Confira a programação de Natal em Curitiba

Com o tema Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba, a temporada natalina na capital paranaense terá espetáculos, apresentações e atividades diárias e gratuitas. A programação começa nesta quarta-feira (22/11) e vai até 24 de dezembro. A decoração especial vai embelezar a cidade até 6 de janeiro.

Ilustração de árvore de natal que será montada no Parque Tanguá para a programação do Natal da Luz dos Pinhais.
Ilustração:IPPUC

A programação natalina é um aspecto importante para o fomento do turismo local, segundo o prefeito Rafael Greca. “Curitiba celebrará o Natal com criatividade e de maneira inovadora, com uma programação descentralizada, contemplando todos os bairros da cidade, e uma rede de voluntários e apoio financeiro de patrocinadores”, afirma Greca.

A celebração começa nesta quarta-feira (22/11), às 20h, com a Proclamação do Natal, uma solenidade ao ar livre, no Centro Histórico, em que os sinos tocarão e “anjos” anunciarão a chegada do espírito natalino. O público também verá apresentações de danças étnicas, do Coral Thalia e da Banda Musical da Caximba, além de uma feira de artesanato e gastronomia.

Também nesta quarta, todas as árvores de Natal das dez regionais da cidade serão iluminadas simultaneamente, às 19h.

Nos dias seguintes, apresentações musicais ocuparão diversos pontos na cidade, em todas as regionais. As calçadas do Centro Histórico e da Rua XV de Novembro serão os núcleos das festividades durante o mês do Natal. Confira aqui a programação completa do Luz dos Pinhais: Natal de Curitiba

Decoração

A decoração estará presente nos parques Barigui e Tanguá, que receberão árvores iluminadas de Natal. No parque Lago Azul, um presépio iluminado celebrará o nascimento de Jesus. O Jardim Botânico, por sua vez terá decoração especial, com a iluminação da Estufa e da Árvore da Vida, composta por flores vermelhas.

A Árvore da Vida também poderá ser vista na Rua XV de Novembro. Composta por sálvias vermelhas e com iluminação especial a árvore vai compor o cenário do centro. Em frente aos imóveis históricos da cidade, uma brilhante estrela iluminará a memória da cidade. O Memorial de Curitiba terá uma árvore especial e será decorado com temas natalinos e referências às etnias que formaram Curitiba.

A decoração também terá flâmulas nas cores – verde e vermelho – do Natal na Igreja do Rosário, no Solar do Rosário, na Igreja Presbiteriana Independente, no Palacete Wolf, na Cinemateca, na Catedral de Curitiba, na Capela Santa Maria, no Mercado Municipal e nas Ruas da Cidadania e Regionais.

Ilustração do natal nas Ruas da Cidadania para programação do Natal da Luz dos Pinhais.
Ilustração:IPPUC

PRINCIPAIS ATRAÇÕES

 

Auto de Natal

O Auto de Natal vai acontecer no Reservatório da Sanepar no Alto de São Francisco todas as terças-feiras, de 28 de novembro e 19 de dezembro, às 20h.

 

Feira Especial de Natal

A tradicional Feira Especial de Natal reúne artesãos nas praças Osório e Santos Andrade e oferece produtos com o tema. A feira começa na quinta-feira (23/11) e vai até 23 de dezembro, de segunda à sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 19h.

 

Natal no Paço

Nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, a fachada do Paço da Liberdade receberá projeções de luz de temática natalina para contar a história de Natalia, uma menina que não vê a hora de se tornar adulta para fazer o que quiser. O evento começa às 20h30.

 

O Palácio Encantado

O espetáculo de Natal do Palácio Avenida está na 27ª edição – a segunda sob o comando do banco Bradesco. O tradicional coral se apresentará de 1 a 17 de dezembro, às sextas, sábados e domingos, sempre às 20h15, no Palácio Avenida, na Rua Luiz Xavier, no Centro.

 

Capela Santa Maria

Espaço destinado à música erudita, a Capela Santa Maria será palco do Concerto Natalino Camerata Antiqua de Curitiba, nos dias 15 e 16 de dezembro, às 18h30, e a apresentações da Opera Orchestra Curytiba, de 19 a 22 de dezembro, às 20h.

