Primeira edição do Cantate começa nesta sexta-feira (14) e segue até domingo (16), com masterclasses, oficinas, conferências, concerto e celebrações litúrgicas.
Curitiba recebe a partir desta sexta-feira (14) a primeira edição do Cantate – Encontro de Canto Gregoriano e Polifonia Sacra. O evento segue até domingo (16), com atividades gratuitas envolvendo música, formação e pesquisa.
A programação reúne masterclasses, conferências, oficinas de interpretação, práticas de canto e regência, concerto de música sacra e celebrações litúrgicas.
Entre os convidados está o professor e pesquisador lituano Giedrius Gapsys, radicado na França e especialista no estudo e interpretação do canto gregoriano.
As inscrições são gratuitas.
Cantate reúne especialistas em Curitiba
O encontro é realizado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fundação Cultural de Curitiba e Curitiba Turismo, em parceria com o Instituto Bom Pastor (IBP).
As atividades têm como foco o canto gregoriano e a polifonia sacra, reunindo músicos, maestros, regentes, coralistas, pesquisadores, estudantes e demais interessados.
Gapsys será responsável por uma masterclass de direção gregoriana e por conferências que abordam a história e a modalidade do canto gregoriano.
Também participam da programação o padre Pedro Gubitoso, o maestro curitibano Francisco Wildt e o professor Edwin Lima, de São Paulo.
Programação desta sexta-feira (14)
A abertura do Cantate está marcada para as 16h.
16h – Boas-vindas e abertura
16h30 – Masterclass de Direção Gregoriana, com Giedrius Gapsys
18h – Café
18h30 – Oficinas de interpretação
20h – Encerramento
Programação de sábado (15)
8h30 – Missa Cantada da Assunção de Nossa Senhora, na Capela IBP
10h30 – Café
11h – Conferência “História do Canto Gregoriano I”, com Giedrius Gapsys
12h30 – Almoço
14h – Oficinas de interpretação
15h – Conferência “História do Canto Gregoriano II”, com Giedrius Gapsys
16h – Café
16h30 – Oficinas de interpretação
18h – Intervalo
19h – Pronunciamentos
19h15 – Concerto de Música Sacra com o Coro São Pio V e convidados
22h – Encerramento
Programação de domingo (16)
8h – Recepção
8h30 – Conferência “Modalidade Gregoriana”, com Giedrius Gapsys
9h30 – Oficinas de interpretação
10h30 – Café
11h – Conferência “A espiritualidade do Canto Gregoriano”, com padre Pedro Gubitoso
12h30 – Almoço
14h – Oficinas de interpretação
15h – Ensaio geral
16h – Encerramento
17h – Missa Cantada do XIII Domingo depois de Pentecostes, na Capela IBP
Quem é Giedrius Gapsys
Giedrius Gapsys é musicólogo lituano radicado na França e atua no estudo do canto gregoriano, com trabalhos relacionados à semiologia, paleografia e interpretação de manuscritos musicais.
Em Curitiba, o pesquisador vai abordar temas como os sinais presentes nos antigos manuscritos, conhecidos como neumas, além da história e dos modos utilizados no canto gregoriano.
Serviço
Evento: 1º Cantate – Encontro de Canto Gregoriano e Polifonia Sacra
Quando: 14 a 16 de agosto de 2026
Atividades: masterclasses, conferências, oficinas, concerto e celebrações litúrgicas
Inscrições: gratuitas
Local principal: Capela Santa Maria, em Curitiba
Atenção: algumas celebrações previstas na programação serão realizadas na Capela do Instituto Bom Pastor, e não na Capela Santa Maria.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›


