A Prefeitura de Curitiba começa a oferecer, a partir desta quinta-feira (1/10), Dia Mundial do Idoso, a vacina pneumocócica 20-valente conjugada, conhecida como Pneumo-20, para pessoas com 85 anos ou mais. A aplicação será realizada de segunda a sexta-feira, em 106 unidades de saúde. Os endereços e horários estão disponíveis no site Imuniza Já Curitiba.
A oferta do imunizante seguirá a recomendação do Ministério da Saúde e dependerá da avaliação individual do histórico vacinal pelas equipes de saúde.
“Ampliar a proteção da população mais idosa é uma medida importante de prevenção e cuidado. Orientamos que esse público de 85+ procure uma das nossas unidades de saúde para avaliar a situação vacinal. A imunização é uma das formas mais eficazes de prevenir doenças graves”, afirma a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.
A Pneumo-20 protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo. Incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2026, a vacina já é utilizada no Sistema Único de Saúde (SUS), desde julho, para crianças de 2 meses a 4 anos.
A ampliação faz parte da estratégia do Ministério da Saúde de aumentar gradualmente a imunização no SUS. O objetivo é reforçar a proteção das pessoas com 85 anos ou mais contra formas graves de doenças provocadas pelo pneumococo, como pneumonia e meningite. A escolha dessa faixa etária considera a maior vulnerabilidade dessa população às formas graves da doença pneumocócica.
Para quem tem 85 anos ou mais, a indicação da Pneumo-20 depende das vacinas já recebidas contra doenças pneumocócicas. Pessoas que nunca foram vacinadas contra essas doenças devem receber uma dose única da Pneumo-20.
Nos casos em que já houve aplicação de outras vacinas pneumocócicas, a equipe de saúde avaliará se a nova dose é necessária e qual intervalo deve ser respeitado. Conforme o Ministério da Saúde, quem recebeu uma dose de Pneumo-13 ou Pneumo-15 pode receber uma dose de Pneumo-20 após um intervalo mínimo de dois meses.
Para quem recebeu uma dose de Pneumo-23, o intervalo mínimo indicado é de um ano. Já as pessoas que receberam duas doses de Pneumo-23, ou uma dose de Pneumo-13 ou Pneumo-15 e uma dose de Pneumo-23, não têm indicação da Pneumo-20 dentro desta estratégia.
“A recomendação é que a pessoa com 85 anos ou mais procure a unidade de saúde. A equipe vai verificar quais vacinas ela já recebeu e, a partir desse histórico, saber se a Pneumo-20 está recomendada e qual é o intervalo necessário. É importante não deixar de procurar a unidade mesmo quando houver dúvida sobre as vacinas anteriores”, afirma o diretor do Centro de Epidemiologia da SMS, Alcides Oliveira.
O Ministério da Saúde também recomenda aproveitar a ida à unidade para verificar as demais vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação para a população idosa.
Com informações da Prefeitura de Curitiba.
📲 Receba as notícias de Curitiba no WhatsApp!
Participe do grupo do Busão Curitiba e fique por dentro de tudo que acontece na cidade. Entrar no grupo ›



