Curitiba tem a primeira geada do ano, mas temperatura sobe durante a semana

Geoooooou finalmente em Curitiba! Amanheceu tudo branquinho em Curitiba e região. Mas máximas durante a semana que chega ultrapassam os 20 °C.

Via: Banda B.

A madrugada deste domingo (1º), feriado do Dia do Trabalhador, registrou a primeira geada do ano em Curitiba e região metropolitana. A mínima em Curitiba foi de 2,7ºC e em Fazenda Rio Grande os termômetros registraram temperatura abaixo de zero – 0,1ºC. O município da Lapa, também integrante da região metropolitana, atingiu a marca mais gelada – 0,2ºC.

Em todas as regiões do Paraná as temperaturas ficaram abaixo dos 10 °C, e em vários municípios das regiões Sul, centro sul e sul da Grande Curitiba tivemos valores negativos como em Palmas, -0,1 °C, Guarapuava, -0,9 °C e Pinhão, -0,6 °C, estações do Simepar, e Inácio Martins, -0,2 °C, São Mateus do Sul, -1,6 °C e General Carneiro, -2,2 °C, esta última a mais fria do Paraná, estações do INMET.

Quem acordou cedo aproveitou para registrar a geada acumulada em vegetais, gramas, carros, telhados, com fotos e vídeos. Leitores do Portal da Banda B enviaram fotos de diversos pontos de Curitiba e região e brincaram com a geada nessa época do ano. “Olha o que junho e julho nos preparam”. Embora o inverno só comece oficialmente no dia 20 de junho, muitos já acreditam que estação chegou. “Olha que lindo, como não gostar do inverno”, dizia outra mensagem.

No entanto, o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná, o Simepar, aliviou nas previsões e garantiu que as tardes, a partir de agora, serão mais agradáveis. “Tivemos essa geada hoje, mas a tendência é que as mínimas aumentem, o frio vai perdendo força e, a partir de terça-feira, teremos dias de tempo bom, com frio, mas sol à tarde”, descreveu à Banda B.

Leia matéria completa AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Duas grandes inaugurações acontecem nesta quinta em Curitiba

Duas grandes inaugurações estão previstas para esta quinta-feira (9), em Curitiba: o Sam’s Club abrindo a terceira loja na cidade e o Park Shopping Boulevard.

O Sam´s Club fica localizada no Guabirotuba, a unidade abre as as portas com produtos importados, e do dia a dia, com embalagens diferenciadas e econômicas. São cerca de cinco mil itens entre produtos exclusivos e importados dos setores de alimentos, bebidas, mercearia, higiene e cuidados pessoais, limpeza, bomboniere, têxtil, decoração, tecnologia, entre outros.

Já o Parque Shopping Boulevard fica no Xaxim e contará com mais de 250 lojas, contando com mais de 1,5 mil empregos. O shopping fica na Linha Verde, por onde passam 74 mil veículos e 132 linhas de ônibus, com 150 mil passageiros todos os dias (dados da URBS). A Praça de Alimentação tem maior número de operações gastronômicas dentre os shoppings centers de Curitiba. São mais de 50 opções, entre restaurantes, fast food e quiosques.

Curitiba ilumina pontos turísticos de laranja pela prevenção ao câncer de pele

Nesta terça-feira (7/12), a Praça do Japão e a Torre de Cronometragem do Parque Náutico estarão iluminados de laranja, em alusão à adesão de Curitiba ao Dezembro Laranja, a campanha nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A iluminação nesses locais foi feita para essa segunda-feira (6/12) e hoje ainda pode ser contemplada pela população. O objetivo é chamar a atenção dos curitibanos sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce, além de orientar sobre os cuidados que devem ser incorporados à rotina diária.

O câncer de pele é o tipo de neoplasia mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos ao ano. Em Curitiba, dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam a projeção de 1.820 novos casos por ano. A boa notícia é que a maior parte, 95%, é do tipo não melanoma, menos agressivo. Além disso, quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura.

“Por isso é importante que a população fique atenta aos sinais e sintomas, e procure logo um serviço de saúde”, afirma a dermatologista do Centro de Especialidades de Santa Felicidade da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, Simone Viola Ampuero Gehlen.

Prevenção

De acordo com a médica, a orientação é para que as pessoas fiquem atentas a lesões na pele que não cicatrizam, principalmente nas áreas que comumente ficam expostas ao sol. Sangramentos e pruridos neste tipo de lesões também são sinais de alerta. Segundo Simone, é importante observar pintas com mudança na cor e bordas irregulares.

Em qualquer um desses casos, a orientação é procurar o mais breve possível, um serviço de saúde, para uma avaliação. No SUS Curitibano, a porta de entrada é a unidade de saúde. Caso seja necessário, a unidade faz o encaminhamento do paciente para um especialista.

Além de observar os sinais de alerta, é importante também se prevenir. Medidas básicas do dia a dia que podem ajudar são o uso de filtro solar nas áreas que ficam expostas (com mínimo de fator de proteção solar de 30); evitar o sol entre as 10h e 16h; além de usar chapéu e roupas que protejam a pele o máximo possível da exposição direta ao sol.