Dados do Censo 2022 apontam que 5,7 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais não sabem ler e escrever. O número corresponde a 17,8% da população dessa faixa etária. Em Curitiba, são 13.416 idosos não alfabetizados, o equivalente a 4,17% dos moradores com 60 anos ou mais. A proporção coloca a capital paranaense na terceira posição entre as capitais brasileiras com as menores taxas de analfabetismo entre idosos.
A Prefeitura pretende reduzir ainda mais esse índice. No Dia Mundial da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, a Secretaria Municipal da Educação reforça o convite para que idosos que não tiveram a oportunidade de estudar na infância ou precisaram abandonar a escola retomem a trajetória escolar por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tem vagas disponíveis.
Atualmente, 326 pessoas idosas estão matriculadas na EJA da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.
“Se você conhece alguma pessoa idosa que não concluiu do 1º ao 5º ano ou não sabe ler e escrever, fale com ela sobre a Educação de Jovens e Adultos. Sempre é tempo de aprender”, afirma a gerente de EJA da Secretaria Municipal da Educação (SME), Maria Gorete Stival.
Ofertada gratuitamente na rede municipal de ensino, a EJA é uma modalidade da educação básica destinada a jovens a partir dos 15 anos, adultos e idosos que não concluíram os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na idade indicada. O atendimento contempla do 1º ao 5º ano ou o equivalente à antiga 1ª a 4ª série.
A matrícula pode ser feita em qualquer época do ano nas escolas municipais que oferecem a modalidade. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar um documento oficial com foto. O estudante pode concluir o primeiro segmento do Ensino Fundamental em até quatro semestres, o equivalente a dois anos.
Segundo Maria Gorete, a EJA representa mais do que a oportunidade de aprender a ler e escrever. O espaço também permite convivência, participação, troca de experiências e construção de novas aprendizagens.
“As histórias de vida e os conhecimentos construídos ao longo dos anos são valorizados no processo educativo e contribuem para a autonomia e a participação social de cada estudante. A aprendizagem acontece ao longo de toda a vida, e cada trajetória tem lugar na escola”, reforça a gerente.
As aulas são presenciais e ocorrem de segunda a quinta-feira. As atividades incluem práticas pedagógicas de Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática, Ciências, História e Geografia. O calendário escolar da EJA ocorre simultaneamente ao do Ensino Fundamental, conforme definição do Município.
Mais informações podem ser obtidas na Gerência de Educação de Jovens e Adultos, do Departamento de Ensino Fundamental, pelos telefones (41) 3350-3076 e 3350-3019. A lista de escolas que oferecem EJA também está disponível para consulta.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



