O Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, em Curitiba, realiza em 13 de fevereiro a abertura da exposição “Casa Mundo – das formas de coabitar”. A mostra traz quatro artistas – Isabela Picheth, Nicole Christine, Pat Mattos e Priscilla Durigan – que, por meio de diferentes linguagens e materialidades, criam diálogos entre suas práticas artísticas. Entre similaridades e afastamentos, investigam as múltiplas formas de habitar o mundo.
Distribuída pelas duas salas expositivas do Espaço Cultural BRDE, a mostra apresenta uma diversidade de técnicas, incluindo esculturas em tecido, madeira, cerâmica e silicone, além de pinturas, colagens e vídeoinstalações.
A exposição sugere um emaranhamento das relações entre corpo, casa e mundo. Em vez de tratá-los como esferas isoladas, investiga suas interconexões, refletindo sobre como habitamos o mundo e como o mundo nos habita. As abordagens evidenciam a coexistência e a interdependência como maneiras para repensar modos de habitar e existir, rompendo com dicotomias rígidas e linearidades filosóficas.
No texto da exposição, a artista Isabela Picheth explica: “Nós quatro criamos tensionamentos entre esses lugares do habitar e existir produzindo borrões entre as dicotomias. As noções de corpo, casa e mundo deixam de estar isoladas e passam a se interconectar num fluxo inestancável, ora transformando o espaço íntimo em um lugar de interesse coletivo, ora partindo do espaço público para evocar as relações do íntimo.”
Nesse contexto, a exposição propõe novas reflexões sobre o próprio espaço do Palacete dos Leões e seu papel no mundo, convidando o público a pensar novas formas de coabitações.
“Nesta exposição, as quatro artistas, que vivem e trabalham em Curitiba, cultivam, por meio de suas práticas, outras visões de mundo: onde as fronteiras entre corpo, casa e mundo se desfazem, conectando espaços íntimos e coletivos em um fluxo de transformações.”, comenta Mariana Bernal, coordenadora do Espaço Cultural BRDE.
Conheça as artistas:
Isabela Picheth – É mestra em artes, na linha de poéticas, pelo programa PPGARTES da FAP/Unespar (2023), bacharela em Pintura pela Embap/Unespar (2019) e licenciatura em Artes Visuais pela Uninter (2023). Pesquisa o corpo dentro do recorte escultórico, produzindo peças a partir do molde de seu próprio corpo há oito anos. É idealizadora e integrante do grupo e coletivo de artistas visuais Em-cadeia desde 2019.
Nicole Christine – Se define como poliglota-visual e busca ampliar a linguagem. Bacharela em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e especialista em Gestão Cultural. Poeticamente se entende como uma investigadora de linguagens e de relações. Atua como artista e professora de artes e cerâmica.
Pat Mattos – É fotógrafa, formada em Artes Visuais da Unespar – Embap, com interesse nas linguagens escultura, fotografia, instalação e vídeoperformance. Tem pesquisado a relação entre o corpo e o objeto, o privado e o público, e a casa como refúgio e aprisionamento.
Priscilla Durigan – É formada em Pintura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (2021) e integra o grupo de artistas Em-cadeia. Pesquisa as relações que são possíveis estabelecer a partir da materialidade da pintura: de tensionamento dos limites desta com outras linguagens visuais, de experimentação entre corpo, tempo e objeto artístico, de estranhamento e de aproximação do sujeito com questões da arte.
PALACETE DOS LEÕES – Mantido pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões tem como missão fomentar a sensibilização e participação de artistas e da comunidade na vida cultural da cidade, garantindo acesso gratuito à arte e à cultura. Ao longo do ano, realiza exposições que refletem a diversidade e a riqueza da produção artística e práticas contemporâneas.
Serviço:
Exposição Casa Mundo – das formas de coabitar
Abertura: 13 de fevereiro, às 19:00
Período expositivo: de 14 de fevereiro a 28 de março
De terça a sexta, das 13 horas às 18 horas. Entrada até as 17h30.
Local: Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões
Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória – Curitiba