Curitiba e Foz terão novos voos diários a partir de março

Curitiba e Foz do Iguaçu, na Região Oeste, passarão a ter novos voos diários a partir de 29 de março, data em que a capital paranaense comemora 327 anos. O anúncio foi feito pela Latam Airlines Brasil nesta quarta-feira (12).

A companhia ampliou de 2 para 16 o número semanal de voos diretos entre as cidades. De acordo com a Latam, o investimento reflete a atenção com as oportunidades no Paraná, onde a companhia mantém contrapartidas em acordo para a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aviação.

“É uma conquista importante para todo o Paraná porque Foz do Iguaçu é o nosso grande atrativo e a porta de entrada de visitantes estrangeiros no Estado. Dali, eles podem aproveitar para conhecer as belezas de outras cidades paranaenses”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Com investimentos em infraestrutura e a divulgação do Paraná como destino turístico, queremos ampliar o turismo no Estado, uma forma barata de gerar emprego nos municípios”, disse.

As novas frequências serão operadas com aeronaves Airbus A319 que acomodam 126 passageiros em classe Economy e 12 em Premium Economy. Os voos adicionais serão diários na rota Curitiba-Foz do Iguaçu com saída as 10h55; e na rota Foz do Iguaçu-Curitiba com saída as 13h20.

Atualmente, a Latam já opera cerca de 280 voos semanais no Paraná nas seguintes rotas: Curitiba-Guarulhos, Curitiba-Brasília, Curitiba-Congonhas, Curitiba-Porto Alegre, Curitiba-Santos Dumont, Curitiba-Foz do Iguaçu, Foz do Iguaçu-Congonhas, Foz do Iguaçu-Galeão, Foz do Iguaçu-Guarulhos, Foz do Iguaçu-Santos Dumont, Londrina-Congonhas, Londrina-Guarulhos e Maringá-Guarulhos.

As companhias aéreas Azul e Gol também fazem a rota entre a capital paranaense e Foz.

CHILE – A nova rota reflete o bom momento do turismo em Foz do Iguaçu. Em janeiro, companhia aérea low cost (baixo custo) Jet Smart começou a operar voos diretos para Santiago, no Chile. São dois voos semanais, às quintas-feiras e aos domingos, com preço final a partir de R$ 299 por trecho, já incluindo as taxas. Em 2019, foram cerca de 2,4 milhões de embarques e desembarques no Aeroporto Internacional das Cataratas, de acordo com balanço parcial da prefeitura.

Os voos entre Santiago e Foz do Iguaçu têm 2h20 de duração. Eles saem de Foz às 21h05 nas quintas-feiras e às 17h30 nos domingos. Na capital chilena as decolagens são às 17h30 na quinta-feira e às 17h45 nos domingos.

OUTROS DESTINOS – Do Aeroporto das Cataratas já saem voos diários para Lima, no Peru, operados pela Latam. Em dezembro, começou a operação da companhia boliviana Amaszonas, ligando a cidade paranaense a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com conexões para outros destinos nos países andinos, como Cusco (Peru), Iquique (Chile), e La Paz e Uyuni, também na Bolívia.

AVIAÇÃO – A nova operação ajuda a consolidar o Paraná como uma das maiores malhas aéreas do País. O programa Voe Paraná, lançado pelo Governo do Estado em 2019, retomou a aviação regional no Estado, com rotas operadas pela Gol ligando Curitiba a 10 cidades do Interior.

O Aeroporto de Guarapuava (Centro) foi reinaugurado e passou a receber um voo comercial semanal da Azul. A companhia aérea Voepass (antiga Passaredo) abriu a rota ligando Ponta Grossa, nos Campos Gerais, ao aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo. Ainda para este ano estão previstas novas rotas internacionais para Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai) e para a cidade do Panamá.

PISTA – Foz do Iguaçu conseguirá aumentar a quantidade de voos e rotas com a ampliação da Aeroporto Internacional das Cataratas. Custará R$ 53,9 milhões e ficará pronta em 2021. A modernização foi incluída no pacote de investimentos da Itaipu Binacional e da Infraero a pedido do governador Ratinho Junior, em agosto do ano passado.

A pista atual tem 2.195 metros de comprimento por 45 metros de largura, e é considerada curta para decolagem de voos de longa distância. Hoje não é possível decolar com o tanque cheio, o que impossibilita voos diretos para os Estados Unidos e a Europa.

A nova terá 2,8 mil metros, 605 metros a mais que a atual. Além disso, será aplicada uma camada de revestimento de Stone Matrix Asphalt (SMA), que dá ganho de performance de 20% às aeronaves, o que permite autonomia de voos para locais como Miami, Nova York, Lisboa e Madri.

As obras incluem, ainda, melhorias na área de check-in, ampliação das salas de embarque e desembarque, implantação de escadas rolantes, carrosséis de bagagem, novos elevadores e quatro pontes de embarque (fingers). Esse conjunto deve aumentar a capacidade do aeroporto de 2,6 milhões para 5 milhões de passageiros ao ano.

Show do Harry Styles em Curitiba terá ônibus de graça na volta

Show do Harry Styles em Curitiba terá ônibus de graça na volta

O show do cantor britânico Harry Styles em Curitiba no sábado (10/12), na Pedreira Paulo Leminski, vai contar com ônibus de graça na volta. A  Urbanização de Curitiba (Urbs), a pedido dos organizadores do evento, vai colocar seis ônibus gratuitos para o transporte do público na volta do show. O espetáculo faz parte da turnê Love on Tour, que no Brasil passa também por São Paulo e Rio de Janeiro.

O ônibus vai operar entre 22h e meia-noite, da Pedreira Paulo Leminski até a Praça Tiradentes, linha direta sem paradas no trajeto. O show do ex-membro do grupo One Direction está marcado para às 21h. A abertura dos portões é às 17h.

A Urbs informa que a operação é contratada pelos organizadores do evento e não trará prejuízo para as demais linhas do transporte coletivo, já que a circulação é fora do horário de pico. Os ônibus ficam estacionados na  Rua João Gava, próximo ao cruzamento com a Rua Antônio Kraininski.

Desvios de ônibus

Por conta dos bloqueios de trânsito nas imediações da Pedreira Paulo Leminski, os usuários do transporte coletivo devem ficar atentos: terão alteração de trajeto as linhas 181 Mateus Leme; 979 Turismo; 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário).

A linha 181 Mateus Leme terá itinerário desviado para as ruas Aldo Pinheiro, Padre José Joaquim Goral e Mateus Leme. A linha 979 Turismo, para as ruas Evaldo Wendler e Nilo Peçanha.

As linhas 020 Interbairros II (horário) e 021 Interbairros II (anti-horário) terão itinerário desviado para as ruas Nilo Peçanha e Mateus Leme em ambos os sentidos.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Veja as atrações do Natal de Curitiba para aproveitar a quinta-feira ensolarada

Feira de Natal da Praça Osório. Curitiba, 03/12/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O sol promete brilhar nesta quinta-feira (8/12) e o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 está cheio de programas para curtir o calor do dia. A roda-gigante na Vila Electrolux é uma das opções. A atração na Praça Santos Andrade abre das 16h às 22h. Quem quiser chegar antes, pode aproveitar a tradicional feirinha de Natal, com as bancas de gastronomia e artesanato.

Confira aqui a programação do Natal de Curitiba nesta quinta-feira (8/12).

O Natal também vai para dentro do histórico Instituto de Educação do Paraná nesta quinta. Às 11h, uma das instituições mais antigas do estado será palco do espetáculo Encantorias – Cantos e Encantos do Natal, que será apresentado para estudantes, professores e funcionários da centenária escola paranaense.

A programação natalina do dia tem ainda uma cantata na Defensoria Pública, no Centro Histórico. A partir das 18h, personagens caracterizados vão ocupar as janelas e sacadas do imóvel de 1898, que fica atrás da Catedral de Curitiba, e se apresentar para o público que transitar pelo calçadão da Rua José Bonifácio, perto da praça Tiradentes.

Outras atrações do Natal de Curitiba seguem pela cidade, como os dois carrosséis: do Natal Condor no Passeio Público e o Carrossel de Luz do Marista, no parque Tanguá. Ambos são um convite para um passeio com as crianças.

Espetáculos noturnos

Sem previsão de chuva, turistas e curitibanos podem aproveitar para assistir aos espetáculos natalinos que acontecem no começo da noite. Na quinta-feira as opções são o Auto na Ilha da Ilusão, no Passeio Público, a projeção mapeada no Paço da Liberdade e a última apresentação de O Grande Circo Místico, nas Ruínas de São Francisco, no Largo da Ordem.

Atrações do Natal de Curitiba desta quinta-feira (8/12)

    • 6h – Presépio no Parque Lago Azul (Rua Colomba Merlin, 831, Umbará)
    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, Centro)
    • 10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, Centro)
    • 14h – Carrossel de Luz Marista no Parque Tanguá (Parque Tanguá, Taboão)
    • 14h – Natal Condor no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 370, Centro)
    • 15h – Auto de Natal na Rua da Cidadania do Boqueirão (Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430, Boqueirão)
    • 16h – Roda-gigante e Vila Electrolux (Praça Santos Andrade, Centro)
    • 18h – Cantatas na Defensoria Pública (Rua José Bonifácio, 68, Centro)
    • 19h – Caminho de Luz Ligga no Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 1.220, Boqueirão). Ônibus especial com embarque e desembarque no Terminal do Boqueirão
    • 19h – Caminho de Luz da Ligga no Parque Barigui (Parque Barigui). Ônibus especial com embarque e desembarque no Terminal Campina do Siqueira
    • 19h – Árvore de Natal Centro Cívico (Avenida Cândido de Abreu, 817, Centro Cívico)
    • 19h – Árvore do lago no Parque Barigui (Parque Barigui)
    • 19h – Árvore de Natal da Rotatória do Parque Barigui (Av. Cândido Hartmann, 2.355, Bigorrilho)
    • 19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Calçadão da XV de Novembro, Centro)
    • 19h – Jardim dos Sonhos Ademicon (Jardim Botânico)
    • 19h – Decoração da bola de Natal do Clube Athletico Paranaense na Praça Afonso Botelho (Rua Engenheiros Rebouças, 3.020, Água Verde)
    • 19h30 – Natal da Família Moletta (Rua Nicola Pellanda, 5.962, Umbará)
    • 19h30 – Natal Família Madalosso (Avenida Manoel Ribas, 5.875, Santa Felicidade)
    • 19h30 – O Grande Circo Místico (Av. Jaime Reis, 215, São Francisco)
    • 20h30 – Natal no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189)

A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 com o patrocínio das empresas Rede Condor, Ligga, Electrolux, Ademicon, O Boticário, Clube Athletico Paranaense, Uninter, Marista, Consórcio Servopa, Grupo Barigui, Volvo, ParkShoppingBarigüi e Hard Rock Café. A decoração poderá ser apreciada até 8 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2022 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba