareza das ideias.

5. Fuja do “portunhol”

Esse alerta é unanimidade entre os portais especializados no assunto. Por se parecer com o português em alguns aspectos, alguns brasileiros acreditam que o espanhol é um idioma “fácil” de ser falado. No entanto, o “portunhol” não deve ser arriscado na entrevista de emprego, pois pode indicar falta de profissionalismo e de conhecimento verdadeiro sobre a língua. 

É necessário, portanto, saber o vocabulário típico de uma entrevista para evitar a armadilha dos falsos cognatos — palavras estrangeiras parecidas com o português na pronúncia e grafia, mas que têm significados totalmente diferentes. São exemplos puesto (vaga); experiencia laboral (experiência profissional); listo (pronto); apellido (sobrenome); experto (especialista); oficina (escritório); saco (paletó); dirección (endereço); despido (demissão); fecha (data) e sitio (lugar).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com