Arquivos

Curitibinhas se inspiram nas jogadoras da Seleção Brasileira para praticar futebol e futsal


A Copa do Mundo Feminina de Futebol, que começa nesta quinta-feira (20/7) na Austrália e na Nova Zelândia, está inspirando meninas de Curitiba a praticar o esporte. A Seleção Brasileira, com Marta e demais atletas, busca o primeiro título mundial e desperta o interesse pelo futebol e pelo futsal nas curitibinhas.  

Laura Eduarda Neves, de 11 anos, começou a praticar o esporte ainda em 2022 no programa Maestro da Bola, parceria da Prefeitura de Curitiba com o ex-jogador Ricardinho, pentacampeão pela Seleção Brasileira. A menina gosta é de marcar gols e acha que a seleção vai chegar longe com a ajuda da sua jogadora preferida: Marta.

“Não sei se vamos ganhar, mas com a Marta no time a chance é bem maior. Eu quero ser igual a ela, então vou treinar muito para conseguir chegar à seleção também”, disse Laura.

Lara Correia, de 13 anos, joga no Tatuquara e acredita que o Brasil, desta vez, pode chegar lá. Ela começou jogando futebol com os meninos e quando fez um gol no melhor goleiro da turma decidiu começar a treinar.

“Quando disse para minha mãe que queria entrar na escolinha ela me deu o maior apoio e agora também quero ser uma jogadora profissional. Eu acredito no Brasil, nós temos a Marta, a melhor de todas. Sei que é difícil, mas as nossas jogadoras são muito boas e podemos ganhar”, afirmou Lara.

Maestro da Bola

A parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e o Programa Maestro da Bola, comandado pelo pentacampeão do mundo Ricardinho, já atende mais de 1.300 meninos e meninas em escolinhas espalhadas pelos 16 núcleos de atendimento da cidade: Fazendinha, Uberaba, Caximba, Tatuquara, Boa Vista, Campo de Santana, Santa Felicidade, Sítio Cercado, Vila Torres, Bairro Novo, UTFPR, Paraná Esporte, Noely, Vila Oficinas e Tarumã. 

O Maestro da Bola também faz parte do Programa Escola + Esporte = 10, que tem como objetivo incentivar as práticas esportivas e o lazer e atividades físicas nas comunidades e incentivar a continuidade das atividades no contraturno escolar.

Já são cerca de 100 meninas de 7 a 14 anos praticando futsal e futebol de campo com a chancela do programa e o objetivo é que este número cresça ainda mais com a Copa do Mundo Feminina.

“As meninas estão cada vez mais se interessando pelo futebol e a secretaria está ampliando o número de vagas para elas, para que Curitiba se torne um celeiro de grandes promessas neste esporte”, afirmou Carlos Pijak Junior, secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

O professor e coordenador da equipe de competição feminina do programa Maestro da Bola, Luiz Felipe Cornehl, disse que a Copa do Mundo de futebol feminino vai aumentar ainda mais o interesse das meninas pelo esporte mais popular do país.

“O futebol não trabalha apenas a parte física, ele trabalha também a questão cognitiva e o desenvolvimento como pessoa. Conhecer novas realidades, novas amigas e os sentimentos de vitória ou derrota é muito importante para o desenvolvimento social das meninas”, disse Luiz Felipe.

O projeto também já está dando o segundo passo com as meninas das escolinhas. As atletas que mais se destacam se reúnem para participar de torneios metropolitanos e o objetivo é disputar competições estaduais já em 2024.

“Nós fizemos uma seleção com as meninas que estão se destacando nos mais diversos núcleos da Smelj e vamos começar a competir. Esse é mais um incentivo para todas as meninas que queiram chegar mais longe no futebol e no futsal”, concluiu o professor.

As inscrições gratuitas para a prática de futebol e futsal feminino podem ser feitas pelo Portal Curitiba em Movimento.

Seleção Brasileira

De 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e na Nova Zelândia, 32 seleções entram em campo sonhando com o título mais importante do futebol feminino. O Brasil está no Grupo F, que também conta com França, Jamaica e Panamá.

A estreia brasileira está marcada para a próxima segunda-feira (24/7), às 8h, contra as panamenhas.  

As atividades esportivas, físicas e de lazer da Prefeitura fazem parte da política pública Curitiba Viva Bem, uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba