Arquivos

Com limpeza e drenagem de córregos, Prefeitura de Curitiba cuida de regiões sensíveis a alagamentos


O Córrego Jardim Esmeralda, no bairro Xaxim, recebeu nos últimos dias ações de limpeza preventiva para preparar o local para enfrentar os períodos de chuva. Sob a coordenação do Departamento de Pontes e Drenagens da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), duas equipes trabalharam na retirada de dejetos e materiais que podem obstruir os canais de escoamento de água.

A ação diminui o risco de enchentes e alagamentos na região e aconteceu ao longo de 150 metros do córrego na Rua Dante Honório, margeando a Praça Jardim Esmeralda. Iniciado em 31 de julho, os serviços duraram uma semana, encerrando na última segunda-feira (7/8).

A ação utilizou duas retroescavadeiras e retirou aproximadamente 180 metros cúbicos de dejetos, distribuídos em 12 caminhões.

Ações de limpeza no córrego são constantes uma vez que a região é sensível a alagamentos. O local havia recebido a manutenção em dezembro do ano passado e em abril deste ano. A nova etapa agora foi executada antes do período de chuvas previsto pelos serviços de meteorologia para a semana.

O objetivo dessa ação é desassorear o córrego e assim prevenir alagamentos. O fiscal da obra, Rodrigo Meireles, explica a importância do processo de limpeza.

“Nós retiramos de tudo: vegetação, lixo e até restos de móveis. A população sempre gosta, porque desde que trabalhamos aqui, quase não aconteceu enchentes”, explica o fiscal.

A limpeza do córrego integra o programa Curitiba Contra Cheias, coordenado pela Smop e que reúne obras e ações para tornar a cidade resiliente à ação das chuvas fortes. O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, informa da necessidade de fazer esses trabalhos com frequência.

“Ações como essa são continuas na cidade, até em época de seca, porque são preventivas, preparam Curitiba para os dias das chuvas fortes”, diz Rodrigues.

Outra obra na região

A Secretaria Municipal de Obras também realizou uma limpeza em outro ponto do córrego, na esquina das ruas Coronel Rivadavia Pereira de Morães e Dante Honório, região onde a Prefeitura implantou, há quase três anos, uma bacia de detenção para fazer o controle da vazão das águas que fluem em direção ao Ribeirão dos Padilhas.

“Essa era uma obra mais difícil, tanto que usamos máquinas mais pesadas e demoramos mais tempo. Mesmo assim deu tudo certo e agora o local está melhor preparado para prevenir alagamentos”, explica Rodrigo Meireles, fiscal da obra.

As ações aconteceram em frente à Creche Tia Nenê, na Rua Dante Honório. A diretora da creche, Neira Carmen, valoriza os trabalhos da Prefeitura.

“Quando tínhamos enchentes era uma confusão, principalmente por causa das crianças. Quando eu fiz um pedido por obras no córrego, a Prefeitura veio muito rápido e resolveu, sem incomodar ninguém. Está todo mundo agradecendo agora”, conta a diretora.

Ações em toda a cidade

A Prefeitura de Curitiba trabalha constantemente para prevenir enchentes. São obras, manutenções e serviços de macrodrenagem pelos bairros para ampliar a capacidade de escoamento das águas pluviais.

Nas últimas semanas, também foram feitas ações de limpeza e dessassoramento do Arroio Osternack, na Rua Jundiaí do Sul, no Sítio Cercado; limpeza e dessassoreamento do Ribeirão dos Padilhas, na altura da Rua Guaçuí, também no Sítio Cercado; e a limpeza do Córrego Alto Boqueirão, na Rua Maestro Carlos Frank, no Alto Boqueirão; entre outras atividades preventivas. 

As limpezas preventivas também cumprem uma função importante na saúde da população de regiões com risco de alagamentos. As ações da Prefeitura diminuem o acúmulo de água e lixo, que ajuda a proliferar doenças como dengue e leptospirose.

Ajuda de todos

Além de realizar a macrodrenagem, a Prefeitura de Curitiba realiza a coleta de lixo comum, lixo reciclável, lixo tóxico e lixo eletroeletrônico.

A população também pode fazer a sua parte, evitando jogar lixo nos rios e encaminhando os entulhos a um dos 11 Ecopontos. O cidadão ainda pode pedir à Prefeitura serviços de manutenção, limpeza e desobstrução de valas, galerias de águas pluviais e de caixas de captação, através do Canal 156.

Curitiba Contra Cheias

O programa Curitiba Contra Cheias reúne obras e intervenções capazes de proporcionar maior controle da capacidade de vazão dos rios, diminuindo o potencial destrutivo dos eventuais alagamentos. Limpeza de valas, desassoreamento de canais e rios, limpeza de estruturas coletoras das águas pluviais fazem parte do conjunto de serviços de drenagem que a Prefeitura executa em todas as regionais para tornar Curitiba mais resiliente aos efeitos das fortes chuvas.



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba