Arquivos

Banana da entrada à sobremesa: desfrute as receitas desses seis endereços

Uma das frutas mais amadas pelos brasileiros tem seu próprio dia no calendário de datas comemorativas. Em 22 de setembro é celebrado o Dia da Banana. O Brasil está entre os quatro maiores produtores de banana no mundo, seu cultivo gera mais de R$ 13 bilhões ao país, de acordo com o Ministério da Agricultura. A maior parte da colheita fica e território nacional, com muito pouco sendo exportado. Essa paixão pela fruta leva o brasileiro às mais diferentes receitas, algumas inspiradas em pratos típicos de outros países e outros bem brazucas.

Confira seis endereços em Curitiba para experimentar diferentes pratos com Banana, da entrada à sobremesa:

Cubano – O bar dedicado à gastronomia de rua latino-americana tem uma pedida inspirada em diversos países. A Guacamole com Chips de Plátano Frito tem grande influência da América Central. Da cozinha mexicana, a guacamole tem abacate com pico de gallo (preparado com tomate, cebola, pimenta e coentro). Já a banana frita em formato de “chips” é bem popular em vários países, do Panamá a Honduras. A combinação é ideal para compartilhar. O Cubano fica na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 15 – Centro. Instagram: @cubanocwb.

Antonina 336 – Aliando alta gastronomia com referências da cultura caiçara, o Antonina 336 tem banana presente em diferentes criações. O mais clássico é o Barreado, servido com vinagrete de banana e farinha de mandioca, mas há ainda o tartare de banana, acompanhamento do Churrasco Caiçara (com escolhas que vão do bife de chorizo ao polvo). Na sobremesa, a Banana milanesa é servida com sorvete de cravo e canela e caramelo de cachaça. Tem até drink autoral com a fruta: o Barthô leva sumo de cítricos, blend de cachaça envelhecida com banana, gim, xarope simples e bala de banana. O Antonina 336 fica na R. Conselheiro Carrão, 336 – Juvevê. Instagram: @antonina336_.

Café Cultura – A fruta tropical combina muito bem com bebidas. Na rede Café Cultura, há a Banana Berry, um smoothie de leite, banana, framboesa e essência de baunilha. Pode-se escolher se o leite é vegetal ou integral. Para comer, a rede tem a Torta Integral de banana. São seis lojas na capital paranaense: ParkShoppingBarigüi (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600), Soho Batel (R. Saldanha Marinho, 1050), Batel (R. Coronel Dulcídio, 558), Cabral (R. São Pedro, 696), Pátio Batel (Av. do Batel, 1868) e São Lourenço (R. Mateus Leme, 4715 – Abranches). Informações no Instagram@cafecultura.

Prestinaria – A casa de pães tem variadas pedidas, incluindo o Banana Bread e a Cuca de Banana, e muito mais. Alguns pratos levam a fruta no acompanhamento de maneiras criativas. O Picadinho de mignon é servido com arroz branco, farofa crocante, crisp de couve, ovo frito e banana da terra assada com laranja. Já a Tilápia e Arroz Negro tem filé de peixe com purê de banana da terra ao leite de coco e curry, arroz negro e vegetais tostados. Esses pratos estão disponíveis nas unidades da Prestinaria no Bigorrilho (R. Euclides da Cunha, 669) e São Lourenço (R. Mateus Leme, 3440). Mais informações no Instagram @prestinaria.

Go Coffee – A rede de cafeterias também celebra a fruta em uma receita de bebida. O Frappe Banoffee é inspirado na tradicional sobremesa, combinando café com leite integral, xarope de banana, calda de doce de leite, chantilly e canela. São mais de 20 endereços Go Coffee em Curitiba, em bairros como Portão, Batel, Juvevê, Alto da XV e Centro Cívico. A lista completa de lojas na cidade você encontra no Instagram @gocoffeebrasil.

Quermesse – Uma sobremesa que conquistou o público é a Banoffee. E o cardápio brasileiro do Quermesse conta com a Banoffee Caseira entre suas opções. A receita da torta recebe banana com doce de leite e cobertura de chantilly. O Quermesse fica na R. Carlos Pioli, 513 – Bom Retiro. Mais informações no Instagram: @barquermesse.