Arquivos

Caminhada Anjo Guia busca inclusão social das pessoas com deficiência


O prefeito Rafael Greca recebeu nesta sexta-feira (11/8) no Palácio Solar 29 de Março os organizadores do projeto Anjo Guia, caminhada de inclusão social das pessoas com deficiência.

A caminhada terá cerca de 3 quilômetros e será realizada em 26 de novembro. As pessoas com deficiência participantes vão caminhar ao lado de participantes interessados em serem seus “anjos guia”. Ao final do percurso, cada um da dupla vai receber uma medalha em forma de meia asa. Unidas, as duas medalhas vão formar as asas de um anjo.

Segundo o empresário Marcos Pinheiro, organizador do evento, o objetivo da caminhada é levantar fundos para a escola Vivian Marçal, que oferece atendimento pedagógico e clínico (fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia) para pessoas com deficiência.

O comediante Fagner Zadra, que ficou paraplágico após um acidente, será o embaixador do evento. São esperados mais de 3 mil participantes e toda a arrecadação das inscrições e doações (fraldas, produtos de higiene, cadeiras de rodas e equipamentos para recuperação física dos alunos) vão beneficiar a Associação do Deficiente Motor, que mantém as duas unidades da Escola Vivian Marçal: a do Centro (sede) e das Mercês.

“Há 46 anos a instituição atende famílias dos alunos carentes, dando orientações sobre os órgãos de assistência social de apoio à pessoa com deficiência, benefícios possíveis. Como a escola sempre precisa de recursos para fazer o bem, a união de forças vai transformar o fim de ano de centenas de famílias”, afirmou Marcos.  

A Associação do Deficiente Motor atende cerca de 250 alunos com paralisia cerebral associada a múltiplas deficiências.

“Essa é uma grande iniciativa que nós temos orgulho em apoiar. A caminhada vai simbolizar o bem que desejamos a todos e será feita na época mais especial do ano, perto do Natal de Curitiba. O maior encontro de anjos guia do Brasil vai acontecer em Curitiba, uma cidade que respeita e apoia quem mais precisa”, disse o prefeito Rafael Greca.

Além da Associação do Deficiente Motor, todo dinheiro e doações arrecadadas serão divididas entre as demais instituições parceiras do evento.

Participaram do encontro o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr; o diretor de Lazer da Smelj, Jean Emmanuel Kulcheski; a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Curitiba, Denise Moraes; e o vereador Alexandre Leprevost, que também apoia o projeto.  



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba