CWB Fashion Day: marcas do Bom Retiro paulista trazem novidades para Curitiba em evento inédito

Um dos maiores polos da indústria têxtil do Brasil vai desembarcar em Curitiba com as principais novidades das próximas estações. O CWB Fashion Day trará importantes marcas do bairro Bom Retiro, principal reduto da indústria da moda na cidade de São Paulo (SP), para a capital paranaense. O evento, destinado a lojistas, será realizado no dia 20 de setembro, no Espaço Dante Millarch (R. Euclides da Cunha, 1617 – Bigorrilho).

Trazendo os nomes mais relevantes do polo varejista, o CWB Fashion Day terá como grande destaque as coleções Primavera/Verão 2023. Essa é a primeira vez que a feira itinerante do Bom Retiro será realizada na capital paranaense. Durante o evento, os lojistas poderão acompanhar as principais tendências da próxima temporada e encomendar diretamente com as marcas o recebimento de peças. Pedidos feitos no dia ganham frete grátis da Lugah, empresa focada em soluções em transporte e turismo que promove, ao lado da Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (ABIV), o CWB Fashion Day.

“A ideia do evento itinerante ganhou força a partir da pandemia, que diminuiu consideravelmente o número de lojistas que se deslocam até a capital paulista para abastecer suas lojas. Entendendo essa dificuldade, resolvemos levas as principais marcas do Bom Retiro para algumas das maiores e mais importantes cidades do Brasil”, destaca Newton Hwang, Diretor Executivo da Associação Brasileira da Indústria do Vestuário (ABIV).

O evento, que teve início em Campinas e tem sua segunda parada em Curitiba, apresenta um novo formato econômico no mundo da moda. A Lugah, que ficou reconhecida por fazer turismo de compras no setor têxtil, e a ABIV apresentam essa alternativa à viagem até São Paulo para compras no atacado, aliando o showroom ao comércio fashion de forma prática. Ao trazer as marcas do Bom Retiro para Curitiba, aproxima lojistas e mantém o mercado aquecido.

Hoje, o bairro paulistano agrega mais de mil marcas que vendem para o mercado nacional e internacional, e a realização do CWB Fashion Day como um dos primeiros pontos de parada da feira demonstra a relevância da capital paranaense para o setor. “O Bom Retiro atinge muito esse perfil curitibano, que passa pelo clássico e casual”, completa Fabiano Woiciechovski, diretor da Lugah.

O CWB Fashion Day acontecerá no dia 20 de setembro, das 15h às 21h, no Espaço Danta Millarch (R. Euclides da Cunha, 1617 – Bigorrilho). Mais informações pelo WhatsApp (41) 99104-3284.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revolucione a organização da sua casa

Você chega do trabalho cansado(a), não consegue descansar na sala porque está tudo uma bagunça. Resolve cozinhar, mas tudo está fora do lugar, além da louça que você nem sabe como usou tudo aquilo. Resolve dormir, mas lembra de arrumar as crianças antes, e os brinquedos espalhados já te dão dor de cabeça. Quando enfim consegue ir para o quarto, uma pilha de roupas está em cima da cama porque não há espaço para elas no guarda-roupa. Que desespero! Mas calma, existe solução e ela é mais fácil do que você imagina.

Elainy Laurentino é personal organizer, ou seja, sua especialidade é organizar o espaço pessoal das famílias para que atendam às suas necessidades. “Não é sobre quantas coisas você tem, e sim sobre como elas estão servindo a você. Para quê ter os pratos na prateleira mais alta se você usa toda hora? E por que as camisas ficam dobradas na parte de baixo do guarda-roupa sendo que você sempre precisa abrir para escolher?”, provoca a profissional.

Pensar em como é a rotina e as necessidades daquele grupo é o primeiro passo da consultoria, que começa com uma visita técnica. Depois de entender de que forma você se expressa e como sua casa pode representar isso, Elainy monta um planejamento e marca uma data para sua execução: o dia da revolução na sua vida! Aos poucos, ela coordena tudo o que pode ser melhorado e até ajuda a identificar o que você não está precisando. Para as crianças, ela compõe uma metodologia especial que facilita o entendimento delas, com cores, figuras e outras didáticas. Isso ajuda a estimular a organização nelas e promover hábitos saudáveis.

O resultado é uma casa limpa, arrumada, funcional e mais feliz, pois representa o seu modo de vida ideal. Com isso, o dia a dia fica mais ágil, sobra mais tempo para fazer aquilo que gosta e a família toda pode sentir os benefícios de ter um ambiente mais neutro e tranquilo. Elainy finaliza: “eu estou aqui para ajudar, meu convite é para que você conheça como sua rotina pode ser um espelho de boas coisas para o seu dia!”.

Serviço: Elainy Laurentino

Personal organizer

(41) 99789-4965

@elainy.oficial

elainylaurentino394@gmail.com

A nova moda é sustentável: já imaginou vestir celulose?

Em 2021, entrou em operação na América do Sul a primeira linha de fabricação de celulose de mercado sem utilização de combustíveis fósseis. Essa fábrica foi desenhada no conceito fóssil fuel free, e é uma das maiores plantas do mundo não necessitando de nenhum outro combustível que não biomassa proveniente de florestas certificadas.

O feito é um marco histórico, e ouso afirmar que é uma questão de tempo até que outras empresas introduzam tecnologias similares em suas unidades industriais já em operação, visando não só eliminar o expressivo impacto ambiental proveniente da emissão de carbono em suas operações, mas também a dependência e incertezas relacionadas às oscilações de preços de mercado de óleo combustível e derivados.  

O setor de celulose e papel acompanha o movimento com relevantes conquistas históricas como, por exemplo: processos de cozimentos de alto rendimento, fechamento do circuito de efluentes hídricos, eliminação do cloro elementar no branqueamento, sistemas de tratamento de gases odoríferos, dentre outros. Todos esses feitos de aplicação de novas tecnologias ocorreram nas últimas três décadas e posicionaram a indústria brasileira em um status privilegiado de competitividade não apenas com custos, mas em uma posição de vanguarda no quesito sustentabilidade.

O processo de fabricação de celulose no Brasil é reconhecido pelas melhores práticas de manejo florestal do mundo. Produzimos 100% de nossa celulose por meio de florestas sustentáveis e certificadas. Dados recentes da Embrapa apontam que apenas 1,2% da área disponível no país é utilizada para florestas plantadas. 

Em termos de processos industriais, dispomos de circuitos bem fechados, com aproveitamento dos principais fluxos internos de processo. O consumo de água para fabricação de celulose, assim como a geração de efluentes, tem diminuído significativamente ao longo dos últimos anos, com o desenvolvimento de equipamentos e processos mais eficientes em termos ambientais.

O impacto das emissões gasosas também tem sido reduzido, por meio dos sistemas de abatimento de alta eficiência e aproveitamento desses fluxos para fabricação de outros subprodutos, tais como metanol e ácido sulfúrico.

Hoje, podemos dizer que a fabricação de fibras celulósicas produzidas no Brasil é o “estado da arte” em termos de qualidade, custo competitivo e práticas sustentáveis.

Em um mundo hiperconectado, consciente e com consumidores cada vez mais influentes nos rumos das economias e empresas, não é difícil prever que as fibras celulósicas irão expandir suas aplicações de uma maneira e velocidade que nunca vimos antes.

Em conjunto com a substituição do plástico, um dos grandes potenciais para crescimento da indústria de papel e celulose está relacionado com a substituição de fibras para fabricação de tecidos, que hoje tem produção mundial estimada em cerca de 300 milhões de toneladas.

No passado, as fibras mais utilizadas pela indústria têxtil eram de origem vegetal ou animal. Com o aumento da demanda global, mas com as limitações de capacidade produtiva desses materiais e seus altos custos de obtenção, o mercado buscou alternativas e as fibras sintéticas, provenientes da indústria petrolífera, tais como acrílico, poliamida, poliéster, polipropileno, aramida e elastano, são responsáveis por cerca de 70% do consumo industrial mundial.

Em 2017, um relatório da Fundação Ellen MacArthur intitulado “A new textiles economy: Redesigning fashion’s future” (“Uma nova economia têxtil: Redesenhando o futuro da moda”) apontou que essa indústria pode ser considerada a segunda mais poluente do planeta, não só pelos atuais meios de obtenção de matéria-prima, processos de fabricação, mas também devido ao desperdício, ao baixo índice de reciclagem e à falta de alternativas de disposição final do lixo têxtil. Por exemplo, é mencionado no estudo que a cada segundo uma quantidade equivalente a um caminhão de lixo têxtil é incinerada ou descartada em aterros.

Neste contexto extremamente complexo e urgente de soluções sustentáveis, a fibra proveniente de celulose está se tornando um elemento importante da produção têxtil em todo o mundo. 

A tecnologia de fabricação de tecidos a partir de fibra celulósica não é nova, mas os recentes desenvolvimentos resultaram em uma espécie de ressurgimento. Assim como no caso do plástico, a indústria têxtil já apresenta alternativas viáveis para substituição da matéria-prima atualmente utilizada por fontes renováveis celulósicas.

Em 2022, a LD Celulose iniciou as operações no Brasil da primeira unidade de fabricação de fibras celulósicas com o propósito único de fornecer matéria-prima para a indústria têxtil. Reforço: não é pouco!

Considerando nossa história e conquistas, a demanda prevista para o consumo de fibras, atual maturidade das tecnologias disponíveis, apelo ambiental e potencial de crescimento competitivo do setor de papel e celulose no país, não há como não ser otimista com um futuro promissor, limpo e sustentável para todos. 

E não se surpreenda se na etiqueta da próxima roupa importada que comprar estiver escrito “100% natural cellulose fibers made in Brazil from certified forests and sustainable processes”.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com