Arquivos

Curitiba tem Paiol Digital internacional sobre smart cities na próxima terça-feira


Eleita pelo 3º ano consecutivo uma das comunidades mais inteligentes do mundo, pelo do Intelligent Community Forum (IFC), Curitiba, mais uma vez, ultrapassa fronteiras para promover discussões sobre smart cities (cidades inteligentes): na próxima terça-feira (29/8), o Paiol Digital será internacional.

A partir das 19h, o evento gratuito do Vale do Pinhão recebe, no Teatro Paiol, o especialista norte-americano em smart cities e auditor do Intelligent Community Forum (IFC – Fórum das Comunidades Inteligentes, com sede no Canadá), Doug McCollough.

Os ingressos para o Paiol Digital Internacional são gratuitos e podem ser adquiridos pelo site do Vale do Pinhão e do Guia Curitiba.

No palco intimista do Teatro Paiol, McCollough vai falar sobre a importância de as cidades serem comunidades inteligentes. O auditor do IFC também é diretor de Tecnologia da Informação da cidade de Dublin, Ohio (EUA) e CEO do Color Coded Labs, onde atua na promoção da diversidade no setor de Tecnologia.

“Estarei no Paiol Digital na próxima terça à noite falando sobre por que ser uma comunidade inteligente é importante. Espero encontrar todos lá para que possamos trocar conhecimentos e experiências sobre projetos de cidades inteligentes e como eles podem beneficiar a todos”, convida McCollough

Papo de bike e 5G

Além do convidado internacional, o Paiol Digital de agosto recebe a diretora de Relações Externas da Tembici, Juliana Minorello. Ela vai contar como foi o início da operação das bicicletas compartilhadas em Curitiba, como o novo serviço contribui para a mobilidade urbana e promove a sustentabilidade.

A Prefeitura e a Tembici implantaram 50 estações de compartilhamento de 500 biciclietas, mecânicas e elétricas, iniciativa que, além de ajudar a cidade a ser mais sustentável, facilita deslocamentos longos e em diferentes relevos, exigindo menos esforço de quem pedala.

O diretor de Relações Institucionais da TIM, Cleber Affanio, vai apresentar a evolução social que o avanço da implantação das redes de internet 5G possibilita: maior qualidade em videoconferências nas relações de estudo e trabalho, acesso à telemedicina, melhoria na mobilidade urbana e desenvolvimento de cidades inteligentes.

Com o pioneirismo da Prefeitura em ser uma das primeiras a regulamentar a instalação de antenas e telefonia celular para a nova tecnologia, Curitiba foi a primeira capital do país a testar o 5G e é a cidade com maior uso no Brasil dessa nova tecnologia.

Também estará no Paiol Digital do dia 29 a startup curitibana Ambiente Livre. A gestora da agritech, Carolina Rosas, vai contar como a empresa atua, startup de agricultura que testa soluções dentro da Fazenda Urbana do Cajuru.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba