Curitiba tem cinco novos casos de coronavírus identificados

Curitiba registra mais cinco casos do novo coronavírus em moradores do município, nesta quarta-feira (18/3). São quatro mulheres e um homem.

O primeiro caso é de uma pessoa que esteve em viagem na cidade do Rio de Janeiro. Duas outras estiveram na capital paulista. O quarto caso é de um passageiro que voltou da Itália e o quinto de uma pessoa que esteve na Espanha. 

Com os cinco novos registros, sobe para 14 o número de casos confirmados na capital paranaense.

Em todos os casos, os pacientes apresentaram sintomas leves de infecções respiratórias. Todos passam bem e foram orientados a seguir isolamento domiciliar voluntário por 14 dias, sendo acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A equipe de Epidemiologia da secretaria monitora outros possíveis contatos, por precaução.

Além dos casos confirmados, Curitiba ainda investiga 68 suspeitos e já descartou outros 64 casos de pacientes residentes na capital.

Novas medidas

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba adota a partir da próxima quinta-feira (19/3) novas medidas para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Terão alteração os agendamentos pelo Aplicativo Saúde Já, os atendimentos nas unidades de saúde, nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e ambulatórios próprios e de prestadores de serviços – Centros de Especialidades Médicas e clínicas que realizam atendimentos especializados. 

O objetivo da estratégia é diminuir a circulação de pessoas nos serviços de saúde, evitando aglomerações. Confira as mudanças:

– Os agendamentos de atendimento pelo Aplicativo Saúde Já e os agendamentos presenciais nas unidades de saúde estão suspensos. Devem procurar as unidades apenas quem apresentar situação emergencial de saúde.

– Os atendimentos especializados agendados para os ambulatórios próprios e de hospitais e clínicas prestadores de serviços do SUS e CEOs estão suspensos e serão reagendados. Serão mantidas as consultas de retorno de pacientes oncológicos, pós-operatórios e pessoas com doenças crônicas que necessitam de acompanhamento. Casos graves que necessitem de consulta especializada serão encaminhados para atendimento.

– As receitas de medicamentos de uso contínuo serão renovadas automaticamente por mais 90 dias. As unidades de saúde, com base nos registros disponíveis, entrarão em contato com os pacientes com as devidas orientações. Para usuários a partir de 70 anos ou com qualquer condição crônica (diabéticos, hipertensos e imunodeprimidos), a entrega deve ser domiciliar ou algum familiar pode fazer a retirada.

– A SMS manterá um profissional na porta de cada unidade de saúde, durante o período de funcionamento. Ele vai perguntar a todos os usuários o motivo pelo qual procuram a unidade. Em caso de queixa compatível com caso suspeito de coronavírus, serão seguidas as recomendações do protocolo especial.

– Devem prioritariamente ligar para a Central 3350-9000 (de informaçõs sobre o coronavírus) pessoas com febre e sintomas respiratórios (coriza, dor de garganta, tosse, dificuldade para respirar) que estiveram nos últimos 14 dias no exterior (qualquer país), em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Também podem tirar dúvidas aqueles que tiveram contato com alguém que esteja com os sintomas e que tenha retornado destas viagens.

Sintomas leves

A secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, orienta que as pessoas com sintomas leves de infecção respiratória não procurem as unidades de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Só devem buscar o atendimento de saúde aqueles com sintomas respiratórios agudos (falta de ar ou febre por mais de 24 horas).

“Grande parte dos casos do novo coronavírus são leves e com boa resolução”, diz a secretaria municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Carrossel, roda-gigante, balé e diversas outras atrações do Natal de Curitiba para aproveitar em família

Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2022. Abertura da Vila de Natal Electrolux com acendimento das luzes da Roda Gigante na Praça Santos Andrade  - Curitiba, 01/12/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Após dois anos comemorando o Natal com as restrições da pandemia da covid-19, nesta 6ª edição do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais o espírito natalino invade Curitiba novamente e traz uma programação recheada de eventos e uma variedade de atrações para aproveitar sozinho, com os amigos e com a família. 

Os curitibinhas não ficam de fora! Além da visita do Papai Noel, as crianças também vão poder assistir espetáculos, fazer atividades e se divertir em diversos programas espalhados pela cidade.

Pensando nisso, a Prefeitura de Curitiba selecionou um roteiro de programas perfeitos para aproveitar a magia do Natal com toda a família.

Carrossel Passeio Público

A magia do Natal Condor ilumina novamente o Passeio Público com diversas atrações já conhecidas pelos curitibanos. Uma delas é o Carrossel. Com muitas luzes e cores, o brinquedo é a atração perfeita para levar as crianças para se divertirem durante as comemorações natalinas.

Quem quiser esticar pode aproveitar as apresentações do espetáculo A Ilha da Ilusão Revive o Natal, também no Passeio Público. A encenação conta a história do nascimento de Jesus Cristo e, por consequência, a formação do presépio.

Serviço

De segunda à sexta-feira, das 14h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h, até 8 de janeiro

Espetáculo na Ilha da Ilusão: De quinta a domingo, 19h30, até 18 de dezembro

Endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Roda-Gigante da Vila Electrolux na Praça Santos Andrade

Com decorações tradicionais do Natal, neste ano a Praça Santos Andrade será lar da Roda-Gigante da Vila Electrolux. Além da Roda-Gigante, a Vila de Natal Electrolux conta com uma programação completa com a casa do Papai Noel, a cozinha Electrolux, aulas-show com chefs renomados, diversos pontos perfeitos para tirar fotos em família e a tradicional feirinha com produtos de gastronomia e artesanato.

Serviço

Sextas, sábados e domingos, das 16h às 22h

Parada de Natal aos sábados, 16h

Endereço: Praça Santos Andrade

Carrossel de Luz Marista do Parque Tanguá

Inaugurado em 1996 como parte do projeto de preservação do Rio Barigui, o parque que fica no Norte da cidade se destaca por ser um dos melhores locais para apreciar o pôr do sol de Curitiba. Neste cenário está o Carrossel de Luz Marista. A atração traz uma iluminação cênica especial que promete encantar crianças de todas as idades.

Serviço

De 3 de dezembro até 8 de janeiro

De segunda a sexta, das 14h às 20h, e aos sábados e domingos, das 14h às 21h

Endereço: Rua Oswaldo Maciel, 97

O Grande Circo Místico nas Ruínas de São Francisco

As Ruínas de São Francisco servirão de palco para mais um espetáculo: o Grande Circo Místico. O espetáculo conta a história de uma dinastia circense através de algumas das mais famosas composições da MPB.  A obra é inspirada em um poema de Jorge de Lima e foi composta por Chico Buarque e Edu Lobo especialmente para o Balé Teatro Guaíra, em 1982.

Serviço

6, 7 e 8 de dezembro, às 19h30

Endereço: Centro Histórico

Natal no Palácio Avenida

Seguindo tradições,o Palácio Avenida volta a se iluminar com a magia do Natal. E neste ano o Natal no Palácio Avenida voltará a ser apresentado presencialmente, patrocinado pelo Bradesco. Com o tema de As Cartas do Papai Noel – As inesquecíveis Mensagens de Natal, o espetáculo conta com a apresentação de um coral composto por 100 crianças e adolescentes.

Serviço

Dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 20h

Endereço:  Av. Luiz Xavier, 11 – Centro

Natal da Família Folhas na Escola de Sustentabilidade

A Escola de Sustentabilidade, no Bosque Zaninelli, fez com que Curitiba se tornasse a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos à população sobre o meio ambiente e a ecologia.

Além das decorações natalinas, em 2022 o local recebe uma nova atração. Durante a tarde acontecem shows comandados pela Família Folhas, que conta com atividades voltadas para as crianças, incentivando as práticas sustentáveis.

E no período da noite o Bosque Zaninelli será invadido pelo espírito natalino, com espetáculos barrocos com anjos e gôndolas.

Serviço – Apresentação Família Folhas

11 de dezembro, às 19h30

Endereço: Rua Victor Benato, 210 – Pilarzinho

Espetáculo Arca de Noé

E neste ano o espetáculo Arca de Noé também integra a programação de Natal de Curitiba com exibições no Circo da Cidade e no Teatro da Vila. As apresentações são gratuitas, de classificação livre e perfeitas para um programa em família. Para melhorar, a atração conta com diversas sessões.

A produção do espetáculo é da MRG Produções Artísticas ME e conta com uma viagem pelo mundo encantado das rimas, imaginação e inteligência com poemas e músicas de Toquinho e Vinicius de Moraes.

Serviço

Circo da Cidade – Lona Zé Priguiça

20/12 (terça-feira) – 9h e 14h30

Endereço: Rua Dr. Benedicto Siqueira Branco, S/N – Alto Boqueirão

Teatro da Vila

10/12 – (sábado) – 10h, 14h30 e 16h

11/12 (domingo) – 10h, 14h30 e 16h

Endereço: R. Davi Xavier da Silva, 451 – CIC

Ingressos para as apresentações no Teatro da Vila disponíveis aqui

Cantata de Natal na Rua da Cidadania do Bairro Novo

E no Bairro Novo será apresentada mais uma vez a tradicional Cantata de Natal. O espetáculo acontece no dia 16 de dezembro às 20h e conta com a participação de 900 vozes de curitibinhas.

O coro da Cantata é composto por crianças entre 7 e 10 anos, num trabalho que envolve diretamente a Administração Regional e os núcleos da Fundação Cultural de Curitiba e da Educação.

Serviço

16 de dezembro às 20h

Endereço: Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado (no palco em frente à Rua da Cidadania)

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Pedidas gastronômicas para curtir as finais da Copa do Mundo

A seleção canarinho vai conquistando mais vitórias na Copa do Mundo, e a torcida é cada vez mais animada. Quem prefere reunir os amigos em casa para vibrar com as partidas, tem ótimas pedidas gastronômicas para receber os convidados. A Ragú Rotisseria & Co. ficará disponível até o dia 18, data da final da Copa, para pedidos feitos com três dias úteis de antecedência.

A pedida mais prática é apostar no box “A Taça Do Mundo É Nossa!” que tem diversos itens, em versões para servir seis ou doze pessoas. A caixa inclui Coxinha de costela com molho de pimenta, Empadão de frango com requeijão, Bolinha de queijo crocante, Dadinhos de tapioca e queijo canastra com melado picante, Mini brioche, costelinha assada, aioli, tomates assados e rúcula, Caseirinho de salaminho, queijo, alface e tomate, Carne de onça temperada, cebolinha e quadradinhos de broa, Mix de amendoins e Beijinho. A caixa para seis pessoas custa R$ 800, enquanto a que atende 12 convidados, sai por R$ 1.400.

Outra escolha é comprar aperitivos pré-prontos, para fritar em casa, com clássicos de festa. São opções como Mini coxinha de frango ao curry (R$ 98 com 20 unidades e R$ 240 com 50), Dadinhos de tapioca e queijo canastra com geleia de pimenta (R$ 98 com 20 unidades e R$ 240 com 50) e o Mini pastel de brie, mel e mostarda L’Ancienne (R$ 125 com 20 unidades, R$ 300 com 50). Há ainda pratos, como um dos mais pedidos da Ragú: Phylo Brie, queijo brie envolto por delicada massa phylo, coberto por nuts e mel (R$ 139, servindo de 4 a 6 porções, ou R$ 260 servindo 10 a 12 porções).

Ragú Rotisseria & Co.

O conceito da Ragú Rotisseria & Co. é fundado em alimentação saudável, fresca e variada. O espaço dinâmico alia referências de diversos países para elaborar pratos que ampliem a qualidade de vida, destacando insumos orgânicos e valorizando o consumo de comércios locais. A marca foi elaborada por Fernanda Zacarias de Alencar, uma apaixonada pela boa gastronomia que formou-se chef de cuisine e restaurateur e fez curso superior de cozinha italiana em Colorno, na Itália.

As encomendas de pratos da Copa do Mundo da Ragú Rotisseria & Co. devem ser feitas por telefone no (41) 3019-0711 ou por WhatsApp (41) 99280-1923. Os pedidos precisam ser feitos com três dias úteis de antecedência, com retirada na R. Francisco Rocha, 533 – Batel. O cardápio da Copa fica disponível até o dia 18 de dezembro.