Curitiba – Morretes (A spectacular trip into the past)

Curitiba – Morretes (A spectacular trip into the past)

E ae, galera! Liguem-se nesse vídeo sobre o trecho entre Curitiba e Morretes. O som original tá em inglês, então abaixo do vídeo vou colocar a tradução pra vocês:

“Já que haverá muito para entreter os visitantes para Curitiba durante a Copa do Mundo, para os fãs que estão ansiosos para explorar além dos limites da cidade, o Great Brazil Express pode ser uma boa opção. Construído como um banquete para os sentidos, a viagem de Curitiba para Morretes a bordo do primeiro e único trem de luxo do Brasil leva a algumas das paisagens mais robustas e espetaculares do Paraná.

Ocasionalmente uma rota turística, a ferrovia é predominantemente utilizada para o transporte de mercadorias de alguns estados do Brasil até o porto de Paranaguá. Estima-se que 9.000 trabalhadores foram envolvidos na sua construção, embora cerca de 50 por cento tenham morrido durante os cinco anos que levou para completar o projeto.

Mais de um século depois, em 2008, o Great Brazil Express carrega no máximo 22 passageiros, em sua maioria estrangeiros. Uma vez a bordo, os poucos sortudos são transportados de volta no tempo com a decoração e os móveis muito de acordo com o período colonial do Brasil.

Nos controles da cabine está Rubens Bittencourt, que trabalha nos trilhos desde 1966. Um forte fã de futebol, ele gostaria de ver um dos jogos na cidade, mas entende que talvez esteja muito ocupado e que isso possa ser um grande ‘booom’ para o Great Brazil Express.

Para aqueles que pegarem um dos trens da companhia para percorrer todo o caminho até Paranaguá, verão 30 pontes, 14 túneis e paisagens deslumbrantes da Serra do Mar e Mata Atlântica viver muito tempo na memória.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara de Curitiba aprova suspensão de reajuste e limita correção do IPTU em 2022

O projeto da Prefeitura que adia a revisão da Planta Genérica de Valores e garante que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não sofra reajuste em 2022 foi aprovado, por unanimidade, nesta segunda-feira (06/12) em primeiro turno na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A proposta, que recebeu 38 votos favoráveis, será votada em segundo e último turno nesta terça-feira (07/12).

Confirmada a aprovação, a atualização da Planta Genérica de Imóveis fica adiada para outubro de 2022, sendo que o reajuste que será aplicado valerá para 2023.

Dessa forma, os reajustes que estavam em vigor nos últimos anos, de 4% para imóveis residenciais, e de 7% para terrenos (mais a inflação), não serão praticados no IPTU 2022, que terá apenas a correção pela inflação, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A revisão da Planta Genérica de Valores atualizaria o valor venal dos imóveis da cidade, de acordo com o mercado. Com isso a cobrança do IPTU poderia variar acima da inflação para aqueles imóveis com valor venal defasado.

“A atual pandemia de Covid-19 teve repercussão no campo econômico, diminuindo a renda de muitas famílias e a receita de muitas empresas, que foram obrigadas a paralisar suas atividades. Fazer essa correção, neste momento, traria inúmeros prejuízos para população”, diz a mensagem da Prefeitura no projeto.

A revisão da Planta Genérica é prevista pela legislação. A Lei Complementar nº 40, de 18 de dezembro de 2001 determina, no § 2º do art. 36, que o Poder Executivo deve encaminhar ao Poder Legislativo, até o dia 15 de outubro do primeiro ano do mandato, projeto de lei com proposta de atualização dos valores unitários de metro quadrado de construção e de terrenos, constantes na Planta Genérica de Valores Imobiliários

No entanto, a valorização imobiliária observada nos últimos quatro anos e a entrada em vigor da nova Lei de Zoneamento, em agosto de 2020, provocaram consideráveis alterações na ocupação urbana, com reflexos diretos no valor venal dos imóveis na capital.

Voos de balão no Jardim Botânico passam a ser nas manhãs de quartas e sextas

Os voos de balão no Jardim Botânico vão passar a ser no período da manhã, às quartas e sextas, a partir desta semana. A mudança no horário, prevista inicialmente para começar no dia 15/12, busca reduzir a possibilidade de cancelamento do voo devido ao mau tempo. Os passeios vão ocorrer das 8h às 10h.

A prática do balonismo é realizada em condições climáticas favoráveis, tais como ausência de chuva e vento forte. Nos casos de intempéries, o voo cativo poderá ser cancelado.

Até a semana passada, o passeio estava sendo feito das 17h às 19h, às quartas e sextas.

Nos fins de semana (sábado e domingo), o Voo de Balão Ademicon no Jardim Botânico continuará a ser das 16h às 19h.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval,  Consórcio Servopa, Loterias Caixa/Governo Federal, Copel Telecom e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.