Cerca de 500 pessoas participam, nesta quarta-feira (20/9) do Mutirão da Cidadania, na Capela Nossa Senhora Aparecida, na CIC. Organizado pela Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado, o evento oferece mais de 20 serviços públicos gratuitos aos moradores da região, formada por mais de 200 mil habitantes.
Durante o evento, o secretário de Estado das Cidades e vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou a união do trabalho entre o Município e o Estado para aproximar os serviços públicos e estreitar a relação com a comunidade. “Aqui no mutirão, as secretarias da Prefeitura (de Curitiba) e as secretarias do Governo do Estado estão unidas para trazer a cidadania e vários serviços públicos, de modo ágil e eficiente, próximos de vocês da região, dentro da comunidade”, disse.
Serviços variados
O atendimento oferecido no Mutirão da Cidadania é diversificado e inclui serviços como emissão do cartão-transporte, confecção de documentos, apoio para conseguir vagas de emprego, orientações de saúde, cuidado com pets, ações esportivas e culturais. Em 2023, os mutirões já ocorreram nas regionais Cajuru, Portão, Tatuquara e Boqueirão. As próximas edições vão acontecer em 10 de outubro e 14 de novembro, ainda sem a definição dos locais.
Participaram do evento nesta manhã, os secretários de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, Mauro Moraes, e da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, o administrador regional da CIC, Raphael Keiji, vereadores, autoridades e lideranças comunitárias.
Vagas escolares
Eduardo Pimentel também destacou o serviço de apoio da Secretaria Municipal da Educação no cadastro para famílias interssadas em vagas em CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil).
O suporte para o cadastro às vagas vai ajudar Maiara da Silva Martins, moradora do conjunto Diadema, na CIC. Ela se dirigiu ao Mutirão da Cidadania para pedir uma vaga de ensino ao filho Kaleu e em busca de assistência da Defensoria Pública, quanto a um pedido de pensão alimentícia. “Esse evento é muito importante porque agiliza e facilita o nosso atendimento aqui na comunidade. Eu tenho certeza que serei atendida aqui”, disse.
Oportunidade
Entre os serviços mais procurados no Mutirão da Cidadania destaca-se ainda a busca por vagas de emprego. Na edição da CIC, foram reservadas 150 vagas somente na região.
Segundo o gerente da Agência do Trabalhador, Rafael Santos, o atendimento e os encaminhamentos são imediatos às empresas locais. Além disso, no sistema integrado do Sine estão disponíveis, em Curitiba e Região Metropolitana, outras 4 mil vagas.
“Os moradores chegam, fazem o cadastro, analisamos o perfil e eles saem daqui com entrevista agendada ainda no mesmo dia”, disse Santos.
O protocolo eficaz do programa no Mutirão da Cidadania aumentou a esperança do soldador Célio Cristiano Pinto, de 48 anos. A procura de emprego formal há cinco anos, ele considera possível encontrar um novo trabalho com a ajuda oferecida no evento. “Será fantástico porque no momento apenas minha mulher recebe pensão do INSS por afastamento e um novo trabalho formal vai trazer muita tranquilidade para nós”, reforçou.
Documentos
Além do apoio às vagas de emprego, foram garantidas 180 fichas para confecção de RG. No Mutirão da Cidadania, os moradores fazem o agendamento para produção do documento e são encaminhados para a Rua da Cidadania do Pinheirinho. Em até 10 dias úteis, os novos registros são entregues aos requerentes.
O Mutirão da Cidadania oferece um menu de serviços com apoio ainda da Fundação de Ação Social (FAS), Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Secretaria Municipal da Saúde. Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e Guarda Municipal.
Programas do Estado
Pelo Governo do Estado, são oferecidos serviços para confecção gratuita de carteira de identidade, emissão de CPF, Carteira de Trabalho Digital, CNH Digital, segunda via de certidões – nascimento, casamento e óbito, entre outras ações. A população de baixa renda também pode se inscrever em programas como o Água Solidária, da Sanepar; o Energia Solidária, da Copel; o Banco de Alimentos, da Ceasa; e o Leite das Crianças, da Secretaria Estadual da Educação (Seed).
Do Governo do Estado, participam da ação Copel, Sanepar, Detran, Celepar, Ceasa, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Penal, além das secretarias estaduais da Educação; do Esporte; do Desenvolvimento Social e Família; e da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa; e a Defensoria Pública (DPE).
Deixe um comentário