 

Memorial de Curitiba

Além da cerimônia de Proclamação do Natal, o Memorial será ornamentado com uma árvore étnica, que vai mostrar a cultura das etnias que formaram Curitiba. O programa Pavilhão Étnico terá apresentações de dança folclórica. O Memorial também vai receber a Exposição Oficina Itinerante de Mini Presépios, até 6 de janeiro.

 

Mercado Municipal

O Mercado terá programação especial até 5 de janeiro, com apresentação de coral, aulas de culinária, uma feira especial com produtos natalinos e ainda uma visita do Papai Noel, com distribuição de frutas da época.

 

Nataleluia

Há 20 anos na programação natalina de Curitiba, o Nataleluia é um espetáculo que apresenta a mensagem de Natal com performances ao vivo e com o apoio de mais de 700 voluntários. Reúne orquestra, teatro, dança, um grande coral e efeitos especiais.

Ingressos e informações pelo site: www.nataleluia.com.br

 

Feira de Santa Rita

Evento tradicional promovido pela Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia. A feira é a principal fonte de recursos para atender as mais de 168 entidades carentes cadastradas na associação. São três dias de apresentações musicais e folclóricas em uma grande praça de alimentação e estandes com venda de enfeites, artesanato, roupas, brinquedos, bijouterias.

O evento será dia 1 de dezembro, da 14h às 22h, e nos dias 2 e 3 de dezembro, das 10h às 22h, no espaço Expo Renault.

 

Orquestra no Jardim Botânico

A Orquestra Filarmônica Unicesumar vai se apresentar no Jardim Botânico, ao pôr do sol. Sob a coordenação do Maestro e Diretor Artístico Davi Oliveira, a Orquestra executa um programa de concerto diversificado, constando obras sinfônicas, populares e trilhas sonoras. Conta com 65 músicos que estão organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica. A apresentação será no dia 26 de novembro às 19h30.

 

PROGRAME-SE PARA A ABERTURA DO NATAL

 

22 de novembro

Proclamação do Natal

Local: Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco)

Horário: 20h

 

Iluminação das Árvores de Natal das Regionais

Horário: 19h

Bairro Novo: R. Tijucas do Sul, 1700 – Sítio Cercado

Boa Vista: Av. Paraná, 3600 – Boa Vista

Boqueirão: Av. Mal. Floriano Peixoto, 8430 – Boqueirão

CIC: Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2460 – CIC

Cajuru: Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150 – Cajuru

Matriz: Praça Rui Barbosa, 101 – Centro

Fazendinha/Portão: R. Carlos Klemtz, 1700 – Fazendinha

Santa Felicidade: R. Santa Bertila Boscardin, 213 – Santa Felicidade

Tatuquara: R. Olivardo Konoroski Bueno, s/n – Tatuquara

 

Apresentação de violino dos alunos da Regional Portão

Local: Auditório Antônio Carlos Kraide – Portão Cultural

Endereço: Av. Rep. Argentina, 3430 – Água Verde

Horário: 19h

 

Coral Arautos do Evangelho

Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213 – Santa Felicidade

Horário: 15h

 

Coral dos alunos do CEI Pedro Dallabona

Endereço: Rua Santa Bertila Boscardin, 213 – Santa Felicidade

Horário: 10h

 

Banda da Fanfarra da Escola Municipal Maria Clara Brandao Tesseroli

Endereço: R. João Ribeiro Lemos, 380 – Novo Mundo

Horário: 19h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Últimos dias para inscrições nos cursos da Oficina de Música de Curitiba

Últimos dias para inscrições nos cursos da Oficina de Música de Curitiba

As inscrições para a maioria dos cursos da 40ª Oficina de Música de Curitiba, que será realizada de 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023, terminam nesta sexta-feira (9/12). Este prazo é para os cursos cujos participantes são previamente selecionados pelo professor. Para cursos que não exigem seleção as inscrições continuam abertas.

Nesta edição são oferecidos mais de 110 cursos e 2,5 mil vagas nas áreas de Música Erudita, Música Antiga, MPB e Tecnologia para músicos participarem do evento que reúne em Curitiba, no mês de janeiro, os melhores profissionais da área no cenário nacional e internacional.

