Arquivos

Como harmonizar vinhos com frutos do mar

Você pode não entender nada sobre harmonizações, mas com toda certeza já escutou alguém falando que vinho branco combina com frutos do mar. Com as temperaturas subindo e a temporada de praias chegando no Brasil, o sommelier Luan Felix, do Marcondes Cozinha Autoral, um dos restaurantes mais premiados de Curitiba (PR), preparou algumas dicas para quem quer harmonizar frutos do mar, entre eles peixes, camarões e polvos, com tipos diferentes de vinhos.

“Via de regra, os vinhos brancos são mais recomendados para harmonizar com frutos do mar. Mas opções como os vinhos laranja, espumantes e rosé também são indicadas”, destaca Luan Felix.  

Ficou curioso? Confira algumas dicas de harmonização de vinhos e frutos do mar:

Espumante Nature Rosé Lírica Crua: espumante que revela um mix de notas florais, minerais, com pequenos frutos vermelhos. “É uma produção fantástica da vinícola Hermann, localizada na Serra Gaúcha, com um preço acessível”, revela Felix. O espumante tem um blend de Pinot Noir com Chardonnay, com amadurecimento de 12 meses, e não passa pelo processo de retirada das leveduras (Dégorgement), resultando em um produto com um sabor único e um cor rosa pálido. A dica é harmonizar a bebida com camarões, de preferência empanados, bacalhau, paella valenciana e, até mesmo, polvo.



Backsberg Gravel Road Chenin Blanc: oriundo da África do Sul, o vinho é do primeiro produtor certificado de vinhos neutros em carbono. De cor amarela pálida, é um vinho leve, refrescante, delicado e com notas intensas de pêssego maduro, melão e abacaxi. Tem textura aveludada, elegante, ideal para saborear com pratos refrescantes como saladas de camarões e carpaccio de polvo.

Georgian Sun June Sun: um excelente vinho laranja finaliza a lista. Os vinhos laranjas são produzidos a partir de uvas brancas e as cascas, que não são removidas, ficam em maturação conferindo a cor âmbar característica. O Georgian Sun June Sun é da região de Kakheti, a principal área vinícola da Geórgia. “É delicioso, tem aroma de pêssego e ameixa em compota, com toques terrosos e de mel. Os taninos finos, acidez gostosa, recomendo harmonizar com peixes com legumes, socarrat de polvo e frutos do mar em geral com temperos orientais”, completa Felix.