A deputada estadual Secretária Márcia Huçulak (PSD) participou nesta terça-feira (26/08) de uma reunião técnica no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington (EUA).
Créditos: Divulgação/Assessoria Parlamentar
A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) esteve em Washington, nos Estados Unidos, onde participou de uma reunião técnica no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) nesta terça-feira (26/08). O foco do encontro foi discutir apoio técnico e financeiro para ações voltadas a pessoas idosas no Paraná.
A reunião encerrou a agenda oficial da deputada na capital americana. Márcia representou a Assembleia Legislativa na comitiva do governador Ratinho Jr., que recebeu a certificação do Paraná como Estado Amigo da Pessoa Idosa, concedido pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS).
O grupo também incluiu Leandre Dal Ponte, secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, e Beto Preto, secretário de Saúde.
O certificado recebido pelo governador na segunda-feira (24/08) coloca o Paraná na Rede Global de Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, tornando-o o primeiro Estado da América do Sul a integrar o grupo, que conta com mais de 1.700 participantes, incluindo 51 cidades brasileiras, sendo 38 somente no Paraná.
A Opas reconheceu o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa como uma referência e “um exemplo notável” para o Brasil.
“Completamos nossa missão”, afirmou Márcia. “Uma agenda completa, com o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde, e a certeza de que o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa será ampliado, beneficiando ainda mais a população.”
Apoio do BID
Durante a reunião, foram alinhados apoios financeiros do BID para o Estado, com um total já encaminhado de R$ 150 milhões desde 2019 para investimentos em políticas voltadas à população idosa.
O BID, principal instituição financeira multilateral da América Latina, lançou este ano o programa BID Cuida, destinado a expandir serviços e cuidados para idosos, crianças e pessoas com deficiência.
“O BID é um grande parceiro do Paraná”, destacou Leandre. “Estamos construindo o programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, que visa garantir que o envelhecimento no Paraná represente respeito, dignidade e qualidade de vida.”
A Organização das Nações Unidas (ONU), da qual a OMS faz parte, declarou o período de 2021-2030 como a Década do Envelhecimento Saudável, com o intuito de promover sociedades mais inclusivas para pessoas idosas.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



