Edição presencial da PARALELA abre inscrições para oficinas

Após duas edições realizadas de forma remota, em 2022 a PARALELA plataforma de arte irá ocorrer presencialmente entre os dias 10 e 15 de outubro em Uberlândia (MG), com atividades espalhadas pela cidade. Além das apresentações artísticas, neste ano o evento contará com duas oficinas de artistas da Bahia e Minas Gerais: “POUSO – partilhas para expandir noções de dança, saúde e coletividade” com Rafael Alves (BA), e “Urbgrafias” com Elaine Nascimento (MG).

As inscrições para as oficinas podem ser realizadas gratuitamente até o dia 26 de setembro por meio dos formulários disponíveis no site www.paralelaplataformadearte.com.br. O resultado da seleção será divulgado nas redes sociais da PARALELA no dia 3 de outubro.

As oficinas para a 8ª edição da PARALELA foram selecionadas por convocatória e curadoria de Alexandre Molina, Marcelo Camargo e Fernanda Bevilaqua. Alexandre Molina, um dos idealizadores da plataforma de arte, destaca que “o retorno ao presencial é um reencontro muito aguardado após dois anos de atividades virtuais, devido à pandemia da Covid-19, e que a resistência na arte e com a arte mostrou-se difícil e muitas vezes sem sucesso, mas que olhar para a história da PARALELA nos impulsiona no movimento de quase uma década de trabalho”.

A oitava edição da PARALELA conta com o incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Uberlândia, e com o apoio do Curso de Dança do Instituto de Artes (IARTE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O encontro é promovido anualmente como forma de reunir artistas em torno de discussões e performances sobre dança, arte e corpo. 
 

Oficina “POUSO – partilhas para expandir noções de dança, saúde e coletividade”, por Rafael Alves (BA) 

SINOPSE: A oficina é destinada a todas as pessoas interessadas em práticas transdisciplinares entre arte, saúde e comunidade. Como as práticas integrativas e procedimentos tradicionais ditos de saúde movem a dança? E como as práticas corporais e procedimentos artísticos de dança movem as práticas integrativas e de saúde? Como as práticas de dança podem ser tecnologias para estabelecer vínculos e formas de participação coletiva? A oficina propõe experiências com aromas, toques e agulhas ativando conexões sensíveis com o chão geográfico e afetivo (objetos e fotografias) que este corpo habita e transita. Nesse sentido, quais tecidos sociais, peles comunitárias, coletivas, do bairro, da sociedade, do espaço do teatro, do galpão, do beco, da praça precisam ser tocadas, varridas, alfinetadas e estimuladas para melhor distribuir sua energia sócio-política-econômica-cultural? Como nos conectamos ao poder do toque coletivo?

A criação desta oficina é desdobramento da pesquisa de Rafael, desenvolvida no contexto do Mestrado Profissional em Dança da Universidade Federal da Bahia (PRODAN – UFBA), orientação de Rita Aquino, co-direção e tutoria artística de Leonardo França e fruto de uma atuação como terapeuta corporal na Clínica Comunitária do Alto da Sereia (BA).

PERFIL DO PÚBLICO: Artistas, estudantes e todas as pessoas interessadas em práticas transdisciplinares entre arte, saúde e comunidade.
DATAS E HORÁRIOS: 13 a 15 de outubro de 2022, das 9h às 12h.
ONDE: Oficina Cultural. Praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro. Uberlândia (MG).
NÚMERO DE VAGAS: 15.
FORMA DE SELEÇÃO: Serão selecionadas pessoas para participarem da oficina a partir das informações fornecidas no formulário de inscrição. Para participação na oficina é necessário ter disponibilidade em todos os dias e horários propostos.
LINK DE INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdK7tN_LjjrOpMAr-XTH6LL6lLbXvru2EX359sgphhFyF7QJw/viewform 
CONHEÇA O ARTISTA: Rafael Alves é filho de Joanita Alves de Assunção e Stênio Cardoso de Oliveira. Artista da dança, terapeuta e mestrando no Programa de Pós Graduação Profissional em Dança da PRODAN/UFBA. Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança UFBA. Licenciado em Dança/IFB. Possui formação no Método Kusum Modak ℠ Terapia Yoga Massagem Ayurvédica ℠ com Prem Shunya, em Thai yoga massagem pelo Spa Raquel Furquim/DF, pré-treinamento em Gyrokinesis® e Gyrotonic® pelo Gyrotonic Sudoeste Brasília e em Pilates pela Personal Pilates/DF e CGPA/SP. A partir de uma compreensão integrativa de corpo realiza atendimentos de massoterapia e terapia auricular na Clínica Comunitária do Alto da Sereia, Salvador/BA.    



Oficina “Urbgrafias”, por Elaine Nascimento (MG)

SINOPSE: A oficina consiste na proposição de três jogos/disparadores que versam sobre assuntos que movimentam o corpo em direção a cidade: Jogo do Caminhar, Jogo do Caber e Jogo do Contar. Caminhar como prática inicial, como primeiro exercício de contato entre corpo e espaço. Caber como forma de fazer existir, entender como esse corpo cria espacialidades através do seu movimento e da sua interação. Contar é sobre falar: que mapas são possíveis de contar a partir das experiências vividas nos jogos anteriores? Com essas proposições pretende-se a investigação sobre as espacialidades gestadas pelo corpo em experiência na cidade, bem como de todas as questões que surgem a partir das proposições.

PERFIL DO PÚBLICO: Artistas e estudantes maiores de 18 anos, sem exigência de formação específica, apenas disponibilidade para exercícios práticos.
DATAS E HORÁRIOS: 10 a 12 de outubro de 2022, das 9h às 12h.
ONDE: Oficina Cultural. Praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro. Uberlândia (MG).
NÚMERO DE VAGAS: 10.
FORMA DE SELEÇÃO: Serão selecionadas pessoas para participarem da oficina a partir das informações fornecidas no formulário de inscrição. Para participação na oficina é necessário ter disponibilidade em todos os dias e horários propostos.
LINK DE INSCRIÇÃO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf4LbY67QYvH7lhB2jX3mMFv4RlphoG-TRAhg_q6uvGtzJDxg/viewform
CONHEÇA A ARTISTA: Elaine Nascimento atua como designer e cenógrafa/expógrafa. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, possui mestrado em Artes Cênicas pelo PPGT UFBA (2014) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo PosArq UFSC (2018). Desenvolve a pesquisa prático/teórica chamada Urbgrafias: cartografias de espacialidades gestadas pelo corpo em experiência na cidade, narrativas visuais que contam sobre o espaço urbano.     

HISTÓRICO

A PARALELA surgiu em 2015, como uma proposta do grupo de pesquisa SPIRAX, coordenado pelo artista e professor Alexandre Molina, para compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular Práticas em Dança II: performances do corpo, do Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

O projeto de extensão cresceu e, hoje, a PARALELA se estabelece como plataforma de intercâmbios em arte, conectando pessoas e lugares através da dança, em diálogo com outros fazeres artísticos. As ações previstas nesta plataforma borram fronteiras entre formação e atuação artística, fortalecendo as relações entre fazer e pensar arte na contemporaneidade de modo integrado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Ventura distribui 2 mil álbuns da Copa do Mundo por meio da promoção Compre e Ganhe

Há pouco menos de dois meses para a realização da Copa do Mundo, muita gente ainda pretende completar o álbum que traz as figurinhas das seleções classificadas para o Mundial de Futebol 2022. Para dar uma mãozinha para quem deseja entrar na brincadeira de colecionar figurinhas nesta Copa, o Ventura Shopping lança nesta semana mais uma edição da campanha ‘Compre e Ganhe’, incentivando desta forma as pessoas a entrarem no clima esportivo.

O Shopping que concentra o primeiro espaço da Panini na Capital a trazer produtos exclusivos da marca e o único que ficará aberto até o final da Copa, em 18 de dezembro, disponibiliza ao público, a partir desta segunda-feira (26), dois mil álbuns de figurinhas.

Para garantir o exemplar é fácil. O cliente deve adquirir qualquer produto em qualquer valor na loja da Panini do Ventura Shopping. A compra vale um de capa simples. Para isso, é basta cadastrar a Nota Fiscal da promoção no Aplicativo Podi e fazer a retirada do álbum no balcão de informações do shopping. A promoção (regras disponíveis no aplicativo Podi) permite 01 álbum por CPF e é exclusiva para a loja da Panini do Ventura. A ação será válida até quando durar o estoque dos álbuns.

Karaokê Ventura

A Panini permanecerá com a Loja do Ventura aberta até o final da Copa do Mundo às vésperas do Natal. Será um dos poucos pontos da cidade que atenderão o público neste período. Para isso, o Ventura Shopping mantém uma extensa programação para realizar interatividade entre os visitantes do empreendimento neste período.

Além da promoção ‘Compre e Ganhe’ desta semana, por exemplo, o Ventura também lança na próxima sexta-feira (30/09) o projeto ‘Karaokê Ventura’. A ideia é incentivar clientes a vivenciar momentos descontraídos com familiares e amigos mostrando seu talento. São mais de 11 mil músicas disponibilizadas. A atividade inicia às 19h na praça de alimentação do Ventura e será gratuita.

Serviço:

Promoção ‘Compre e Ganhe’ Ventura Shopping

Compras realizadas na loja da Panini valem troca por álbum de figurinhas da Copa do Mundo – limitado a 01 por CPF.  

Ação exclusiva para a Loja da Panini do Ventura Shopping e acontece até quando durar o estoque de 2 mil exemplares disponíveis.

O aplicativo está disponível na Apple Store e PlayStore

Acesse: http://onelink.to/vfa7ts

Sucesso de público: espaço pet no Ecoville reabre com evento especial

Uma das iniciativas urbanas mais elogiadas da cidade nos últimos tempos irá reabrir em grande estilo: o Espaço Pet criado pela Favretto Painéis, uma praça de recreação aberta ao público e a animais de estimação localizada na esquina da Rua Paulo Gorski com a Dep. Heitor Alencar Furtado, será reaberta ao público depois de um período de manutenção. A ação acontece neste próximo sábado, dia 24 de setembro, com novos equipamentos para os pets, brindes e uma feira de adoção.

O espaço foi inaugurado no início do mês de julho e em pouco mais de dois meses de funcionamento conquistou a simpatia de moradores e visitantes da região. A iniciativa faz parte de um projeto da Favretto Painéis de revitalização de espaços alugados pela empresa: a partir de um cuidadoso estudo paisagístico próprio, os locais selecionados são transformados em praças recreativas abertas ao público, com temáticas específicas.

Localizado próximo ao Park Shopping Barigui, o Espaço Pet foi a primeira iniciativa da empresa pensada exclusivamente para contemplar animais de estimação e seus donos, uma prática cada vez mais comum em países europeus e que vem se popularizando no Brasil. O número de frequentadores do espaço superou as projeções iniciais da Favretto que, pensando em tornar a praça ainda mais atrativa para os visitantes, decidiu fechar o espaço por duas semanas a fim de ampliar a infraestrutura do local.

De acordo com Enrique Favretto, gerente de marketing da Favretto Painéis, a ideia é tornar o espaço um ponto de encontro conhecido por amantes de pet de toda a cidade: “O sucesso tem sido enorme, nós estamos realmente felizes em como nosso projeto foi abraçado pelo público. Estamos ouvindo os feedbacks de moradores da região e visitantes. Queremos que o Espaço Pet da Favretto Painéis se torne um ponto de encontro de amantes de animais de todos os cantos da cidade”, conta.

Evento de reabertura

O espaço será reaberto ao público neste próximo sábado, dia 24 de setembro, com atrações especiais. Além da manutenção paisagística do local, foram instalados novos equipamentos e espaços de proteção para garantir a segurança dos animais e de seus donos. Haverá também a distribuição de brindes e uma feira de adoção com animais abandonados em parceria com a ONG Curitibana “U.AU!”.

O evento acontece das 10h às 14h, e estará aberto ao público gratuitamente. A entrega de brindes é limitada e estará sujeita à disponibilidade.

Serviço:

Espaço Pet Favretto – Reabertura

Quando: sábado, 24 de setembro, das 10h às 14h

Localização: Rua Paulo Gorski, esquina com a Rua Dep. Heitor Alencar Furtado, nas proximidades do Park Shopping Barigui – Ecoville – Curitiba

Entrada gratuita

Sobre a Favretto Painéis

A Favretto Painéis se confunde com a história da chegada da família Favretto em Curitiba, a partir de 1970. A empresa nasce em 1977 e já no primeiro ano de atuação obtém resultados grandiosos. Em mais de 45 anos no mercado de painéis, a empresa se reformula a cada ano para proporcionar o que há de mais moderno no mercado para seus clientes. Atualmente, com mais de 2 mil pontos de visualizações, a marca é referência no mercado de comunicação visual.