Arquivos

Ensino superior é destaque na 3º reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação na Assembleia Legislativa – De olho nos deputados


A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa realizará, na próxima segunda-feira (9), às 17h, na sala da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), uma reunião que aborda o ensino superior no Paraná.

O objetivo do encontro é conhecer as ações da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e da Fundação Araucária sobre o tema, além de discutir propostas de pesquisa científica aplicada para as instituições de ensino superior do Paraná.

Esta será a terceira reunião externa da comissão com a participação de convidados desde o início da legislatura e contará com a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, e do presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, além de representantes da Fiep, Ocepar, Fetranspar, Faciap e Faep.

O presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Assembleia Legislativa, deputado Fabio Oliveira, destaca que foram solicitadas contribuições das principais entidades do setor produtivo para auxiliar na elaboração de novos projetos de pesquisa aplicada, a serem desenvolvidos pelas universidades estaduais.

“O objetivo principal dessas pesquisas será explorar e potencializar os recursos e as oportunidades específicas de cada universidade, levando em consideração as características geográficas e vocacionais de cada região do estado”, explicou o deputado.

Atuação

No primeiro semestre de 2024, a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior debateu projetos de lei, promoveu duas audiências públicas com mais de 10 especialistas e autoridades, e participou de cinco eventos externos, destacando-se em iniciativas de conectividade e inovação.

A participação em eventos reforçou a importância da conectividade rural e da inovação para o Estado do Paraná, com discussões sobre a expansão da internet para áreas rurais, a utilização de tecnologias emergentes e o fomento ao desenvolvimento tecnológico. (leia mais)



Leia mais informações no site da Alep