Curitiba é a capital com a maior inflação nos preços de produtos e serviços neste ano

Curitiba é a capital do país onde os preços de produtos e serviços tiveram o maior aumento neste ano. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgados nesta quinta-feira (9), indicam que a cidade sofreu com uma inflação de 7,72% entre janeiro e agosto de 2021.

Levando em conta o acumulado dos últimos 12 meses, Curitiba também lidera a tabela de capitais brasileiras com um aumento de 12,08%. A média do país para este período foi uma inflação nos preços de 9,68%.

Em entrevista à Banda B, o professor e economista, José Pio Martins afirmou que existem diversos fatores que podem explicar esse aumento nos preços mais acentuado em Curitiba. Um deles seria a predominância do setor terciário na cidade e o frio intenso que atingiu a região.

“Curitiba é uma capital com grande predominância do chamado setor terciário, que é o comércio e serviços em geral. Outro aspecto são os chamados hortifrutigranjeiros que são produtos com um peso muito grande na alimentação aqui da região. E esses produtos sofrem muito com queda de produção e de oferta quando há uma situação de frio intenso, que mesmo tendo durado pouco, foi suficiente para criar geadas e destruir as hortaliças”, explicou Pio Martins.

O coordenador do curso de Economia da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), Jackson Bittencourt, apontou ainda outros motivos para a inflação na capital paranaense, como a alta do custo da energia elétrica, dos combustíveis e a estiagem que assola todo o estado.

“A carne bovina é outro produto que subiu muito o preço. Gás de cozinha também, óleo de soja, arroz e feijão, então é um conjunto de fatores. Outro importante fator é a estiagem. Ela bateu muito forte no Paraná e isso afeta toda a produção de alimentos. A preocupação é com relação ao que vem ainda, pois a estiagem ainda não deu sinais de melhora”, disse o coordenador.

Em relação ao índice mensal do IPCA, Curitiba teve um aumento de 1,21% nos preços em agosto em relação a julho. O número é o terceiro maior do país, ficando atrás apenas de Brasília e Vitória.

Informações Banda B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pista Municipal de BMX recebe novas bicicletas para aulas gratuitas

A Pista Municipal de BMX da Prefeitura, no Parque Olímpico do Cajuru, recebeu novas bicicletas e equipamentos para serem usados nas aulas gratuitas de BMX do projeto Escola+Esporte=10 (EE10). Foram entregues, nesta quinta-feira (21/10), 31 novas bicicletas e 20 capacetes.

Os equipamentos foram comprados com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba) da Fundação de Ação Social (FAS). 

A pista com padrões internacionais foi inaugurada em junho e desde o início de agosto oferece aulas gratuitas para crianças e adolescentes do projeto EE10 e para a comunidade aos fins de semana. 

Para participar, os interessados devem conferir turmas e horários disponíveis no portal Curitiba em Movimento e também disponível no Curitiba App. Informações sobre horários de aulas também podem ser conseguidos pelo telefone do Núcleo Regional do Cajuru da Smelj, no 3221-2353, ou pelo 3221-2484.

A entrega das novas bicicletas foi acompanhada pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, e pelo secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein. 

Parque Olímpico do Cajuru

O endereço do Parque Olímpico do Cajuru é Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru. Além da Pista Municipal de BMX, o complexo esportivo conta com campos de futebol de areia, de rua e americano, quadra de futebol de salão, academia ao ar livre, área de treinamento de atletismo, um estádio municipal de beisebol e softbol, pista de caminhada e canchas de voleibol.

Nissei vai aplicar vacinas contra a H1N1 gratuitamente a partir dessa quinta-feira (21)

Nessa quinta-feira (21), a Rede de Farmácias Nissei inaugura mais uma sala de Serviços Avançados Nissei (SAN). A unidade está localizada no Ventura Shopping. Para marcar a data, a Nissei vai aplicar gratuitamente 1.674 doses de vacinas tetra contra a gripe H1N1. Além da nova sala do Ventura, a aplicação também poderá ser feita nas farmácias 24h dos bairros Bacacheri, Hauer, Portão e Seminário

Os interessados devem se cadastrar e agendar um horário no site da Nissei (https://www.farmaciasnissei.com.br/influenza-tetra-gripe-influvac-tetra), escolhendo a loja onde será realizada a imunização. 

A vacina tetraviral do vírus Influenza tem indicação de aplicação anual, pois o imunizante passa por atualização constante, realizada por conta das cepas variantes. Pessoas acima dos seis meses de idade, sem restrição, podem receber a vacina.