Arquivos

Curitibano recebe prêmio no BRICS 2024 por Inovação Tecnológica

Redes Sociais de João Pedro Novochadlo

O curitibano João Pedro Novochadlo, cofundador do Veever—startup de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual e auditiva—foi agraciado com duas premiações durante o BRICS Business Fórum, principal evento de negócios do bloco, realizado no dia 18 no World Trade Center Moscou, na Rússia. Ele recebeu os prêmios BRICS Solution Awards e BRICS Future Makers.

Novochadlo conquistou o BRICS Solution Awards, que reconhece iniciativas tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento social, econômico e cultural dos países membros. Aos 25 anos, ele criou, juntamente com dois amigos, um aplicativo voltado para pessoas com deficiência visual. “Quando se trata de acessibilidade para pessoas com deficiência, infelizmente nosso mundo não provê a infraestrutura necessária para atender às expectativas de qualidade de vida dessas pessoas. Fui agraciado na categoria de plataformas e soluções digitais para o cidadão”, explica.

Chamado Veever, o aplicativo é gratuito e utiliza tecnologia de microlocalização para facilitar a interação e locomoção de pessoas com deficiência visual e auditiva em ambientes urbanos, tanto internos quanto externos. Para seu funcionamento, são necessários quatro elementos tecnológicos: smartphones, beacons (dispositivos que emitem sinais de rádio via Bluetooth), computação em nuvem e inteligência artificial. A implementação mais recente da solução ocorreu este ano no Rock in Rio, mapeando pontos de interesse da Cidade do Rock.

Além disso, Novochadlo recebeu a premiação individual BRICS Future Makers, que reconhece inovadores, empreendedores e criativos dos 15 países do bloco que estão contribuindo para o desenvolvimento futuro de maneira geral. Além dos reconhecimentos, João foi convidado a participar como painelista no BRICS Innovation Summit 2025, na África do Sul, recebeu um incentivo financeiro da União Chinesa de Empreendedorismo e uma bolsa de pós-graduação em uma das maiores plataformas educacionais do Oriente Médio e Norte da África.

“Foram cerca de 1.300 inscritos e fui o único brasileiro finalista. Além do evento, visitamos o Skolkovo Innovation Center, maior campus tecnológico da Europa, e hubs de inovação e empreendedorismo da Iniciativa Nacional de Tecnologia da Rússia, onde participamos de atividades como criar propostas e iniciativas tecnológicas para o bloco, discutir soluções e plataformas que foram apresentadas como sugestões para a cúpula”, ressalta.

O evento contou com a presença do presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, além de representantes governamentais e da comunidade empresarial dos países do BRICS. O objetivo foi discutir as próximas iniciativas e atividades para o próximo ano dos países membros.

Sobre João Pedro Novochadlo — Mestre em Empreendedorismo Social pela Universidade do Sul da Califórnia, Novochadlo foi Head de Marketing da Socios.com e Diretor de Inovação, Marketing e Comunicação no Club Athletico Paranaense. O curitibano esteve à frente da DescentraEduca—uma iniciativa voltada à educação sobre tecnologias descentralizadas—e é fundador da Veever, startup de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência. Atualmente, também atua como consultor de tecnologia para a Ag.cwb—Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.