Em média, 145 placas de trânsito são instaladas por dia em Curitiba

Informações sobre a velocidade máxima permitida na via, regras de estacionamento, lombadas e sentidos de circulação permitidos são algumas das indicações que constituem a sinalização vertical de trânsito e que auxiliam o motorista ao longo do caminho. Para manter a segurança nas ruas, todos os dias a Prefeitura de Curitiba implanta, em média, 145 novas placas, entre as de regulamentação, de advertência e de indicação.

No último mês, esse serviço somou 4.298 placas de trânsito por toda a cidade. No acumulado do ano, foram 30.576 placas.

O trabalho de sinalização vertical é desenvolvido por equipes da Superintendência de Trânsito (Setran) e leva em conta novas instalações e também a substituição de placas vandalizadas. As avarias incluem problemas envolvendo acidentes de trânsito e, ainda, placas velhas, pichadas e adesivadas.

“São danos que causam prejuízo de, pelo menos, R$ 30 mil por mês aos cofres públicos e que nos obrigam a deslocar equipes de reposição, além de prejudicar o motorista que utiliza o caminho no qual a placa é retirada”, afirma o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos.

Além de contrato terceirizado para prestação de serviço, a Superintendência de Trânsito mantém a confecção própria em sua fábrica de placas, na CIC. Por lá, de 40 a 45 novas placas de trânsito são fabricadas todos os dias.

Prefeitura de Curitiba implanta novas placas de trânsito, entre as de regulamentação, de advertência e de indicação. Curitiba, 19/08/2021. Foto: Hully Paiva/SMCS

Sinalização horizontal

Outro serviço essencial para a segurança viária desenvolvido de forma rotineira pelas equipes da Setran é o de reforço e de novas sinalizações horizontais, as pinturas no pavimento. No último mês, o equivalente a 49 quilômetros de ruas foram pintados. Desde janeiro, esse esforço soma 290 quilômetros em pintura voltada para o trânsito.

Além dos balizamentos entre faixas e pistas de trânsito, a pintura inclui diversos tipos de legenda, como “Pare”, indicações ou restrições de áreas de estacionamento, de faixas de pedestres, de estruturas cicloviária e outras marcações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“A obediência à sinalização de trânsito, além de obrigação do motorista habilitado em território nacional, torna a convivência no trânsito muito mais tranquila e segura”, observa a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouRock comemora um ano de abertura com programação especial e tradicional costelinha barbecue

Evento será no dia 25, a partir das 12 horas, no Rebouças

O YouRock abre as portas para clientes e amigos no dia 25, a partir das 12 horas, em clima de festa. No cardápio, uma homenagem às raízes: a tradicional costelinha barbecue será o prato principal! A carne será servida até às 16 horas e a degustação será embalada pelo estilo inconfundível da banda Três Oitão Canela Seca. A banda Maktub (uma das revelações da Batalha do Rock, outra atração promovida pelo YouRock ao longo de seus 365 dias de funcionamento) encerra a festa com homenagem ao aniversário e lançando o álbum Paranoid, do Black Sabbath.

Até o fechamento da conta, porém, tem muita diversão no cardápio. Para quem gosta de jogos, por exemplo, a festa do bar inclui algumas brincadeiras tradicionais, como o beer pong, bastante conhecido nas festas americanas. O famoso jogo de dardos estará presente também, para que todos se divirtam mirando no alvo, e quem acertar leva prêmio! A festa vai presentear os clientes com sorteio de brindes exclusivos, como um capacete personalizado feito durante o evento por um artista local.

A comemoração será na Rua Piquiri, 390, no bairro Rebouças, em Curitiba. A expectativa é que até 150 pessoas participem do evento. A casa estará funcionamento de acordo com o Decreto Municipal para o enfrentamento da Covid-19.

UM ANO

Inaugurado no final de 2020 em um momento de pandemia mundial, o YouRock Bar começou suas atividades de maneira contida, respeitando todos os protocolos sanitários. Aos poucos, foi conquistando os clientes por oferecer pratos bem pensados, drinks especiais, uma estrutura ampla, arejada e segura, além de eventos paralelos e de calendário, como a festa de Halloween, o Art Day, o Videoclipe Lil Nano e a Batalha do Rock.

O local e seus 250 metros quadrados faz a saída de casa valer a pena, afinal, estar no YouRock é uma experiência. A atmosfera rock’n roll é ideal para quem gosta de cerveja gelada, motos, esporte e de boa música. Descolado, abraçando as diferenças, o YouRock é aconchegante e também pet friendly.

SERVIÇO

Quer conhecer mais? Acesse: https://yourockbar.com.br/

Paraná abre quase 2 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos; saiba como participar

O programa Carretas do Conhecimento, que leva cursos profissionalizantes em unidades móveis a todas as regiões do Paraná, está com 1.936 vagas abertas em 36 municípios. A iniciativa do Governo do Estado é executada pela Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho, em parceria como Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Volkswagem. O objetivo é qualificar pessoas para ocuparem postos de trabalho no Estado.

“Priorizamos a geração de empregos. O governo tem realizado trabalho intenso para atrair investimentos e novas empresas para o Paraná, e elas precisam de bons profissionais, de trabalhadores qualificados e preparados para entrar no mercado de trabalho”, afirma o secretário Ney Leprevost.

Essa nova etapa do projeto inicia no próximo dia 27 (segunda-feira) com 75% das aulas online e 25% presenciais, de acordo com os protocolos sanitários determinados pela secretaria estadual da Saúde. Serão 104 turmas nas habilitações de elétrica automotiva, informática básica, refrigeração, mecânica industrial, corte e costura industrial, instalações elétricas, manutenção de motocicletas e panificação.

Nessa etapa os cursos serão oferecidos em Curitiba, Cascavel, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Itapejara D’Oeste, Londrina, Marechal Cândido Rondon, Ponta Grossa, Antonina, Balsa Nova, Campo Magro, Capitão Leônidas Marques, Colombo, Contenda, Francisco Beltrão, Pato Branco, Pitanga, União da Vitória, Arapoti, Coronel Vivida, Nova América da Colina, Santa Cecília do Pavão, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, São João do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Barbosa Ferraz, Nova Prata do Iguaçu, Maria Helena, Pinhais, Campo Largo, Farol, Mariluz, Pinhal do São Bento, Salto do Lontra e Santo Antônio da Platina.

Confira AQUI as informações sobre os locais dos cursos, datas e pré-inscrição.

Informações também podem ser obtidas nas Agências do Trabalhador dos municípios.