USD: R$ -- EUR: R$ -- BTC: R$ -- BTC: USD --

Enem 2026: Secretaria da Educação realiza seminário de formação

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná promoveu, na última quinta-feira (25), o Seminário de Formação Enem 2026, em Curitiba. O evento contou com a participação de quase 300 profissionais da rede estadual, incluindo coordenadores, tutores e representantes de Núcleos Regionais de Educação, e abrangeu uma programação de dois dias dedicada à capacitação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Objetivos do Seminário

O seminário visa a formação dos educadores que atuam no acompanhamento e preparação dos alunos para o Enem, reforçando a gestão pedagógica e o engajamento dos estudantes. O secretário de Educação, Roni Miranda, enfatizou a importância de reunir esses profissionais para planejar estratégias que garantam a participação efetiva dos alunos no exame, além de discutir as novas mudanças que entrarão em vigor.

Mudanças e Novidades no Enem

Recentemente, o governo federal implementou o Decreto 12.915 e a Portaria 422, que alteraram as funções do Enem. Agora, o exame não apenas continua a servir como porta de entrada para o Ensino Superior e certificação de conclusão do Ensino Médio, mas também fará parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Conversão de Inscrições e Locais de Prova

As novas diretrizes incluem a inscrição automática para alunos do Ensino Médio em escolas públicas, facilitando o processo. Além disso, a partir de 2026, espera-se que todas as escolas estaduais apliquem o Enem, beneficiando cerca de 80% dos concluintes que realizarão a prova em suas instituições de ensino.

Melhoria na Participação dos Estudantes

A redução da taxa de abstenção é um dos focos principais, uma vez que, em 2025, apenas 54% dos estudantes inscritos compareceram para realizar a prova. A expectativa é aumentar a participação para 70% em 2026, chegando a 80% em 2027, através de melhorias nos processos e condições de acesso.

Oficinas e Debates

Na sexta-feira (26), estão programadas oficinas no Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), que abordarão temas como currículo, estratégias pedagógicas e recursos educacionais digitais. O evento reúne especialistas do Inep e representantes de avaliação educacional para sensibilizar e treinar os participantes.

Presenças Marcantes

Além dos técnicos da Seed-PR, o seminário contou com a presença de representantes do Inep e da Universidade Federal de Juiz de Fora, destacando a importância da colaboração entre instituições para melhorias na educação pública.

Publicações recomendadas

Leia também