Enem 2021 só deverá ser realizado em janeiro do ano que vem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser aplicado só em janeiro do ano que vem. A informação foi repassada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Danilo Dupas, ao Conselho Nacional da Educação (CNE).

Segundo a presidente do CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, Danilo Dupas disse haver problemas no orçamento para a realização da prova. Uma portaria sobre o Enem deverá ser publicada nesta sexta-feira, 13.

Além disso, uma versão apenas com uma amostra de estudantes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) será feita em novembro. O Inep não havia confirmado ainda se realizaria o exame este ano, o que levou a críticas de educadores. A prova é importante para manter a série histórica de avaliações no País e para diagnosticar os déficits por causa do tempo de escolas fechadas na pandemia. É a partir do Saeb que é feito o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Uma portaria nesta quarta-feira, 11, com as metas do Inep não incluía a aplicação do Enem, o que levantou dúvidas sobre a realização do exame este ano.

O Inep, órgão ligado ao MEC, é o responsável pela aplicação da prova. Dupas assumiu a presidência do Inep este ano, logo após a realização da edição de 2020 do teste.

A prova relativa a 2020 foi adiada em função da pandemia e realizada só em janeiro de 2021, com abstenção recorde de alunos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

UFPR abre inscrições para Vestibular 2021/2022; confira o edital

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu o período de inscrições para o vestibular 2021/2022. As inscrições podem ser feitas até às 12h de 10 de novembro e a taxa é de R$ 155. As provas serão aplicadas em fase única, no dia 13 de fevereiro de 2022, a partir das 14h, com duração de 5h30. O fechamento dos portões e às 13h30. Serão ofertadas 5.376 vagas.

Das vagas oferecidas, 50% serão destinadas à concorrência geral e as outras 50% serão reservadas exclusivamente a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio e aos que tenham obtido certificado de conclusão do Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Estas vagas reservadas serão destinadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas. Também serão reservadas para estudantes que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.

Candidatos de baixa renda com registro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal podem pedir isenção da taxa de R$ 155 até o dia 23 de setembro.

Confira o edital do vestibular 2021/2022 da UFPR

UFPR divulga hoje (31) os aprovados no vestibular 2020/2021

A espera está terminando. A partir das 13h30 de hoje, 31 de agosto, a Universidade Federal do Paraná transmite a solenidade virtual de divulgação do resultado do processo seletivo 2020/2021, pelo canal da UFPR TV, no YouTube. O resultado estará disponível às 14h no aplicativo +UFPR para Android e no site do Núcleo de Concursos (NC).

Para evitar congestionamento na rede do NC, o resultado oficial poderá ser acessado rapidamente pelo app +UFPR, disponível apenas para Android, neste link.

A solenidade contará com a presença do reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, da vice-reitora, professora Graciela Ines Bolzon de Muniz, da pró-reitora de Assuntos Estudantis, professora Maria Rita de Assis César, da pró-reitora de Graduação e Educação Profissional, professora Maria Josele Bucco Coelho, e do coordenador do NC, professor Alexandre Luis Trovon de Carvalho.

Este ano, devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a comemoração dos aprovados será em forma de “banho de lama virtual”, com contagem regressiva ao som de baterias dos centros acadêmicos pelo YouTube e lançamento de filtros comemorativos para os calouros, que estarão disponíveis no Instagram da UFPR.

O processo Seletivo 2020/2021 da UFPR teve 39.696 candidatos inscritos, concorrendo a 5.423 vagas em cursos de graduação e 70 vagas para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar do Paraná. A prova foi realizada no dia 18 de julho, em uma única fase, nas cidades de Curitiba, Maringá, Palotina, Toledo, Jandaia do Sul e Matinhos.

Será realizada uma entrevista coletiva sobre o vestibular 2020/2021 a partir das 14h30, pelo canal da UFPR no YouTube, neste link.