Avenida das Américas é oficialmente inaugurada com a liberação das canaletas exclusivas para ônibus

A Avenida das Américas teve sua inauguração oficial na noite de segunda-feira (27), após a liberação completa do trecho de canaleta exclusiva para ônibus que faz a ligação com o terminal do Boqueirão.

A obra que ficou um longo tempo, paralisada, devido à recuperação judicial da empresa então contratada para realizar a obra, foi retomada em 2019 pelo Governo do Estado via COMEC –  Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, e contou com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais para a conclusão.

A obra atende uma demanda de mobilidade do município e beneficia os usuários das linhas que ligam à Curitiba do terminal Central, Aeroporto e terminal Afonso Pena via Boqueirão, trazendo mais segurança e principalmente  diminuindo o tempo do percurso, já que com a canaleta exclusiva e semáforos sincronizados, os ônibus trafegam em faixa própria e sem dividir espaço com os outros veículos.

 Além das canaletas exclusivas para ônibus, a Avenida das Américas recebeu também iluminações em LED que trouxeram mais visibilidade para o local, ciclovia, melhorias no calçamento e sinalizações verticais e horizontais em ambas as faixas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Câmara debate limite entre São José dos Pinhais e Curitiba

A Câmara dos Vereadores de Curitiba debate nesta terça-feira (06) o projeto de atualização do limite territorial entre os municípios de Curitiba e São José dos Pinhais. A proposta é resultado de estudos realizados pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, em parceria com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e participação das prefeituras.

A intenção da iniciativa é simplificar e determinar, definitivamente, as atribuições de questões administrativas da faixa territorial que divide as duas cidades. Atualmente, o Parque São José, que tem sua administração inteiramente sob responsabilidade de São José dos Pinhais, encontra-se com parte de sua área em Curitiba. A administração do parque sob responsabilidade de São José dos Pinhais está fundamentada na Lei Estadual nº 790/51, que define o limite das cidades. O documento define, ainda, que o limite de Curitiba é descrito da seguinte maneira: “Da foz do Rio Barigui no Rio Iguaçu, sobe por este até a foz do Rio Atuba”.

“Este descritivo já está totalmente desatualizado, não cumpre sua função de delimitar com clareza os territórios dos municípios”, afirma Amauri Pampuch, técnico da Diretoria de Gestão Territorial do IAT.

Segundo o presidente da Comec, Gilson Santos, a proposta de atualização do limite é importante. “Vai corrigir um desentendimento de anos, trazendo mais segurança para ambos os municípios e, principalmente, para a população, que saberá exatamente quem ela deverá cobrar.”

Ele destaca, ainda, que este trabalho deverá ser ampliado para outros municípios que enfrentam o mesmo problema.

NOVO LIMITE – O projeto de atualização prevê que o novo determinante da divisa entre as cidades seja os leitos retificados dos Rios Iraí e Iguaçú. O critério para utilização dos  canais  dos referidos cursos  d’água como delimitante territorial é a fácil percepção visual, de maneira a minimizar possíveis dúvidas dos limites municipais.

Dessa maneira, ambos os municípios mantêm praticamente a mesma área territorial e definem suas áreas administrativas definitivamente, de maneira a evitar possíveis disputas territoriais.

EXTENSÃO – Apesar da mudança, a extensão territorial dos municípios deve passar por alterações mínimas. Isso porque a proposta foi criada buscando manter o atual território, já que nenhum dos dois municípios gostaria de perder áreas e qualquer mudança neste sentido poderia inviabilizar o projeto.

  “O que houve foi um estudo de compensação de áreas para evitar perda territorial que fosse significativa. Alguma alteração de área sempre terá, porém mínima para mais ou para menos”, afirma Pampuch.

A proposta agora será apresentada à Câmara Municipal de Curitiba, onde será debatida pelos vereadores e, na sequência, encaminhada como Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do Paraná, para aprovação do limite proposto. Em São José dos Pinhais, o estudo já foi votado com parecer favorável em junho deste ano.

Informações AEN.

Império do Brigadeiro inaugura nova unidade em São José dos Pinhais

Agora é a vez de São José dos Pinhais receber a Império do Brigadeiro, loja especializada no tradicional doce.

Além dos tradicionais brigadeiros em suas versões gourmet, a loja também oferecerá suas sobremesas em taças, e também outras opções deliciosas. A nova unidade atenderá para consumo no local, retirada no balcão (take away) e delivery.

Foto: Divulgação

A Império do Brigadeiro ficará localizada na Av. Rui Barbosa, 9090 e funcionará das 13h às 18h30 e para delivery desde às 10h, todos os dias da semana.

Há outras unidades localizadas no Sítio Cercado e no Batel.
Acompanhe as novidades da Império do Brigadeiro através das redes sociais: @imperio.brigadeiro e www.facebook.com/imperio.brigadeiro