Belcher Farmacêutica e PUCMED assinam convênio para produção de medicamento à base de canabidiol no Brasil

A Belcher Farmacêutica, especializada no desenvolvimento, fabricação e distribuição de medicamentos complexos, e a Productora Uruguaya de Cannabis Medicinal (PUCMED) acabam de assinar um convênio com foco na produção de fármacos à base de canabidiol no Brasil. A parceria foi firmada no último final de semana, durante a Expocannabis 2022, com a presença de Sérgio Vázquez, representante do Ministério da Agricultura do Uruguai e membro da junta diretiva do Instituto de Regulação e Controle de Cannabis (IRCCA). O convênio terá validade a partir de 2023.

Fundada em 2011, em Maringá (PR), a Belcher Farmacêutica tem ainda duas sedes na Flórida, nos Estados Unidos, país que é o maior consumidor de medicamentos com canabidiol do mundo. Além disso, a empresa conta com parceiros estratégicos e tecnológicos no Brasil e no exterior, como Israel, Suíça, Itália, China, Índia, Rússia, Canadá, Paraguai, Uruguai e Polônia, entre outros.

Já a Productora Uruguaya de Cannabis Medicinal (PUCMED) foi fundada em 2019, na Zona Franca de Florida, no Uruguai, e conta com sede internacional em Curitiba (PR). A empresa se consolidou como uma das grandes referências mundiais no cultivo de flores de cannabis e no fornecimento de derivados de biomassa vegetal para fins industriais e científicos. Em solo uruguaio, a produtora conta com uma área com 8 hectares para o cultivo de flores de cannabis, que seguem os mais elevados padrões globais de excelência para uso medicinal. São 11.000 m² de estufas climatizadas, com produção semihidroponia, e 5.000 m² de área aberta para cultivo orgânico desenvolvido somente com produtos autorizados pela União Europeia.

“Este consórcio será pautado no desenvolvimento de novos produtos com o objetivo de aumentar a acessibilidade de medicamentos com canabidiol para a população brasileira. Visamos garantir um produto de qualidade e com valores mais acessíveis, já que todo o processo, desde o cultivo até a formulação das receitas, será realizado pelo consórcio PUCMED-Belcher no Brasil”, conta o CEO da PUCMED, Dr. Alfonso Cardozo.

Com o convênio, que contou com o intermédio da BW Trading, as empresas passam a trabalhar em parceria para o desenvolvimento do mercado brasileiro, utilizando toda a expertise farmacêutica da Belcher e a excelência na produção de flores de cannabis que transformaram a PUCMED em uma referência global. Além disso, os produtos produzidos serão introduzidos no mercado pela startup Anna Medicina Endocannabinoide, que acaba de lançar um marketplace para a aquisição de produtos com canabidiol no Brasil e vai criar os primeiros espaços físicos sobre o tema no país: na Santa Casa de Curitiba, hospital referência no Estado, e no Eco Medical Center, um ecossistema completo de clínicas e serviços médicos.

“Estamos muito orgulhosos com esse consórcio firmado com a PUCMED que vai nos permitir iniciar um novo ciclo para melhor atender os pacientes do mercado brasileiro, a partir da elaboração de medicamentos mais acessíveis, devido à solução logística do nosso país vizinho Uruguai, e seguindo os padrões de certificações internacionais e autorizações sanitárias da Anvisa”, diz o CEO da Belcher Farmacêutica, Emanuel Catori.

Cannabis medicinal no Brasil e no mundo

Atualmente, duas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a 327 e a 660, regulam a importação e a aquisição de produtos com as propriedades do canabidiol no país, respectivamente. Uma das obrigações é a exigência de receita médica, independentemente do tipo de produto: dos óleos aos cosméticos, incluindo pomadas, bandagens e comprimidos.

Na América Latina, países como Chile, Argentina, Colômbia, México e Equador já flexibilizaram suas normas internas, em diferentes níveis, para incluir o uso medicinal da cannabis. Na Europa, Portugal, Alemanha e Bélgica são alguns dos países que já liberam o uso medicinal da planta em algum nível. Nos Estados Unidos, 35 estados regulamentaram a legalização para fins medicinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pelo quarto ano consecutivo, Grupo Marista é reconhecido como Top Employer 2023 no Brasil

Com 57 empresas certificadas em diversos setores da economia, o Top Employer 2023, produzido pela consultoria internacional Top Employers Institute, reconheceu o Grupo Marista como uma das melhores empregadoras do Brasil. A certificação avalia organizações que tenham excelentes políticas de RH e práticas de gestão de pessoas, além de outros itens, como liderança, sustentabilidade, carreira, engajamento e diversidade. 

Este é o quarto ano consecutivo que o Grupo Marista é reconhecido pelo programa de certificação e segue sendo o único que atua no setor de educação. “Transformação digital e uma organização mais ágil e centrada no cliente, são ações que vêm sendo aplicadas internamente nos últimos anos e que seguiremos dando ênfase na nossa caminhada de evolução cultural”, comenta o diretor de Pessoas e Cultura do Grupo Marista, Leandro Figueira Neto. Atualmente, são mais de 12 mil colaboradores distribuídos em todo território nacional.

Neste ano, o programa de certificação Top Employer está presente em 121 países e o selo foi concedido a mais de duas mil instituições que, juntas, somam 8 milhões de funcionários envolvidos em todo o mundo. Saiba mais sobre o programa pelo site

Curitibano Porks prepara lançamento de 4ª unidade em Santa Catarina

Dezenas de preparos com carne suína, desenvolvidos com excelência, e muito chope artesanal, tudo isso comercializado com preços acessíveis (entre R$ 10 e R$ 22), que cabem em todos os bolsos. Em breve, Santa Catarina vai ganhar uma nova e saborosa opção gastronômica, que vai democratizar o consumo de carne suína:  o Porks – Porco & Chope. A rede, que conta atualmente com quarenta e cinco unidades, próprias e franqueadas, espalhadas pelo Brasil, escolheu o município de Criciúma para sediar sua 4ª loja no Estado.

“A carne suína voltou a ser uma tendência em todo o mundo. No Porks oferecemos preparos desenvolvidos com receitas exclusivas e muita excelência sem deixar de lado os preços acessíveis. Com essa fórmula democrática, estamos conquistando nosso espaço no mercado nacional. Agora, queremos expandir nossa atuação no mercado jovem catarinense, e temos certeza de que iremos continuar surpreendendo o público que valoriza a gastronomia bem-feita e com sabores regionais, tudo isso potencializado por um ambiente leve e aconchegante”, comenta José Araújo Netto, fundador da rede Porks – Porco & Chope.

Seguindo modelos internacionais, o Porks aposta em uma operação enxuta e descolada, sem garçons, e com preparos que podem ser consumidos nas mesas ou de pé, até mesmo, na rua. “Nosso modelo de negócio prioriza a experiência única, com muita agilidade no atendimento”, comenta Netto. Para isso, a casa trabalha com preparos deliciosos, que exploram toda versatilidade da carne de porco, e de fácil consumo. No menu, petiscos e sanduíches incríveis, desenvolvidos a partir de receitas exclusivas criadas pela rede.

Entre os destaques do cardápio estão o Porks Bacon Burger, preparado com burger de costelinha de porco, creme de cheddar e tiras de bacon crocante; o Pernil Municipal, um sanduíche de pernil de porco marinado por 12h, coberto por queijo mozzarella e cheiro verde; e o Pork Burrito, novidade da casa, feito com burrito mexicano recheado com pernil desfiado, cheddar, sour cream, cebola caramelizada e chips de batata.

Para quem curte ótimos petiscos, a casa trabalha com uma série de opções criativas e com sabores inconfundíveis. Entre os destaques estão a Porkspóca, pururuca de porco crocante temperada com sal de lemon pepper; o Torresmo de Tira, tradicional torresminho servido em tiras crocantes; o Bei com Melado, tiras de bacon crocante cobertas por melado de cana de açúcar; entre outras opções. Propondo uma harmonização completa, a rede trabalha com uma grande variedade de chopes artesanais e mais de dez opções de drinks.

A nova unidade Porks na cidade de Criciúma está localizada na Av. Imigrantes Poloneses (nº 308). A inauguração oficial está prevista para a segunda quinzena de fevereiro. Mais informações no perfil oficial da unidade no Instagram (@porks_criciuma).

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com