Arquivos

Deputado Douglas Fabrício (CDN) irá homenagear o ex-prefeito de Campo Mourão e ministro Milton Luiz Pereira (in memoriam) – De olho nos deputados


Por proposição do deputado estadual Douglas Fabrício (CDN) será entregue, em memória, o título de Cidadão Honorário do Paraná ao ex-prefeito de Campo Mourão e ex-juiz federal, Milton Luiz Pereira, falecido em 2012. A homenagem póstuma vai acontecer no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, no dia 2 de julho, às 18h.

Por quase quatro décadas Doutor Milton exerceu a magistratura de forma exemplar, chagando ao cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na política, foi responsável por grandes inovações em Campo Mourão, como a criação do Conselho Comunitário, onde cada bairro de era representado por um cidadão.

“O Dr. Milton Pereira deixou seu legado em nossa história. Este título em memória é um reconhecimento justo e merecido a uma pessoa íntegra e que tanto ajudou a nossa população, seja na área política como na magistratura”, disse Douglas.

Biografia

Milton Luiz Pereira nasceu em 1932, em Itatinga, interior de São Paulo. Após se formar em Direito pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, iniciou sua carreira em 1959, como Procurador Judicial Municipal e depois advogado credenciado pela Caixa Econômica Federal da então comarca de Campo Mourão.

Reconhecido por seu trabalho foi convidado pelo ex-governador Ney Braga a disputar a eleição para a prefeitura de Campo Mourão. Governou a cidade entre 1964 e 1967, e durante sua gestão, o município recebeu o título de “Município Modelo do Paraná”.

Em 1967, deixou o cargo de prefeito para ser nomeado juiz federal. Exerceu diversos cargos na esfera jurídica até a sua aposentadoria: Juiz Federal Substituto, da 2a Vara da Seção Judiciária do Paraná; Juiz Federal, da 5a Vara da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul; Juiz Substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em vários biênios; Ministro do Tribunal Federal de Recursos; Juiz Presidente do Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal; Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decreto de 1992.

Em 2014, foi fundado o Instituto Milton Luiz Pereira, com a intenção de promover ações e assistência sociais, bem como estudos e iniciativas para o exercício das virtudes e ideais daquele que lhe deu o nome.



Leia mais informações no site da Alep