Comunidade polonesa comemora os 150 anos da imigração

A comunidade polonesa comemora os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes em Curitiba com o lançamento, nesta quinta-feira (30/9), de um selo dos Correios que faz referência a esse marco histórico. O evento será às 15h, no Memorial de Curitiba.

Organizado pelo Núcleo Pilarzinho da Braspol (Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil), contará com a presença do embaixador da Polônia Jakub Tadeusz Skiba e da cônsul geral em Curitiba Marta Olkowska, além de autoridades brasileiras.

Após a cerimônia no Memorial, haverá uma missa solene, às 19h30, na Igreja São Marcos, na R. João Gava, no Pilarzinho. As comemorações continuam durante o mês com mais atividades.

No dia 10 de setembro, às 10h, haverá uma missa na Catedral Basílica celebrada pelo arcebispo José Antonio Peruzzo, e às 14h, uma série de atrações no Memorial da Imigração Polonesa – Bosque do Papa, com execução de hinos, apresentação de grupos folclóricos, descerramento de placa e abertura de exposições. 

As festividades contam com o apoio da Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado, Câmara de Vereadores, Consulado Geral da República da Polônia, associações de cultura polonesa e entidades da Igreja Católica.

A chegada
 

Os primeiros imigrantes poloneses em Curitiba se instalaram no bairro Pilarzinho em 1871. Eram 34 famílias vindas da região da Silésia.

Nas décadas seguintes, até a década de 50 do século XX, outros grupos se juntaram aos pioneiros. Junto com a população já radicada e migrantes de outras etnias, ocuparam e desenvolveram a economia e a cultura do bairro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.