O alto nível de professores e o baixo custo dos cursos é a principal característica da Oficina de Música de Curitiba. O valor padrão é de R$ 130, com descontos de 25% para inscrição em dois cursos ou de aproximadamente 40% para inscrição em três ou mais. Também há muitos cursos gratuitos. As aulas acontecerão na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Campus Prado Velho.

Cursos com seleção prévia

Para alunos com maior experiência e interesse em aulas com profissionais virtuosos, existem 52 cursos abertos que exigem seleção prévia do professor. Para isso, no momento da inscrição é necessário enviar um vídeo e um breve currículo.

O professor irá selecionar os alunos entre os participantes ativos e ouvintes. Ambos terão a oportunidade de aperfeiçoar conhecimentos com mestres consagrados mundialmente.

Artistas renomados com destaque no corpo pedagógico exigem seleção prévia, como os professores de Música Antiga e Erudita, Robin Blaze e Raquel Andueza; de canto, a violista russa Anna Serova, os violinistas Andrey Baranov, Betina Stegmann, Cármelo de los Santos e Gabriela Queiroz. Destaque também para o novo curso de criação e organização do discurso sonoro em diálogo com filmes mudos com Guilherme Almeida.

Na MPB se destacam os professores de piano Débora Gurgel e Hércules Gomes, Henrique Cazes de cavaquinho, Carlos Malta de saxofone/flauta e o Nailor Proveta de arranjo como identidade brasileira.

A inscrição para as aulas práticas e de orquestras ainda não estão abertas, devem ser preenchidas pelos inscritos nas aulas de instrumento, após a listagem dos participantes ouvintes e ativos.

Serviço

Oficina de Música de Curitiba

De 25 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023

Inscrições aqui

A 40ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal – Pátria Amada Brasil, com apoio master da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, e patrocínio da Volvo do Brasil Veículos e Copel Distribuição. Também apoiam o evento: Camões – Centro Cultural Português, Embaixada de Portugal no Brasil, Centro Cultural Teatro Guaíra, Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Campus Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná, Família Farinha, Teatro Colón, Teatro Regina Casillo, Universidade Federal do Paraná – Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Projeto realizado com o apoio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba

Jogos do Piá vão levar as brincadeiras tradicionais para sete regionais de Curitiba no sábado

Jogos do Piá vão levar as brincadeiras tradicionais para sete regionais de Curitiba no sábado

As tradicionais brincadeiras dos Jogos do Piá vão alegrar os curitibinhas nas regionais Boa Vista, Boqueirão, Tatuquara, Santa Felicidade, Matriz, Pinheirinho e Portão neste sábado (10/12).

Das 14h às 18h, haverá brincadeiras e festivais gratuitos no CEL Vereador João Derosso do Xaxim (Rua Ana Lopos Canet, 4 – Boqueirão), na Rua da Cidadania do Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2033 – Pinheirinho), no CEL Santa Rita (Rua Carlos Munhoz da Rocha, 620 – Tatuquara) e no CEL Dirceu Graeser, Praça Oswaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, s/n – Centro).

As brincadeiras também chegam à Regional Bairro Novo onde atividades serão na Escola Municipal Heráclito Fontoura Sobral Pinto (R. Lúcio de Oliveira Lara, 75 – Ganchinho). Já na Regional Santa Felicidade os jogos acontecem na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho (R. Eduardo Jarnicki, s/n).

Por fim, das 13h às 17h, na Regional Portão, as brincadeiras serão na Escola Municipal Nansyr Cecato Cavichiolo (Rua Francisco Parolin, 930 – Parolin).

Para a família

Profissionais da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) estarão no local para orientar atividades que são para toda a família e oportunizam que as mais diversas gerações se divirtam juntas. Os jogos contam com atividades como pintura no papel kraft, rolimã, pipa, perna de pau, bolinha de gude, bete ombro, futebol de botão e muito mais.

Todas as ações são gratuitas e fazem parte do Curitiba Viva Bem.

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.

Veja a matéria no site da Prefeitura de Curitiba