Arquivos

Curitiba tem novas empresas no programa de incentivo à inovação Tecnoparque


O Programa Tecnoparque, relançado dentro do Vale do Pinhão pelo prefeito Rafael Greca, em 2018, impulsiona o desenvolvimento de projetos inovadores nas empresas de base tecnológica em Curitiba e ganhou mais três participantes em julho: Ligga, CredPago e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Com isso, o Tecnoparque já beneficiou 129 empresas com a redução na alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% para que invistam em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação (P&DI).

Nesta semana, a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação  está entregando o certificado de integrantes do Tecnoparque aos novos participantes.

“Entregar esse certificado em mãos cria um momento para troca de ideias, de informações entre nós e as empresas que fazem a diferença, fazendo com que Curitiba se torne uma cidade cada vez mais inovadora e inteligente, gerando cada vez mais empregos”, destacou o presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão.

O Tecnoparque é coordenado pela Agência Curitiba e é uma das iniciativas de smart city de Curitiba desenvolvidas no ecossistema de inovação da cidade, o Vale do Pinhão. Atualmente, as empresas incentivadas pelo Tecnoparque são responsáveis por empregar 19,5 mil pessoas.

Olhos no futuro 

Na sexta-feira (28/7), Paixão entregou o certificado ao Tecpar, empresa pública do Governo do Paraná que desde 1940 investe em ciência e tecnologia e está com olhos no futuro para novos produtos inovadores.

“A certificação do Tecnoparque é uma celebração de nossos esforços em prol da inovação, da ciência e tecnologia. É um benefício importante, que chega também para os projetos que estão em nossa incubadora tecnológica”, destacou o diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss.

Entre os projetos

A inovação proposta foi para o desenvolvimento de um novo método de produção da vacina antirrábica veterinária, um dos produtos que há mais tempo fazem parte do portfólio do instituto.

“O Tecpar é um dos melhores espaços do Brasil no desenvolvimento de projetos de biotecnologia, tem a incubadora, além de outros projetos ligados à ciência, inovação e tecnologia. Estamos juntos e vamos desenvolver ainda mais projetos em colaboração, que vão beneficiar toda a sociedade”, afirmou Dario Paixão

Também participou da entrega o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, (CMC), Marcelo Fachinello.

Mercado de R$ 130 bilhões/ano

A CredPago, que recebeu seu certificado de participante do Tecnoparque do Vale do Pinhão na última quarta-feira (27/7), é a maior emissora de garantias de aluguel residencial do Brasil. Nasceu em Joinville (SC) em 2016 e chegou a Curitiba no ano seguinte, onde gera, atualmente, 480 empregos.

O mercado nacional de locações residenciais movimenta R$130 bilhões ao ano e está em ascensão: hoje, 19% dos brasileiros vivem em imóveis locados, o dobro de 20 anos atrás. Dos 400 mil contratos já feitos pela CredPago, 21 mil foram em Curitiba, onde têm a parceria com 430 imobiliárias e corretores.

O CEO da empresa, o curitibano Sandro Westphal, conta que a aposta na inovação digital reduziu em 30% o tempo da jornada de locação de imóveis residenciais e o Tecnoparque vai contribuir para os projetos de expansão da fintech. “Movimentamos muita gente na cidade. Curitiba é referência de qualidade de vida, de inovações e o melhor lugar para estar é aqui. Fazer parte do Tecnoparque só reforça nossa vontade de inovar e expandir nosso negócio”, disse.

Participaram da visita, pela Agência Curitiba, o diretor técnico, Paulo Krauss, o diretor jurídico, Frederico Augusto Munhoz da Rocha, e o coordenador de Incentivos Fiscais, Cassius Guimarães Busemeyer; recebidos pelo vice-presidente de Engenharia da CredPago, David Robert, e do CFO, Leonardo Urso.

 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba