Aulas gratuitas de dança em Curitiba

Conceituados artistas da dança realizam aulas gratuitas duas vezes por semana na Rua da Cidadania Cajuru. A ação que acontece desde agosto, está dentro do projeto Circuito de Dança nos Bairros, da Casa Hoffmann Centro de Estudos do Movimento. Na última semana quem esteve à frente foi a artista e professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Marila Velloso.

Dança

 

O Circuito Dança nos Bairros é um programa de difusão da dança, realizado pela Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura. Os artistas selecionados através de edital, participam em novembro da Mostra Solar e em contrapartida ministram aulas e apresentações na Regional. A intenção é que no próximo ano o Projeto seja estendido a todas as Regionais.

“Queremos valorizar os profissionais, estimulando os iniciantes. Ótimos artistas se interessaram pelo projeto e já estão dando as aulas. Queremos que a sociedade aproveite tanto as apresentações na Mostra de Solos, como nas contrapartidas no Cajuru”, explica a coordenadora da Casa Hoffmann, Carmen Jorge.

As aulas trabalham alongamento, flexibilidade, jogos e movimentações, elementos das danças urbanas, coreografias e prepara o aluno para o palco. Todo o estudo aplicado e artistas estão alinhados com as diretrizes pedagógicas de dança coerentes com as praticadas na Casa Hoffmann.

“Esse vínculo da Regional com uma proposta pedagógica feita por profissionais da dança é imprescindível. Faz com que as aulas sejam melhores aproveitadas e que o aluno consiga entender o caminho da dança”, explica Marilia.

Alunos
Cada aula tem técnicas diferentes, o que faz com que o aluno possa ingressar na turma em qualquer período do ano. Como Maria Bettborba, de 67 anos, que ao ir quitar o IPTU aproveitou para fazer uma aula de dança. “Foi uma surpresa, descobri e vim. Agora estou me sentindo bem mais leve, quero utilizar em casa todas as dicas do que aprendi aqui, e volto com certeza na próxima semana”, garantiu.

Para a coreógrafa do grupo Street Extreme, Tayna Renisz, de 19 anos, as aulas fazem parte da sua rotina, “se eu falto uma me sinto mal”, explica. A aluna participa também de diversas ações na Casa Hoffmann e conta como a dança interfere na sua vida: “Cheguei desesperada aqui e agora sinto que eu aterrei, me estabilizei. Essas aulas dão um ar pro corpo, o conhecimento e a pratica que adquiro aqui transforma minha alma”, conclui.

Inscrições
Para participar não é necessária inscrição antecipada, apenas preencher um cadastro com informações pessoais no Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Rua da Cidadania Cajuru.

Serviço:
Circuito de Dança nos Bairros: Aula gratuita de dança na Regional Cajuru

Dias: Quartas e sextas-feiras
Horário: das 14h às 15h30
Inscrições abertas
Faixa etária: a partir de 7 anos
Informações: Rua da Cidadania Cajuru/Núcleo Regional Cajuru/Fundação Cultural de Curitiba
Rua Prefeito Maurício Fruet, 2150
Fone: 3361-2302 ou 3361-2304

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check-up: início do ano destaca importância da revisão no carro

Freios, pneus, bateria, escape e outras peças e estruturas são essenciais para o bom funcionamento de um carro. Para evitar prejuízos e acidentes, é de extrema importância que o automóvel seja seguro para motorista e passageiros e para quem trafega nas mesmas vias. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), de janeiro a agosto de 2022, mais de 150 mil motoristas foram multados por conduzir veículos em mau estado de conservação ou reprovados na avaliação de inspeção de segurança veicular. O problema pode ser ainda maior. Em outra pesquisa do Instituto Scaringella Trânsito, falhas relacionadas à manutenção dos pneus, freios, amortecedores, níveis de óleo e de água, funcionamento de luzes e até mesmo o cinto de segurança causam 30% dos acidentes nas estradas. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os carros em movimento  devem estar em conformidade com todas as exigências da lei, ou seja, precisam estar em um estado que não coloque a vida de pessoas em risco. 

Para isso, o serviço de revisão e check-up, quando feito no prazo correto, evita danos ao automóvel e possíveis acidentes. A manutenção preventiva ajuda também no momento da revenda, já que veículos bem cuidados, estética e mecanicamente, atraem compradores com mais facilidade. A revisão é uma bateria de testes que diagnosticam a saúde do carro. “Nesse momento, é observado o estado de conservação e funcionamento de todos os componentes e sistemas, sejam mecânicos ou elétricos. Existindo falhas ou problemas que possam se agravar  no futuro, a oficina responsável fará a substituição preventiva de algumas peças”, explica o gerente comercial da Ford Slaviero, Rogério Lechinski. Ele aconselha que é melhor investir em revisões programadas do que se deparar com gastos maiores em uma manutenção corretiva.

O ideal é levar para a revisão a cada 12 meses ou 10 mil quilômetros. Todavia, esse prazo cai para a metade nos casos de veículos com uso mais severo, isto é, os que rodam constantemente em trânsito lento. “É importante destacar que os planos de manutenção  definem prazos específicos também para a troca de determinados componentes, como as velas de ignição”, comenta o gerente.

Saiba quais itens não podem ficar de fora do check-up:

Escape

Um sistema de escapamento defeituoso pode significar baixa eficiência de combustível, potência reduzida e, às vezes, ventilação inadequada dos gases tóxicos que o motor produz.

Direção e suspensão

Peças de direção soltas, amortecedores ou molas danificadas, montagens ou buchas quebradas ou gastas, e o veículo balançando ou saltando, podem indicar problemas. 

Pneus

Para evitar um pneu furado, é necessário um técnico treinado para inspecionar o alinhamento e os pneus. A inspeção também pode revelar desalinhamento, que diminui a vida útil dos pneus e reduz a eficiência do combustível.

Freios

O sistema de freios é um dos recursos de segurança mais importantes. Mas, como muitas outras peças, ele pode superaquecer caso não tenha sido reparado há algum tempo. É imprescindível certificar que o sistema esteja em ótimo estado.

Itens menores

Apesar de não configurarem problemas estruturais, é preciso atentar para alguns outros mecanismos do carro que podem causar falhas no futuro. Na hora da revisão, o técnico pode verificar os níveis de fluido, como óleo do motor; velas de ignição e filtros de óleo; combustível e ar; carga da bateria; sistema do ar condicionado; faróis e limpador de parabrisa.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

Ford Mustangs ocupam pontos turísticos curitibanos em ação social de apoio à FAS

Prestes a completar 330 anos, Curitiba foi o tema do calendário 2023 produzido pelo Mustang Clube do Paraná, clube de colecionadores de automóveis. O evento ocorreu no último dia 12, na concessionária Ford Slaviero, e contou com a presença do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

O calendário conta com doze modelos do Ford Mustang que foram fotografados em diversos pontos turísticos da capital, a fim de homenagear a cidade e auxiliar a Fundação de Ação Social (FAS) com toda a renda arrecadada. Ao todo, vinte pessoas participaram da produção, entre elas os fotógrafos Daniel Castellano, Hully Paiva, Pedro Ribas e Ricardo Marajó. “É gratificante ver o esforço de todos os envolvidos materializado no projeto final. Reunir o amor pelo Mustang e ajudar a FAS é uma iniciativa muito importante para nós”, comenta o presidente do Mustang Clube do Paraná, Everson José Salin.

O gerente comercial da Ford Slaviero, Rogério Lechinski, conta que a concessionária se ofereceu para sediar o lançamento assim que soube do evento “Durante esses três anos de parceria com o Mustang Clube, ficamos felizes em promover essas ações e encontros motivados a ajudar as instituições sociais e reunir os amantes do Mustang pela cidade”.

A edição especial do calendário está disponível para venda nas lojas oficiais Curitiba Sua Linda, nas versões de mesa e de parede.

Sobre a Ford Slaviero

Há quase 80 anos no mercado automotivo, a Ford Slaviero é uma das concessionárias de veículos mais tradicionais e sólidas do mercado, sendo revenda Ford com maior tempo de mercado em Curitiba. Os clientes podem contar com as facilidades oferecidas no comércio de veículos 0km, seminovos multimarcas, peças e serviços especializados. Mais informações: fordslaviero.com.br.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com