Em um mercado onde a experiência do usuário é cada vez mais valorizada, a criação de espaços com forte personalidade e autenticidade se destaca como a principal tendência no design de interiores. Para suprir essa necessidade, bons projetos de arquitetura têm se tornado um elemento chave para o sucesso de estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e baladas.
“Ninguém mais aguenta espaços que são mais do mesmo. Hoje, é fundamental que o design reflita a essência da marca, criando uma experiência única para os clientes. Isso requer um profundo estudo do branding, para que o espaço reverbere a personalidade da marca”, explica o arquiteto André Henning.
A iluminação é um dos elementos mais importantes no design de interiores desses espaços. André ressalta que ela pode elevar ou destruir completamente um projeto. “Restaurantes geralmente pede uma iluminação mais amena, porém não podemos levar isso como regra. Locais que servem fresh food, por exemplo, tendem a ser valorizados por elementos com iluminação mais viva”, comenta.
O arquiteto salienta que o design de interiores não é apenas estético. A escolha dos materiais e o planejamento do espaço devem levar em conta a durabilidade e a funcionalidade. “Em ambientes de alto tráfego, como baladas, onde o desgaste é inevitável, escolher materiais resistentes e fáceis de limpar é essencial para garantir a aparência e funcionalidade à longo prazo. Já em restaurantes, onde os clientes permanecem sentados e o espaço de circulação é mais confortável, é possível utilizar materiais diferenciados, como papel de parede, quadros, esculturas, entre elementos decorativos para deixar o ambiente mais interessante”, diz.
Por fim, André destaca que o design do espaço deve contribuir para uma experiência memorável. “A arquitetura e o design de interiores são fundamentais para criar uma experiência única para os clientes. No entanto, o sucesso de um empreendimento depende de um conjunto de fatores, incluindo a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. A arquitetura pode atrair os clientes, mas a experiência como um todo é o que faz com que ele volte”, complementa o arquiteto.
Deixe um comentário