Entre os dias 1º e 5 de abril, a Carreta da Inovação estará atendendo nos municípios de Cândido de Abreu, na região central do Estado, e Jandaia do Sul, na região Centro-Norte. Durante a semana o projeto vai oferecer diversas atividades gratuitas e abertas ao público voltadas à inovação, tecnologia, ciência e empreendedorismo.
As atividades em ambas as cidades têm início na terça pela manhã e vão até sábado às 12h. Os atendimentos acontecem terça, quarta, quinta e sexta das 9h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado das 9h às 12h.
Em Cândido de Abreu o projeto irá operar na Rua Dr. Faivre, em frente ao Terminal Rodoviário da cidade. Já em Jandaia do Sul, a Carreta da Inovação fica estacionada na Praça do Café.
O projeto itinerante é promovido pela Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), em parceria com Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
O secretário da Inovação, Alex Canziani, explica que a iniciativa é uma forma de aproximar a inovação daqueles que acabam não tendo um acesso direto a ela. “É uma oportunidade única para levar conhecimento e tecnologia às pequenas cidades, estimulando a curiosidade de jovens e crianças. Estamos democratizando o acesso à ciência e criando um futuro mais inovador para todos os paranaenses”, afirma.
A programação da Carreta da Inovação nas duas cidades conta com demonstrações de impressora 3D e experiências imersivas com óculos de realidade virtual, além de palestras, cursos e workshops em temas relacionados à ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo. A programação completa é disponibilizada diariamente no Instagram da SEI.
SOBRE O PROJETO – Em operação desde janeiro, a Carreta da Inovação já passou por 14 municípios, oferecendo atividades gratuitas para crianças, jovens, adultos e idosos das cidades por onde passou.
Com duas unidades itinerantes, a Carreta da Inovação vai rodar o Estado durante 2025, oferecendo oficinas, workshops e treinamentos em áreas como robótica, inteligência artificial e transformação digital para a população. Os caminhões são adaptados com salas de aula, mobiliário, televisores, computadores, serviço de internet por satélite com conexão Starlink, e outros equipamentos para uso durante as atividades.
Todas as informações sobre locais de atendimento, data e programação das Carretas da Inovação podem ser acompanhadas pelo site e Instagram da SEI.