Arquivos

Drinks autorais ganham protagonismo e viram estratégia de diferenciação no setor de bares

A coquetelaria deixou há anos de ser coadjuvante no setor de bares e restaurantes. Hoje, a criação de drinks autorais é também uma estratégia de marca, fidelização e posicionamento de mercado. Cada vez mais, consumidores buscam experiências únicas e, nesse cenário, bebidas exclusivas se tornam parte do storytelling dos estabelecimentos.

De acordo com dados da IPC Maps, o mercado brasileiro de bebidas alcoólicas movimentou R$ 36,3 bilhões em 2024, representando um crescimento de 8,7% em relação ao ano anterior. A busca por drinks autorais cresceu especialmente entre o público jovem-adulto, que valoriza autenticidade e engajamento com a proposta dos locais que frequenta.

Bares temáticos e com identidade bem definida têm investido na criação de cartas próprias, que vão além da execução técnica e exploram narrativas que se conectam com seu público. É o caso do Coxa Sports Bar, localizado em Curitiba (PR), que apostou na coquetelaria para traduzir a cultura do futebol e da torcida.

Criada em parceria com a Amáz Xaropes Artesanais e a Hambre, a carta da casa equilibra perfis de sabor distintos – cítrico, doce e amargo. O destaque é o Coxa Doido, um shot exclusivo que levou exatas 115 tentativas para chegar à versão final, coincidindo com a idade do Coritiba Foot Ball Club na época da inauguração do bar.

“Queríamos criar algo único, que traduzisse o espírito do torcedor. O Coxa Doido combina caramelo, baunilha e limão, finalizado com espuma de gengibre para dar o tom verde e branco, como manda a tradição”, revela Oberdan Batista, diretor da Amáz. Para Victor Wille, sócio proprietário do bar, criar bebidas exclusivas também foi uma forma de aprofundar a conexão com os clientes. “O futebol é feito de rituais, e o bar é parte disso. Nossa carta não é só sobre sabor, mas sobre representar o que é ser torcedor”, diz.