Arquivos

Economia criativa: conheça os rostos por trás de designs da #CuritibaSuaLinda


As lojas #CuritibaSuaLinda celebram cinco anos de criação, com peças criativas que representam o melhor da capital paranaense para os turistas e curitibanos, e muitas novidades, desde uma loja-tubo, a e-commerce.

As peças comercializadas nos 6 pontos das lojas são todas produzidas artesanalmente e localmente e trazem temas que são icônicos para a cidade, desde a Estufa do Jardim Botânico às capivaras e pinhões das calçadas de petit-pavé. 

Bênçãos do Senhor do Bom Frio

A curitibana Larissa Honório Pedrozo Bianco da Luz, 35 anos, designer de produto com especialização em Gestão da Criatividade, é proprietária da Walla Paper e dos direitos autorais de uma das peças mais criativas das #CuritibaSuaLinda, as fitinhas “Lembrança do Senhor do Bom Frio”, uma brincadeira com as famosas fitas do Bonfim, vendidas na Bahia. 

A ideia para o produto surgiu no curso Sou Curitiba Souvenirs, uma iniciativa do Sebrae com parceria da Curitiba Turismo. “O conceito das fitinhas foi construído com uma mentora do curso, e assim como meus outros produtos, foi 1% inspiração e 99% transpiração”, conta.

Larissa abriu sua empresa há dez anos, e desde então também faz a Feirinha do Largo da Ordem nos domingos, além das vendas de produtos personalizados pela Walla. “Ela é um exemplo de empreendedora que vai nos cursos do Liceu, do Sebrae, se empenha, cria, faz colabs, aceita encomendas e está sempre criando e inventando arte”, elogia a curadora das lojas, Tisa Kastrup.

Além das fitinhas, a curitibana produz porta post-its, blocos de notas, kit lápis e pingentes para cadernos, tudo com temática de Curitiba e vendido nas lojas #CuritibaSuaLinda.

“Amo o que eu faço, pesquiso muitas referências na cidade o que é muito legal. Criar emoções nas pessoas me move e ver que o cliente reconhece a cidade na peça é demais”, relata a empreendedora. Você pode encontrar a empresária em @walla.paper, no Instagram.

Refletindo sustentabilidade 

O casal Paulo Souza, 47 anos, e Teresa Romanó, 57, são os responsáveis pelas adoráveis esculturas de capivaras de papel vendidas nas lojas, através de sua empresa Let’s Design. As peças são esculturas tridimensionais feitas com papel e vendidas como um kit para montar. 

Teresa é quem idealiza as peças, graduada em Design de Produto, ela pensa na concepção de cada produto, e Paulo é publicitário e traz as ideias da esposa ao mundo material. “Produzir lembranças que representam a nossa cidade e materializam a viagem é uma satisfação”, comenta Paulo.

Assim como Curitiba, os artesãos também valorizam e a empresa não abre mão da sustentabilidade, tanto que a base dos produtos é papel feito com papelão reciclado.

“Prezamos pela consciência ecológica e estamos sempre tentando melhorar, fazendo peças duráveis, com materiais sustentáveis e embalagens que gerem o mínimo de lixo”.

Além dos kits para montar estátuas, eles vendem porta-copos com ímã, cadernetas, cartões postais, álbuns de fotografias e mais produtos temáticos da capital paranaense. Encontre os artesãos nas redes sociais, em @lets.produtos. Além dos souvenirs, o casal também atua na área de arquitetura de varejo, com a @lets.projetos.

Lojas #CuritibaSuaLinda

Loja Torre Panorâmica das Mercês 
Local: Rua Prof. Lycio Grein Castro Velozzo, 191, Mercês 
Funcionamento: aberta de terça a domingo das 10h às 17h.

Loja Mercado Municipal
Local: Av. Sete de Setembro, 1865, Centro
Funcionamento: aberta de terça a sábado das 9h às 18h. Domingos das 09h às 13h. Não abre às segundas-feiras.

Loja Jardim Botânico
Local: Rua Engº. Ostoja Roguski – Jardim Botânico
Funcionamento: aberta diariamente das 09h às 18h.

Loja Memorial Paranista
Local: Rua Mateus Leme, 4700, São Lourenço (Parque São Lourenço)
Funcionamento: aberta de terça a domingo das 10h às 18h.

Loja Shopping Estação
Local: Av. Sete de Setembro, 2775 – Rebouças
Funcionamento: aberta de terça a sábado das 10h às 18h. Domingo e feriados das 12h às 19h.

Loja Palacete Wolf
Local: Praça Garibaldi, 7, Centro Histórico.
Funcionamento: aberta aos domingos das 09h às 14h.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba