Arquivos

Cursos gratuitos são oportunidade para aprender novas habilidades no artesanato


Se você é um artesão em busca de aprimorar técnicas, explorar novas possibilidades, dar asas à criatividade e embarcar em uma jornada de aprendizado transformadora e ainda conectar-se com uma comunidade vibrante de criativos confira a agenda de cursos do Liceu de Ofícios Criativos.

Os cursos são gratuitos e destinados ao setor criativo. Para participar das oficinas presenciais é necessário fazer a inscrição com antecedência. CLIQUE AQUI para se inscrever. 

 

Como profissionalizar o artesanato

Na segunda-feira (24/7), a mentora de artesãos e palestrante para negócios criativos, com especialização em design de produtos, marketing para artesanato e empreendedorismo e Inovação, Lu Jaber (@lujaber), faz uma live com o tema – Como Profissionalizar o Artesanato.

A live acontece as 15h, no canal do Liceu de Ofícios Criativos no Youtube

“Assim como em qualquer profissão, é preciso investir em estudo, estabelecer uma rotina de trabalho, se organizar e traçar metas ambiciosas para alcançar o topo e nesse encontro on-line vou abordar vários passos nessa conquista”, destaca Lu Jaber.

A mentora explica que o primeiro passo é definir o nicho e público-alvo, essa é a chave para dar o pontapé inicial na profissionalização. Quando se sabe exatamente quem são os clientes e o que eles desejam, fica mais fácil acertar na hora de definir preços e planejar as peças.

Confira algumas dicas e assuntos que serão abordados durante o encontro.

  • As redes sociais também são aliadas nessa jornada. Amplie a cartela de clientes por meio das mídias digitais, o alcance pode ser muito maior do que se imagina.
  • Não espere somente por encomendas, crie uma linha de pronta entrega. Isso não só aumenta as chances de venda, como também permite programar ações estratégicas para impulsionar a renda do ateliê.
  • Estabelecer metas de faturamento e ações de venda fazem parte de um planejamento financeiro bem estruturado. Com dedicação e criatividade, é possível alcançar um novo patamar na carreira artesanal.

 

Workshop Trilha do Artesão + Criativo e Conectado apresenta o storytelling

Na terça-feira (25/7), a consultora do Sebrae Patricia Favorito Dorfman (@pattydorfman) apresenta a técnica que vai te ajudar a contar histórias do seu negócio, posicionar a sua marca e construir um novo relacionamento com o cliente.

Patricia é jornalista e como consultora e facilitadora nas áreas de marketing e comunicação, atua para que empreendedores e empresários compreendam a importância da comunicação e da construção do relacionamento. Ela acredita que o sucesso está baseado nas pessoas. 

A oficina é presencial e acontece na sede do Liceu de Ofícios Criativos às 14h.

Linogravura: Carimbo esculpido à mão

Na quarta-feira (26/7), a artista, artesã e designer visual, Açucena Kuzma (@suci_arts) ensinará como fazer um carimbo esculpido à mão, para criação de gravuras, trazendo personalidade, exclusividade e um toque pessoal para o produto.

“Esta oficina busca trazer um pouco da ideia do processo da linogravura, técnica de impressão de gravuras utilizada nos famosos cordéis. Você aprenderá a criar seus próprios carimbos, que pode utilizar para enfeitar seus cartões, embalagens ou produtos criativos”, declara Açucena. 

A oficina é presencial e acontece na sede do Liceu de Ofícios Criativos às 14h.

Materiais necessários:1 lápis 2B ou superior; 2 borrachas branca tamanho grande (medida aproximada 6x4x2cm); 1 almofada de carimbo cor preto; goiva conjunto 3 peças (formatos sugeridos: V grande, V pequeno, corte chanfrado).

Estoque Ideal para Artistas Criativos

Na quinta-feira (27/7), a consultora em gestão financeira, Karoline Almeida (@almeida.consultoria) vai ensinar a calcular o estoque ideal, uma parte importante para o sucesso do negócio.

O workshop acontece na sede do Liceu de Ofícios Criativos, a partir das 14h.  

Artesanato Sustentável: Modelagem em argila e uso de vidros

Fechando a agenda de cursos de julho, na segunda-feira (31/7), a designer, ceramista e artesã do ateliê (@seramear.crafd), Cris Felix, vai ensinar como modelar flores em cerâmica e reciclar potes de vidro, estimulando na arteterapia a criatividade para elaborar peças únicas e autorais.

“A união da modelagem de cerâmica com a reciclagem de vidros pode resultar em criações artísticas únicas e sustentáveis. Vamos conhecer e aplicar um pouco do feng shui que busca harmonizar a energia dos ambientes, promovendo equilíbrio e bem-estar”, antecipa Cris.

A artesã ainda explica que embora o feng shui seja amplamente aplicado na arquitetura e decoração de interiores, é uma ciência metafísica que permite avaliar o potencial e o desenvolvimento de uma pessoa que habite um imóvel. A técnica também pode ser aplicada no artesanato, trazendo benefícios energéticos para o ambiente de trabalho e a pessoa que nele habita para a criação de peças feito à mão, mantendo sua energia ativa e criativa nesses ambientes e na produção.

O workshop acontece na sede do Liceu de Ofícios Criativos, a partir das 14h.  

O que precisa levar para esta oficina:
Para modelagem: 3 kg de argila escolar (fácil de encontrar em papelaria, lojas de artesanato, armarinhos e Casa China); toalha pequena para limpeza das mãos; esponja usada; folha em EVA (o que tiver em casa).

Para impermeabilização das peças: verniz incolor a base de água ou cola branca.

Para a montagem das peças: 3 potes de vidro (conserva, café solúvel, geleia, hidratante etc.) de tamanhos diferentes, pequeno, médio e grande para formar um trio harmônico.

Para decoração dos vidros: colares em metal prateado, dourado ou chumbo, de preferência já usados e que seriam descartados. Opcional: vela, pedras de aquário, seixos, cristais, qualquer objeto pequeno na cor azul, conchas do mar, rolhas, sementes e flores secas, no tom bege e folhas secas em tons terrosos, especiarias descartadas de uso e gravetos descartados pela natureza.

Serviço: Liceu de Ofícios Criativos

Endereço: Rua Mateus Leme, 22 – São Francisco
Estacionamento: convênio com Estacionamento da Ordem: Rua Treze de Maio, 635 – valor pelo período de 4 horas é de R$ 10.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba