Curitiba vai ganhar ambulância para atendimento animal

Em uma postagem no dia 14 de maio, o Prefeito Rafael Greca afirmou que está em andamento uma licitação para contratar serviços de apoio veterinário, que inclui um veículo de resgate e atendimento de emergências e encaminhamento aos hospitais veterinários das universidades. Confira a postagem:

#ProteçãoAnimal #PromessaCumprida Nossa Rede de Defesa e Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba está realizando, com responsabilidade e consistência, o maior programa de manejo populacional de animais domésticos da história da cidade. De 2017 até agora já foram mais de 26.000 cães e gatos castrados, nos dois castramóveis e clínicas veterinárias credenciadas. Em 2018 também demos início às atividades de avaliação clínica e vacinação de cães e gatos, com a implantação do consultório móvel, em parceria com a UFPR, que percorre os bairros da cidade disponibilizando exames clínicos básicos, vacinação, administração de vermífugos, antipulgas, sarnicidas e atendimento de patologias de baixa complexidade, além de inscrição para castração. Esse serviço já possibilitou o atendimento de mais de 5.500 animais de comunidades em vulnerabilidade social e também os resgatados por protetores.
Em 2017 foi estruturado o CRAR- Centro de Atendimento de Animais em Situação de Risco, que passou a funcionar como um centro permanente de adoção responsável. Agora estamos com licitação em andamento para contratar serviços de apoio veterinário e suporte às atividades do CRAR, que incluirá veículo de resgate e atendimento de emergências e o encaminhamento aos hospitais veterinários das Universidades para as situações mais graves. A expectativa de prazo para que mais esse serviço entre em operaçao é para os próximos 3 meses. #BomDiaDoPrefeitoGreca

Foto: Luiz Costa

Uma ótima notícia para a causa da Defesa Animal. Mais informações você pode encontrar nesta matéria do Paraná Portal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Três lugares em Curitiba que talvez você não conheça

Parque Lago Azul

O Parque Lago Azul é uma antiga propriedade da família Segalla, foi utilizada nas décadas de 1960 e 1970 como parque particular. Atualmente, o local possui um mirante no ponto mais alto do parque que proporciona uma vista geral do lago. Para chegar até o mirante é necessário caminhar por uma trilha dentro do bosque. A antiga casa de madeira construída no local foi modernizada e transformada em um bistrô. Já o antigo moinho também foi recuperado e hoje é uma das atrações do parque. Os visitantes do Parque Lago Azul podem aproveitar as churrasqueiras disponíveis no local, além das lanchonetes, estacionamento e parque de troncos para crianças. O local funciona diariamente das 7h às 19h, na rua Colomba Merlin, 831, no Umbará.

Memorial Inglês

O Memorial Inglês fica no Parque Gomm, foi construído em homenagem aos imigrantes e a cultura do Reino Unido. No local há um mural de tijolos que lembra as construções inglesas, com informações sobre as famílias imigrantes e de grandes nomes da cultura do país, como a banda de rock britânica The Beatles e o poeta e dramaturgo William Shakespeare. Além disso, disponibiliza bancos, boa iluminação e pista para circular dentro do parque. O destaque do parque é uma réplica do telefone clássico do país homenageado. O memorial fica localizado na rua Bruno Filgueira, no Batel.

Foto: Divulgação

Bosque Reinhard Maack

O bosque foi inaugurado em 1989 em homenagem ao geólogo e geógrafo alemão Reinhard Maack, radicado no Paraná. O local possui uma área de mata de araucária, uma trilha de aventura com brinquedos educativos e ecológicos para crianças e equipamentos para recreação. O bosque fica na R. Waldemar Kost, s/n – Hauer, Curitiba – PR, 81610-100. Funcionamento nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

Foto: Divulgação

Outubro Rosa: Mamografia pode ser agendada pela Central de Teleatendimento da Saúde

As orientações e monitoramento da pandemia continuarão sendo feitos normalmente mesmo com a chegada do novo serviço

A Central de Teleatendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, instalada em março para orientações sobre o novo coronavírus, oferecerá um novo serviço. A partir desta segunda-feira (26/10) exames de mamografia para mulheres residentes em Curitiba poderão ser agendados diretamente pelo telefone pelo 3350-9000.

As orientações e monitoramento da pandemia continuarão sendo feitos normalmente mesmo com a chegada do novo serviço. A Central de Teleatendimento funciona todos os dias, das 8h às 20h.

O agendamento do exame de mamografia por telefone estará disponível para mulheres cadastradas em alguma Unidade de Saúde de Curitiba, com 50 anos ou mais. O novo serviço não exclui a opção para quem preferir marcar o exame diretamente na Unidade de Saúde de sua referência.

A mamografia é um exame de rotina e de prevenção ao câncer de mama que por orientação do Ministério da Saúde deve ser feito por mulheres acima de 50 anos a cada dois anos.

Em Curitiba são oferecidos em média cinco mil exames de mamografia por mês, mais de 60 mil exames por ano.

Pela Central de Teleatendimento também poderá ser feito o pré-cadastro de mulheres residentes em Curitiba que ainda não têm vínculo com a Rede Municipal de Saúde. Neste caso, não haverá agendamento do exame até o cadastro ser efetivado. As orientações serão fornecidas pela Central durante a ligação.

Busca ativa

Em outra frente de combate ao câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde fará também a busca ativa de pacientes da rede municipal que estão com os exames atrasados. A busca ativa será por meio de ligações com base no cadastro das unidades de saúde.

Em Curitiba, o acompanhamento da saúde da mulher é um serviço oferecido em todas as unidades básicas de saúde, durante o ano todo.

Mesmo as mulheres que não fazem parte do grupo de rastreamento (com 50 anos ou mais), quando necessário, são encaminhadas para o exame de mamografia em um dos prestadores de serviço da rede, após avaliação.

Informações Banda B.