Curitiba terá o primeiro Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva do país

O Parque Olímpico do Cajuru está prestes a receber novas instalações e oferecer uma nova modalidade esportiva para as crianças e jovens de Curitiba. Um termo de cooperação assinado em julho entre a Prefeitura e a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) vai garantir a construção do primeiro Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva do país.

Duas novas paredes de escalada, nas modalidades olímpicas Boulder e Velocidade, serão construídas no lado externo do ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel. As obras devem ter início neste segundo semestre. As duas novas paredes vão se somar à que já existe no ginásio e fica do lado interno, também na modalidade Boulder.

“O Parque Olímpico do Cajuru vai formar muitos talentos esportivos para Curitiba. No mês de julho inauguramos a pista de BMX, que também tem padrão internacional e olímpico. A Escalada Esportiva estreia nesta semana nas Olimpíadas de Tóquio e a modalidade vai ter um grande crescimento no país nos próximos anos”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.

Colocação de agarras e guias na parede de escalada no ginásio do parque Olímpico do Cajurú. Curitiba, 03/08/2021. Foto: Levy Ferreira/SMCS

O novo equipamento vai servir para a preparação da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva. Além dos atletas de alto rendimento, as paredes serão escaladas por alunos atendidos em aulas gratuitas do projeto Escola+Esporte=10 (EE10) da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

“Vamos desenvolver atividades de iniciação e fomentar a prática da escalada esportiva entre crianças e jovens atendidos pelo EE10”, explicou o diretor de Esporte, Juarez Cesar Zanon Junior. 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), Raphael Nishimura, com a inclusão da Escalada Esportiva nos Jogos Olímpicos 2020 e 2024, a demanda da Seleção Brasileira por um Centro de Treinamento, que já existia, se tornou urgente.

“A Prefeitura de Curitiba foi uma importante aliada para tirar esse projeto do papel. O espaço será essencial para promover treinos conjuntos da equipe, além de fomentar o esporte, já que receberá o público para aulas de introdução à escalada”, afirmou Nishimura.

Como será 

O Centro de Treinamento terá três paredes, sendo uma interna de Boulder (já existente) e outras duas na área externa, de Boulder e Velocidade, que juntas formarão uma espécie de arena de competição. As estruturas respeitarão as medidas oficiais, que são de 15m de altura para velocidade e pelo menos 4,5m para boulder de competição. 

Colocação de agarras e guias na parede de escalada no ginásio do parque Olímpico do Cajurú. Curitiba, 03/08/2021. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Referência esportiva

O complexo esportivo Parque Olímpico do Cajuru conta, ainda, com campos de futebol de areia, de rua e americano, quadra de futebol de salão, academia ao ar livre, área de treinamento de atletismo, um estádio municipal de beisebol e softbol, pista de caminhada, canchas de voleibol e agora no mês de julho foi inaugurada a pista de BMX no complexo.  

Desde 2017, o parque vem recebendo benfeitorias feitas pela Prefeitura, que transformou o local em um centro de formação esportiva especializada, além de espaço de lazer e atividade física para a população. Em 2018, o complexo passou a contar com o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, que colocou no parque uma quadra poliesportiva coberta e pista de atletismo. 

O endereço do Parque Olímpico do Cajuru é Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru.

Associação

Fundada em 2014, a Associação Brasileira de Escalada Esportiva é federada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e é a entidade nacional reconhecida e filiada à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing). 

A Associação é responsável por manter ativo o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em parceria com ginásios, clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição. A ABEE promove regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Quinta do Mar: em nova edição, evento especial do Grés Gastronomia & serve blini com crudo de atum, coalhada e ovas massagô

Segundo Gaby Schroeder, sócia-proprietária do restaurante, a proposta da Quinta do Mar é a de promover experiências diferentes a cada semana. “Toda quinta nosso chef cria um novo prato, com ingredientes frescos vindos direto do litoral. É uma atração para quem adora frutos do mar e se permite experimentar sabores diferenciados e combinações inusitas”, completa. 

As quantidades são limitadas e a receita é servida apenas nesse dia, a partir das 18h.

Reservas podem ser feitas pelo Telefone e/ou WhatsApp: 41.3402-6270

SERVIÇO

Rua: Saldanha Marinho, 1582

Estacionamento Conveniado

Pet Friendly

Funcionamento da casa: terça a sábado das 9h30 às 23h e aos domingos das 9h30 às 16h. 

Quinta-feira tem menu com preço especial do Antonina 336

Destaques da cozinha caiçara são celebrados em um menu especial do Antonina 336. O restaurante prepara uma sequência exclusiva para a quinta-feira (06), com quatro etapas, e que sai a R$ 79 por pessoa. A cada mês, são selecionados sucessos de público do cardápio regular da casa, combinados nesse menu com valor especial.

Para essa data, logo na entrada pode ser degustado o típico sabor da cozinha litorânea e da Serra do Mar que consagrou o restaurante. A sequência começa com Caldinho de peixe do Antonina. Depois, é servido o Bolinho de moqueca e maionese de coentro. O menu continua com Espetinho de sobrecoxa na brasa e farofinha. É apresentado no quarto momento o Barreado com polentinha cremosa.

Esse formato vem sendo apresentado desde agosto, com renovações mensais. “Queremos ir além de uma única seleção de pratos fixa e sempre apresentar opções novas e variadas para o público curitibano”, conta o chef Rafael Krieger, responsável pela cozinha da casa. O conceito do Antonina 336 resgata a tradição culinária da costa paranaense de forma requintada e moderna. Drinks autorais que valorizam a cachaça paranaense se aliam a vinhos selecionados e cervejas na carta de bebidas.

O menu especial dessa quinta-feira, 06 de outubro, do Antonina 336 é servido a partir das 19h, a R$ 79 por pessoa. A casa funciona na Rua Conselheiro Carrão (nº 336), no bairro Juvevê, durante o jantar, de quarta a sábado, das 19h às 23h, e durante o almoço, nas sextas, sábados e domingos, das 12h às 15h30. Mais informações no perfil oficial da casa no Instagram (@antonina336_).