Arquivos

Empresas de ônibus iniciam campanha contra uso de bicicletas nas canaletas de Curitiba

As empresas responsáveis por gerir a Rede Integrada de Transporte (RIT) em Curitiba iniciaram, nesta terça-feira (7), uma campanha contra o uso de bicicletas nas canaletas dos ônibus. Um dos objetivos da campanha é reforçar que esta ação, antes de mais nada, é uma medida de segurança para todos aqueles que estão envolvidos no trânsito e usam o transporte público da capital.

Claudio Mariano, gerente operacional das empresas de ônibus, destacou em entrevista que as empresas têm recebido várias reclamações de adolescentes que usam a canaleta de forma indevida.

“Agarrando nas traseiras e laterais dos ônibus, inclusive quando ultrapassa ônibus com ônibus”, iniciou.

Estas situações são todas perigosas para quem as realizam. A campanha relembra que o adolescente pode se ferir com estes atos extremos, podendo ser atropelado. O usuário do transporte público, por sua vez, também pode ser impactado caso o veículo faça uma medida brusca.

“Uma tragédia anunciada […]. Você gera estresse, gera atraso, você pode derrubar um passageiro, criar um acidente feio e gerar morte. Com certeza”, explica Valmir Gotiki, motorista de ônibus na capital.

Responsabilidade coletiva

Mariano destaca esta campanha é de todos para todos. Ou seja, ela só vai funcionar se todos os membros da sociedade assumirem uma responsabilidade, um compromisso com a vida do próximo. Algo que, na sua visão, vai dos pais dos adolescentes que se prendem aos ônibus da capital até as forças públicas de segurança.

“Precisamos que o adolescente tenha mais responsabilidade, algo que está aliado ao dia a dia dos pais. A Guarda Municipal (GM) e a Polícia Militar (PM) que estão diariamente trafegando pelas canaletas nos ajudem a coibir este tipo de ação. Tratam-se de tragédias anunciadas, mas que podem ser evitadas”, finalizou.

Posicionamento da Urbs

Urbanização de Curitiba (Urbs) orienta os motoristas que parem os veículos no momento em que visualizem essa prática e acionem a Guarda Municipal pelo telefone 153. É uma medida de segurança tanto para o ciclista quanto para os passageiros dos ônibus.