Arquivos

Asfalto Novo chega a mais 9 ruas da Regional Tatuquara


O programa Asfalto Novo da Prefeitura de Curitiba está levando mais 3,6 km de pavimento de qualidade para as ruas da Regional Tatuquara.

Nesta fase estão sendo contempladas nove ruas nos bairros Tatuquara e Campo de Santana. Na Rua Jorge Tortato, entre a BR-116 e a Estrada Delegado Bruno de Almeida, no Tatuquara, a melhoria ocorre em 722 m da via.

As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

“Nosso trabalho é buscar a capilaridade da melhoria da malha viária da cidade, mesmo nas regiões mais distante do Centro, como é o caso do Tatuquara, porque as ruas bem cuidadas beneficiam não só os moradores, mas todas as pessoas que circulam por elas”, disse o secretário de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

 

Ligação com Araucária

O trabalho foi elogiado pelo comerciante Edival Cardoso, que mora na região há 10 anos. 

“Ficou muito melhor. A rua tinha vários buracos, passam muitos caminhões por aqui. Esta rua faz a ligação de Curitiba com Araucária”, disse ele, que estava construindo um meio-fio na frente da propriedade.

No bairro Campo de Santana, a Rua Uriel Nogueira dos Santos recebeu a melhoria no pavimento ao longo de 635 m, no trecho entre a Estrada Delegado Bruno de Almeida e a Rua Alda Basseti Bertholdi.

Rua lisinha e plantio de árvores

O comerciante Maycon Zine, das lojas Kids Presentes e Kids Moda Infantil, aprovou o trabalho da Prefeitura. “Ficou excelente. Estamos aguardando a pintura e relocação da lombada para evitar acidentes no cruzamento com a Murilo Szabó”, disse.

Maycon comentou que o asfalto novo também melhorou o escoamento da água da chuva. “Antes a água empoçava em alguns pontos e agora isso não acontece mais porque foi feita a correção. A Prefeitura também plantou mudas de árvores, que é outro aspecto positivo”, elogiou.

Asfalto melhora os negócios

Gabriel Gotz abriu uma frutaria há um mês na rua e gostou da mudança. “Eu uso moto e antes era uma trepidação para chegar aqui, agora não tem mais isso”, comentou. O comerciante também falou das benfeitorias que a Prefeitura realizou em outras ruas da região.

“De uma forma geral a malha viária do Tatuquara recebeu muitas melhorias, principalmente nos últimos quatro anos. Essa urbanização é boa para os negócios também”, frisou Gabriel.

Região ganhou 74,3 km de pavimentção

Desde 2017, as ruas da Regional Tatuquara já receberam 74,3 km de asfalto em 211 ações. Atualmente, a Prefeitura está levando asfalto novo para outras sete ruas na região.

As frentes de trabalho estão nas ruas Francisco Sarot, entre a Estrada Delegado Bruno de Almeida até o final da via, numa extensão de 619 m (Tatuquara); Camilo Bueno, 145 m, entre a Rua João Batista Bettega Júnior e João Sarot, (Tatuquara); e Moisés Amaro da Luz, 148 m, entre a João Batista Bettega Júnior e João Sarot (Tatuquara).

Também estão recebendo melhoria no pavimento as ruas Alda Bassetti Bertholdi entre a Maria Luzardi Bertoldi e Uriel Nogueira dos Santos, 505 m (Campo de Santana); Heitor Ferreira, entre a Estrada Delegado Bruno de Almeida e a Rua Antônio Sarote, 172 m (Tatuquara); João Sarot, entre Francisca Ferreira da Luz e Moisés Amaro da Luz, 238 m (Tatuquara); e Vereador Ângelo Burbello, entre a BR-116 e a Estrada Delegado Bruno de Almeida, 438 m (Campo de Santana).

Mais de 900 km de asfalto

Em toda a cidade, na mesma base de comparação, o programa Asfalto Novo soma 1.884 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.584 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

A extensão total de Asfalto Novo é superior a 900 km, contemplando ruas dos bairros das dez administrações regionais da cidade. São 1.812 intervenções entregues (850.913 metros) e 72 em andamento (66.742 metros).

O critério de inclusão das vias no programa considera e prioriza ruas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas; aquelas que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população através do 156 e do Fala Curitiba.
 



Leia a matéria no site da Prefeitura de Curitiba