Arquivos

Caminhada pela vida em Curitiba alerta sobre a prevenção ao suicídio


O Caps Territorial Matriz (Centro de Atenção Psicossocial), o Distrito Sanitário da Matriz e a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) promovem nesta quinta-feira (28/9), às 10h, no Jardim Botânico, a atividade de conscientização Caminhando Juntos pela Vida: Passo a Passo pela Valorização e Esperança.

Alusivo à campanha nacional contra o suicídio Setembro Amarelo, o evento apresenta os locais de atendimento especializado à saúde mental do município. O público também será orientado sobre os sinais mais evidentes relacionados aos casos de suicídio.

Segundo a organização, o Jardim Botânico foi escolhido para a atividade pela harmonia natural e a grande circulação de pessoas para práticas de atividade física e lazer.

 

Atendimento especializado

Durante a ação, serão divulgados entre os visitantes do Jardim Botânico os pontos de atendimento em saúde mental, entre eles as Unidades de Saúde, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial).

“A ideia é informar, conscientizar e esclarecer a população para o fato de que quando uma pessoa está em sofrimento pode, sim, buscar um dos equipamentos da rede de saúde do município”, disse Cristiane Aragão, coordenadora do Caps Territorial Matriz

Além disso, a ação busca estimular as práticas saudáveis como meio de promoção à saúde mental e também motivar a presença mais constante de familiares, amigos e colegas de convívio social dos visitantes abordados, às atividades oferecidas gratuitamente no Jardim Botânico.

Reflexão sistêmica

A ação de conscientização inclui ainda caminhada de contemplação pelo Jardim Botânico, atividade de relaxamento e reflexão com o público sobre o tema.

A organização também vai repassar orientações específicas de observação pessoal sobre os sinais ligados ao suicídio, à depressão e a outros transtornos de saúde mental.

São sinais de alerta para buscar ajuda mudanças bruscas e repentinas de comportamento, alteração recorrente do sono, isolamento social, prejuízo nas relações, mudança nos hábitos alimentares.

“Às vezes percebemos esses sinais em conhecidos e não sabemos o que fazer para ajudar. Buscar os serviços de saúde é o caminho”, destacou Cristiane Aragão.

Pontos de atenção

Para comportar essa eventual demanda de casos de tentativas de suicídio e/ou transtorno mental, em meio à população, os pontos de atenção, conforme explicou Cristiane, permanecem preparados continuamente para atender a população.

Em Curitiba, qualquer pessoa, em estado de sofrimento interior ou mesmo quem deseja pedir ajuda, pode se dirigir às Unidades de Saúde, ligar para o número da Central Saúde Já (3350-9000) e buscar o Caps.

Na Central de Saúde Já o usuário pode ser atendido por profissionais da enfermagem e médicos que realizam orientações, atendimento e encaminhamentos necessários.

Serviço: Setembro Amarelo

Campanha nacional de conscientização contra o suicídio

Data: quinta-feira (28/9), às 10h
Local: Jardim Botânico
Ponto de Encontro: Escadaria da Estufa do Jardim Botânico



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba