Arquivos

Eduardo Pimentel ouve prioridades dos moradores do Pinheirinho e Boqueirão


O programa Fala Curitiba, que faz consulta à população sobre as prioridades de obras e serviços em todas as regiões da cidade, está chegando à fase final. Nesta quinta-feira (3/8), foi a vez dos moradores das regionais Pinheirinho e Boqueirão apontarem por voto suas prioridades para o próximo ano.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel esteve nos dois encontros e comentou a importância do processo de ouvir a população na decisão dos rumos da cidade.

“Eu estou participando de todas as audiências públicas porque nós temos que estar perto das demandas da população. Uma informação importante para vocês: 85% do que tem sido colocado no Fala Curitiba ou está execução ou está em andamento”, citou Eduardo.

Participaram dos encontros 139 pessoas no Pinheirinho e 540 no Boqueirão. Segurança e obras de drenagem lideram as solicitações das comunidades dessas regiões.

Nova praça e ensino integral

No Pinheirinho, o vice-prefeito também falou sobre mais uma benfeitoria que a Prefeitura vai realizar na região: a criação do Parque da África, ao lado da Praça Zumbi dos Palmares. “O Parque da África será mais um espaço de lazer para as famílias”, disse.

Eduardo Pimentel também comentou sobre a implantação do ensino integral nas escolas municipais, prioridade que aparece entre as mais votadas pelos moradores da Regional Pinheirinho.

“Curitiba já tem 82% das escolas com ensino integral e até o ano que vem vamos atingir 100% das escolas”, disse o vice-prefeito.

Esta é a etapa final, com reuniões presenciais onde a população vota nas ações e nos serviços mais pedidos à Prefeitura desde o início da consulta pública, em março.

As dez ações mais votadas em cada uma das dez regionais farão parte da Lei Orçamentária Anual. Por isso, deverão ser executadas pela Prefeitura em 2024.

Participação da comunidade

O empresário Eliseu Prado, 67 anos, morador no Pinheirinho, disse que sempre marca presença nas reuniões.

“Já tivemos muitas reivindicações atendidas pela Prefeitura de asfalto novo nas ruas. Desta vez estamos pleiteando mão única na Rua Emílio Romani, em frente à fábrica Mondelez e um novo acesso para a Linha Verde, já que o trânsito costuma travar”, disse o empresário.

A vice-presidente da Associação dos Moradores do Pinheirinho, Dalvina Deparis, 71 anos, também moradora no Pinheirinho, levou uma reivindicação da comunidade na área de saúde.

“Estamos pedindo a ampliação das instalações da Unidade de Saúde Concórdia e também mais médicos para atendimento da população”, disse Dalvina, que também citou como reivindicação atendida pelo Fala Curitiba a implantação de ensino integral na Escola Municipal Professora Jurandyr Baggio Mockell.

Próximas reuniões

O Fala Curitiba é realizado desde 2017 e, desde então, definiu 403 demandas referentes a 17 políticas públicas para a Prefeitura executar até 2022. Destas, mais de 85% já foram atendidas. O restante está em andamento.

As últimas agendas do programa serão nas regionais Tatuquara e Bairro Novo. Os encontros são realizados nos auditórios das Ruas da Cidadania.

Presenças

Também participaram da reunião na Rua da Cidadania do Pinheirinho, o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske; a secretária municipal da Saúde, Beatriz Batisttella; os vereadores Tico Kuzma, Ezequias Barros e Oscalino do Povo; o administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron, além de líderes comunitários.

Propostas mais votadas – Pinheirinho
– Ampliação de ações de prevenção e promoção em toda as unidades de Saúde, com foco nos cuidados das doenças crônicas;
– Ampliação do número de escolas com turmas integrais, com horário ampliado ou com aulas no contraturno;
– Expansão do atendimento com rondas da Guarda Municipal
– Ações de políticas sobre drogas, com foco na população em situação de rua e nas escolas como prevenção;
– Abertura (projeto) de ruas: Rosa Carvalho Chaves/Linha Verde;
– Instalação de quadra de futebol sintético na quadra de areia ao lado da Rua da Cidadania do Pinheirinho;
– Ampliação das vagas para o Programa Adolescente Aprendiz e Programa Primeiro Emprego;
– Revitalização asfáltica na Rua Santa Maria;
– Projeto para ponte ligando a Rua Dr. Pedro Zavaski (Pinheirinho) à Rua Professor Zacarias Liteka (Sítio Cercado);
– Projeto para ligação da Rua Mário Gomes Cezar com a Linha Verde sentido São Paulo.

Propostas mais votadas – Boqueirão
– Pista de atletismo em saibro no Parque Náutico;
– Drenagem na Rua Waldemar Loureiro de Campos;
– Ampliação de vagas e estímulo ao agendamento pelo aplicativo Saúde Já;
– Mais rondas da Guarda Municipal no entorno dos equipamentos públicos e eixo viário;
– Ciclovia interligando os parques Elias Abraão e Semeador, margeando o Ribeirão dos Padilhas;
– Projeto para melhoria de drenagem no Córrego Alto Boqueirão, na região da Vila Nova, Alto Boqueirão;
– Pavimentação na Rua Izabel Gomes Posselt;
– Pavimentação na Rua Gabriel Corisco Domingues, entre a Rua da Cidadania e Praça Menonitas
 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba