Curitiba planeja o futuro do turismo pós-pandemia

O setor do turismo enfrenta um dos momentos mais desafiadores de sua história, trazido pela pandemia do novo coronavírus.  Ações de suporte, de reorganização, de reposicionamento e fomento da atividade estão sendo reconstruídas, procurando soluções às previstas necessidades que emergirão no processo de retomada da atividade. 

Neste sentido, o Conselho Municipal de Turismo criou uma Comissão Técnica de Enfrentamento da Pandemia para acompanhar como Curitiba está enfrentando a pandemia e propor estratégias que auxiliem o trade. 

Sob o aspecto econômico, além de ações de incentivo que visam mitigar impactos do fechamento de empresas e redução do número de empregos, estão sendo oferecidos mecanismos de crédito e possibilidades de investimentos por instituições financeiras e órgãos competentes nas esferas federal, estadual e municipal. 

Inovações 

O portal digital da Feira do Largo da Ordem proporciona aos artesãos vitrines virtuais que dão visibilidade aos produtos, favorecendo a comercialização. A abertura da plataforma https://feiradolargo.curitiba.pr.gov.br foi uma medida inovadora que ajudou na retomada de renda dos artesãos.  

“Com o portal, a Feira do Largo da Ordem deixou de ser apenas aos domingos para acontecer 24 horas por dia e se consolida como um canal direto de contato entre o consumidor e o artesão”, salienta Tatiana.

Outro exemplo, desta vez da iniciativa privada, são os cinemas Drive In que, além de uma oferta de entretenimento local, coincidem com locais que são tradicionais empreendimentos turísticos e reforçam em suas ações de divulgação a imagem da cidade turística. 

A tecnologia como parceira

O uso da tecnologia se destaca como importante instrumento para o distanciamento social, favorecendo a redução do contágio pelo vírus. Também permite novas experiências aos turistas e melhor gerenciamento aos empresários, com a comercialização de ingressos on-line, a disposição de totens para auto-atendimento, serviços e informações complementares através de aplicativos, visitas virtuais a atrações como museus e parques.

Novos parâmetros sanitários 

Ainda que interferindo na organização das empresas e dispondo regras para o comportamento dos turistas, os novos parâmetros vêm sendo demandados por todos os segmentos turísticos às autoridades de saúde. 

O Instituto Municipal do Turismo destinou uma área em seu site especialmente dirigida aos empresários e gestores do setor, onde podem encontrar orientações, documentos legais, protocolos, pesquisas e documentos complementares para apoio ao gerenciamento de empresas. 

O Ministério do Turismo lançou o Selo “Turismo Responsável – Limpo e Seguro” com o objetivo também de reforçar a questão da segurança e higiene. Os protocolos foram construídos em parceria com o trade, levando em consideração diretrizes internacionais, e contou com a validação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O selo é uma medida aplicada também por destinos europeus e procura contribuir para a reconquista da confiança do consumidor em viajar. 

“O momento, embora não pareça, é propício para se falar de viagens, despertar o imaginário das pessoas, visto que estão em isolamento e planejam suas próximas experiências com ansiedade, mesmo com a concretização da viagem sendo um fato futuro, sem data marcada”, explica Tatiana.

Curitiba e seus atrativos

Destinos que permitam mais atividades sem aglomeração, demonstrem maior cuidado e zelo por seus cidadãos e turistas e que proporcionem experiências singulares se tornarão mais competitivos. 

Neste quesito, Curitiba sai na frente. Os mais conhecidos cartões-postais de Curitiba são os parques e espaços abertos, o que contribui para uma retomada turística com mais segurança. Vários desses atrativos passaram recentemente por renovações.

O Jardim Botânico foi revitalizado no final de 2019, na mesma época o Passeio Público ganhou o coreto Digital, o Parque São Lourenço está recebendo o Memorial João Turin. O Centro Histórico vem se transformando em um grande espaço turístico, com a revitalização do Belvedere, a modernização das atividades na Galeria das Arcadas, a instalação do Liceu de Ofícios Criativos e obras de acessibilidade juntamente aos demais empreendimentos culturais, como Memorial de Curitiba, Museu Paranaense, Casa Hoffman, Conservatório de MPB. 

Está sendo firmado também o convênio com o Ministério do Turismo e Instituto Municipal de Turismo para a instalação de sinalização interpretativa nos principais atrativos da cidade.

Já o Calendário de Eventos da cidade, outro importante instrumento de atração de turistas, deverá ser reorganizado. 

“O interessante é que mesmo com ferramentas tecnológicas substituindo os encontros presenciais, os profissionais do setor não enxergam como o fim, pelo contrário, acreditam que as dimensões, as inovações e as experiências que trarão, darão mais exclusividade e dinamismo aos eventos”, diz Tatiana.

O novo turista e seus destinos

Nas primeiras viagens, estima-se que as pessoas se deslocarão para destinos próximos, com carro próprio e autonomia para decidir quando ir e voltar. Será a etapa de fortalecimento do turismo regional e gradativamente expandindo para o nacional e internacional.  

“Acredito que o turista terá mais consciência sobre o consumo e valorizará ainda mais aspectos sustentáveis de empresas, produtos, serviços e destinos que tenham em suas essências valores culturais locais”, afirma Tatiana.

Para a presidente do IMT, o desafio é como apresentar ao turista as incontáveis iniciativas sustentáveis de Curitiba, antes da viagem e durante a sua estada na cidade.

Um caminho de sucesso

Em Curitiba, o setor turístico apresentou crescimento exponencial nos últimos anos. Superou a marca de 7 milhões de visitantes em 2018, dos quais 5,5 milhões de turistas e mais de 1,5 milhão de excursionistas, consolidando posição entre os principais destinos turísticos do país. 

Recuperou a terceira posição como destino para viagens de negócios e eventos entre os turistas estrangeiros que visitaram o Brasil e por anos consecutivos vem aparecendo entre os dez primeiros destinos preferidos no período entre dezembro e fevereiro para o mercado doméstico.

“É um destino que vinha sabendo diversificar sua oferta consolidada para viagens corporativas, congressos e outros eventos profissionais e com o segmento de lazer, que estava crescendo significativamente”, observa Tatiana.

Ainda de acordo com a presidente do IMT, o trade está se movimentando, tanto para a revisão dos modelos de negócios e sua sobrevivência, quanto para a discussão de novas ideias para a retomada e para a superação da crise.

Há indicações de que o turismo será o setor produtivo que deverá ter recuperação mais lenta no pós-pandemia. Para minimizar os grandes impactos, instituições representativas, empresários e profissionais liberais dialogam incansavelmente para se reinventar. 

Jogos do Piá vão levar as brincadeiras tradicionais para sete regionais de Curitiba no sábado

Jogos do Piá vão levar as brincadeiras tradicionais para sete regionais de Curitiba no sábado

As tradicionais brincadeiras dos Jogos do Piá vão alegrar os curitibinhas nas regionais Boa Vista, Boqueirão, Tatuquara, Santa Felicidade, Matriz, Pinheirinho e Portão neste sábado (10/12).

Das 14h às 18h, haverá brincadeiras e festivais gratuitos no CEL Vereador João Derosso do Xaxim (Rua Ana Lopos Canet, 4 – Boqueirão), na Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033 – Pinheirinho), no CEL Santa Rita (Rua Carlos Munhoz da Rocha, 620 – Tatuquara) e no CEL Dirceu Graeser, Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, s/n – Centro).

As brincadeiras também chegam à Regional Bairro Novo onde atividades serão na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto (R. Lúcio de Oliveira Lara, 75 – Ganchinho). Já na Regional Santa Felicidade os jogos acontecem na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho (R. Eduardo Jarnicki, s/n).

Por fim, das 13h às 17h, na Regional Portão, as brincadeiras serão na Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo (Rua Francisco Parolin, 930 – Parolin).

Para a família

Profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) estarão no local para orientar atividades que são para toda a família e oportunizam que as mais diversas gerações se divirtam juntas. Os jogos contam com atividades como pintura no papel kraft, rolimã, pipa, perna de pau, bolinha de gude, bete ombro, futebol de botão e muito mais.

Todas as ações são gratuitas e fazem parte do Curitiba Viva Bem.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Óperas, concertos, coros: confira o roteiro musical do Natal de Curitiba 2022

Apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba na Capela Santa Maria. Foto: Cido Marques

Impossível pensar em Natal sem ativar a playlist mental com sons e músicas que tocam nessa época. E para quem curte cantatas, ópera, orquestra e coros natalinos, neste ano as atrações da programação do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 está recheada de opções. Separamos um roteiro com 12 programas musicais natalinos que estão no calendário dessa temporada. Confira a seleção.

Auto de Natal no Passeio Público

A magia do Natal Condor ilumina novamente o Passeio Público com diversas atrações já conhecidas pelos curitibanos, como o Carrossel. E quem quiser esticar pode aproveitar as apresentações do espetáculo A Ilha da Ilusão Revive o Natal. Com muita música e sons, a encenação conta a história do nascimento de Jesus Cristo e, por consequência, a formação do presépio.

Serviço

Espetáculo na Ilha da Ilusão

De quinta a domingo, 19h30, até 18 de dezembro

Outras atrações do Natal Condor: de segunda à sexta-feira, das 14h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 21h, até 8 de janeiro

Passeio Público

Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n – Centro

Concertos da Camerata de Curitiba

A Camerata Antiqua de Curitiba encerra a temporada 2022 com o tradicional concerto natalino, que neste ano tem regência do músico convidado Celso Antunes. Os espetáculos deste ano apresentam a grandiosa Magnificat, de Johann Sebastian Bach (1685-1750), destacada como uma das mais importantes obras do compositor alemão. Mas não para por aí, a orquestra da Prefeitura de Curitiba faz outros dois concertos gratuitos em igrejas.

Serviço

Magnificat de Bach

Regência: Celso Antunes (Brasil/Alemanha)

De 9 a 11 de dezembro, às 18h30

Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273

Ingressos pelo site Minha Entrada

Concerto nas igrejas

Dia16/12, 19h30

Grátis

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe

Praça Senador Correia, 128 – Centro

Dia 17/12, 20h

Grátis

Paróquia Bom Pastor

Rua Victório Viezzer, 810

O Grande Circo Místico nas Ruínas de São Francisco

Nas Ruínas de São Francisco, O Grande Circo Místico traz para o palco do anfiteatro a história de uma dinastia circense, história contada através de algumas das mais famosas composições da MPB.  A obra é inspirada em um poema de Jorge de Lima e  foi composta por Chico Buarque e Edu Lobo especialmente para o Balé Teatro Guaíra, em 1982.

Serviço

Dias 6, 7 e 8 de dezembro, às 19h30

Rua São Francisco – Centro Histórico

Cantata na janelas da Defensoria Pública

Nas janelas e sacadas do prédio histórico da Defensoria Pública, no Centro, acontecem cantatas natalinas com personagens caracterizados. O imóvel de 1898 fica atrás da Catedral de Curitiba .

Serviço

Dias 8 e 15/12, às 18h

Rua José Bonifácio, 66

Natal no Palácio Avenida 

Seguindo tradições, o Palácio Avenida volta a se iluminar com a magia do Natal. E neste ano o Natal no Palácio Avenida voltará a ser apresentado presencialmente, patrocinado pelo Bradesco. Com o tema de As Cartas do Papai Noel – As inesquecíveis Mensagens de Natal, o espetáculo conta com a apresentação de um coral composto por 100 crianças e adolescentes.

Serviço

Dias 9, 10 e 11 de dezembro, às 20h

Av. Luiz Xavier, 11 – Centro

Espetáculo no Bosque Zaninelli

O Bosque Zaninelli é o cenário perfeito para uma integração do sentido natalino com o meio ambiente. A encenação Elegia aos anjos e pastores – Um encontro com a natureza faz uma conexão do nascimento de Jesus Cristo com a flora e a fauna. Os anjos vindos dos céus e das águas anunciam aos pastores a chegada de Cristo. Canções de Natal escritas especialmente para a peça e narrações alusivas ao grande acontecimento fazem parte da apresentação.

Serviço

De 11 a 15 de dezembro, às 19h30

Escola Municipal de Sustentabilidade – Bosque Zaninelli (R. Victor Benato, 210 – Pilarzinho)

Rock’n XMAS do Hard Rock Café Curitiba

Decorado com fitas luminosas e grandes laços, neste ano além de poder aproveitar as refeições e o ambiente divertido do restaurante, serão realizados shows gratuitos na sacada do Hard Rock Café. As apresentações contam com a participação de mais de 60 artistas reunindo coro de vozes, bailarinos e músicos, com direito a papai e mamãe Noel na bateria e na guitarra.

Serviço

De 12 a 20/12 (menos dia 14)

Apresentações: duas sessões diárias, começando às 19h30 e às 21h

Rua Buenos Aires, 50 – Batel

Espetáculo Família Madalosso

Neste ano a fachada do restaurante Madalosso será transformada em um grande palco iluminado para o natal. O restaurante será decorado com neve artificial, ambientes instagramáveis e cenário com luzes. Além disso, ainda será apresentada uma cenografia do Pequeno Príncipe. As exibições terão aproximadamente 25 minutos de duração. A cenografia vai acontecer no estacionamento frontal do Restaurante, com livre acesso para espectadores, que podem comparecer ao evento de carro, e estacioná-lo no pátio dos fundos, ou a pé.

Serviço

Dias 11, 14, 18 e 19 de dezembro

Todas as datas contarão com apresentações às 19h30, 20h20 e 21h

Grátis

Av. Manoel Ribas, 5.875 – Santa Felicidade

Cantata de Natal do Bairro Novo

A tradicional Cantata de Natal do Bairro Novo é formada por um coro de mil crianças, que todos os anos encanta curitibanos e turistas. O espetáculo ao ar livre terá um repertório que inclui 12 músicas como Bandeira do Divino, Noite Feliz, Bate o Sino e Uma Estrela Renasce.

Serviço

Dia 16/12, às 20h

Rua da Cidadania do Bairro Novo – Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado

Ópera Celebre a Vida

As diferentes etnias presentes na história de Curitiba serão celebradas neste espetáculo cênico musical. A montagem contará com composições especialmente criadas para a ocasião e será encenada por um elenco de 40 artistas. O figurino étnico, jogos de luzes e fogos de artifício silenciosos prometem ser um espetáculo à parte no Jardim das Esculturas, na parte externa do Jardim das Esculturas de João Turin, no Memorial Paranista.

Serviço

De 15 a 18/12, 19h30

Memorial Paranista – R. Mateus Leme, 4700 – São Lourenço

Ópera no Palácio Garibaldi

Nas janelas e sacadas do imponente Palácio Garibaldi, edificação de 1904 e marco da imigração italiana em Curitiba, o público poderá assistir a árias de óperas famosas. Nas vozes de cantores líricos, como Maria Callas e Pavarotti, serão apresentadas óperas como Mio Babbino Caro (Puccini), La Traviata (Giuseppe Verdi), La Donna è Mobile (Giuseppe Verdi) e Adeste Fidélis (John Francis Wade), entre outras.

Serviço

Dias 19, 20 e 21/12, às 19h30

Praça Garibaldi, 12 – São Francisco
A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Club Athletico Paranaense, Uninter, Banco do Brasil, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba