O Ministério das Comunicações anunciou a concessão de um empréstimo de R$ 12 bilhões para os Correios, publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no último sábado (27). A aprovação deste valor pelo Tesouro Nacional ocorreu no dia 18 e visa a reestruturação econômico-financeira da estatal.
Empréstimo Aprovado
Esse montante representa um valor menor do que os R$ 20 bilhões que foram inicialmente solicitados e negados pelo Tesouro no início do mês. Os principais credores desta operação são instituições financeiras como Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Condições do Empréstimo
O empréstimo contará com um prazo de pagamento de 15 anos, incluindo três anos de carência e juros fixados em 115% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Esta taxa está em linha com a Selic, a taxa básica de juros. Vale ressaltar que o percentual é inferior ao limite habitual de 120% do CDI, que é adotado pelo Tesouro para operações garantidas pela União.
Utilização dos Recursos
Os recursos serão direcionados ao financiamento de capital de giro e investimentos estratégicos da estatal. Além disso, podem ser utilizados para cobrir a comissão de estruturação do crédito e outras despesas relacionadas ao plano de reestruturação.
Aprovação e Critérios
De acordo com o Tesouro, a proposta aprovada respeita os critérios de capacidade de pagamento exigidos para empresas estatais que possuem um plano de reequilíbrio financeiro validado pelas instâncias competentes.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



