Cinco aulões para acompanhar antes do Enem 2022

Os últimos dias antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem ser a chave para a realização de uma prova com mais tranquilidade e segurança. Especialistas em Educação afirmam que o melhor é equilibrar as rotinas de estudos e de lazer, sem deixar de lado as horas necessárias de sono e uma alimentação leve. Por isso, assistir a aulões de revisão com os principais conteúdos cobrados pode ser uma boa forma de relembrar o que é mais importante. Muitos desses aulões são oferecidos gratuitamente, seja de forma on-line ou presencial.

Cinemas viram sala de aula

Em Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná, salas de cinema viram espaços de aprendizado. O Colégio Positivo Londrina e o Colégio Semeador preparam revisões antes das duas etapas do Enem. O 1.º aulão Revisa Enem do Colégio Positivo – Londrina está marcado para sexta-feira (11), no Aurora Shopping, das 13h30 às 18h30. Por sua vez, o Colégio Semeador, em Foz do Iguaçu, realiza seu 1º aulão também na sexta-feira (11), no cinema do Shopping Cataratas JL, das 13h30 às 17h30.

Londrina tem programado, ainda, o 2º aulão Revisa Enem do Colégio Positivo, no dia 18 de novembro, dessa vez no próprio Colégio Positivo, das 13h30 às 18h30. Em Foz, a segunda rodada de revisão é no dia 18 de novembro, no Colégio Semeador, das 13h30 às 17h30. Nos dois casos, os estudantes podem levar um convidado de fora do colégio.

Aulão on-line é aberto ao público em geral

Um dos maiores do país, o Sistema Positivo de Ensino prepara dois aulões, ambos on-line e gratuitos. Os dois encontros, realizados antes de cada uma das provas do Enem 2022, são transmitidos diretamente da Neo Química Arena, em São Paulo-SP, e da Arena Pantanal, em Cuiabá-MT, pelo YouTube do Sistema Positivo de Ensino. Ao vivo, as aulas continuarão disponíveis mesmo depois que as transmissões forem encerradas, o que permite que os candidatos as revejam quantas vezes forem necessárias.

No primeiro aulão, transmitido na quinta-feira (10), das 10h às 12h, foram abordados temas de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. O link para assistir à revisão é: https://sistemapositivo.link/Aulaododia1EnemPositivo2022ge 

Já o segundo aulão vai falar sobre conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza e está marcado para a quinta-feira (17), também das 10h às 12h. O link é: https://sistemapositivo.link/Aulaododia2EnemPositivo2022ge 

Curitiba, Cascavel e Florianópolis têm eventos presenciais

Assim como em Londrina e Foz do Iguaçu, Cascavel, também no Paraná, e Florianópolis, em Santa Catarina, têm eventos presenciais agendados para rever conteúdos que podem ser cobrados no Enem 2022. Realizados, respectivamente, pelo Colégio Passo Certo e Colégio Vila Olímpia, os aulões são gratuitos para alunos das instituições. Cada estudante pode, ainda, convidar outro candidato de fora do colégio para participar.

O aulão do Colégio Passo Certo, em Cascavel, é na sexta-feira (11), das 14h às 17h, na sede do Colégio. Por fim, o Colégio Vila Olímpia, na capital catarinense, realiza a revisão em duas etapas. Na sexta-feira (11), das 15h às 17h, os professores revisam tudo de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Já na sexta-feira (18), a revisão é de Ciências da Natureza e Matemática, das 15h às 17h. Os dois encontros são na sede do Colégio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Site Toda Matéria vai eleger melhor professor do Brasil 

Site Toda Matéria vai eleger melhor professor do Brasil    Primeira edição do prêmio “Professor do Ano” vai reconhecer destaque do ensino fundamental e médio. Comunidade escolar pode indicar os mestres preferidos até 11 de novembro.   Um dos sites de conteúdo educativo mais acessados pelos estudantes brasileiros vai premiar o professor que se destacou em sala de aula. Quem indica os docentes que merecem concorrer ao título do Toda Matéria é a comunidade escolar: a comissão julgadora aceita indicações de alunos, ex-alunos, pais e profissionais da educação que tenham presenciado os feitos do indicado. A primeira edição do “Toda Matéria – Professor do Ano” recebe inscrições por meio de formulário online até 11 de novembro. O vencedor será anunciado em dezembro. Computador, smartphone e uma viagem fazem parte da premiação. 
 
Podem concorrer professores de ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas de todo Brasil. “A proposta é dar destaque aos docentes que, de alguma forma, fizeram a diferença. A dinâmica que criamos para indicação faz com que o verdadeiro reconhecimento venha da própria comunidade escolar”, ressalta Paulo Stenzel, head de marketing da 7 Graus, que é a empresa que administra o Toda Matéria. Os indicados serão avaliados por um time de especialistas em educação que compõem o júri. Há apenas uma categoria premiada e até cinco menções honrosas. 

Mecânica
Nenhum profissional pode se autoindicar, mas é possível que a mesma pessoa indique vários professores, desde que seja usado um formulário avulso para cada nova inscrição. O regulamento está disponível no site todamateria.com.br. A participação é gratuita. 
 
Premiação
O resultado final do concurso será divulgado no dia 16 de dezembro na página online do prêmio: todamateria.com.br/professor-do-ano. O prêmio ao vencedor será composto por: 1 troféu/certificado oficial do Prêmio Toda Matéria; 1 computador portátil; 1 smartphone e 1 vale de viagem. O prêmio “Menções Honrosas” será composto por: 1 certificado atribuído pelo Toda Matéria e 1 voucher para compra de livros. 

Sobre o Toda Matéria
Criado em 2011 pela editora 7Graus, o site Toda Matéria tem o intuito de auxiliar estudantes, professores e pesquisadores no processo de aprendizagem e ensino, proporcionando informações fidedignas sobre temas variados. A missão do Toda Matéria é oferecer conteúdo gratuito e de qualidade com foco na experiência dos usuários. O portal é elaborado por uma equipe de professores, pesquisadores e gestores que produzem, editam, revisam e atualizam os conteúdos permanentemente.

Sobre a 7Graus
A 7Graus é uma empresa tecnológica portuguesa que é líder em mídia na Internet especializada na criação e distribuição de conteúdos gratuitos que ajudam a vida das pessoas de diferentes maneiras. A empresa gerencia mais de 60 sites relacionados à Educação, Cultura, Carreira, Finanças e Tecnologia, incluindo os populares entre os brasileiros Pensador, Calendarr, sinonimos.com.br, todamateria.com.br e antonimos.com.br. 

 

Enem: Reta final! E agora?

Faltam poucos dias para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro. O exame é constituído por quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha. Além disso, tem a redação que possui grande peso na nota final. O início das provas será às 13h30.

Mas lembre-se de chegar antes das 13h pois, nesse horário, ocorre o fechamento dos portões. Para evitar imprevistos, conheça o local da prova antes do dia do exame e saia cedo de casa para que possa chegar com tranquilidade.

Evite o nervosismo por conta do horário para que isso não te atrapalhe na prova. Situações como essa podem causar estresse e ansiedade. Esses são os vilões que podem prejudicar seu desempenho e dedicação para realizar uma boa prova.

Algo que tenho notado bastante é que as pessoas estão sentindo medo de errar. Candidato, não tenha medo de errar! O medo pode gerar uma ansiedade que vai acabar te paralisando.

Além disso, percebo que muitos alunos sentem receio de não conseguir terminar a prova no tempo estipulado. Para evitar que isso aconteça, é necessário saber administrar o tempo e ter familiaridade com a prova. Por esse motivo, fazer exames anteriores é indicado.

Outro temor frequente é o medo de ter “branco”. Acredite na sua preparação! Você estudou e sabe fazer o que é pedido. Se o “branco” acontecer, beba água e tente relaxar. Se achar melhor, pule a questão. Mas se, mesmo assim, o esquecimento persistir, vá ao banheiro e lave o rosto. Assim, você tira seu foco de não estar conseguindo e volta mais relaxado.

O Enem é diferente de outras provas, pois 80% é leitura e interpretação. Por isso, indico que tenham calma e tranquilidade para fazer o exame. Aproveite essa reta final de estudos para treinar a redação, interpretação de textos e fazer uma revisão rápida dos conceitos básicos de cada matéria. Isso vai te ajudar a se sentir mais confiante.

Nos dias que antecedem o Enem é importante ficar calmo para fazer uma boa prova. Você se preparou e conhece a estrutura da prova, não tem o porquê de ficar preocupado ou estressado agora. Tenha, neste momento, dedicação, determinação e disciplina. São os “3D´s” que carrego para tudo na vida. O pensamento positivo tem poder. Acredite! Você se dedicou e uma vaga é sua.

(*) Leonardo Chucrute é professor de matemática, diretor – geral e CEO do Zerohum