A Assessoria de Direitos Humanos (ADH) e Políticas para as Mulheres de Curitiba promoveu uma parceria para uma apresentação teatral no Colégio Estadual Maria Gai Grendel, no Caximba. A ação, que aconteceu nesta sexta-feira (18/8), atende a um dos pedidos do Fala Curitiba e faz parte da agenda de atividades do Agosto Lilás.
Com o nome A Gente se Acostuma, temas como a garantia de direitos, perspectiva de vida sem violência e sonhos foram abordados de forma lúdica, pelo grupo Dancep, do Colégio Estadual do Paraná.
“Nós achamos importante trabalhar esses assuntos em ambientes escolares e com a comunidade. Caximba é um território priorizado pela ADH e temos várias ações previstas para serem implementadas nessa região”, salientou Renata Carneiro, da assessoria.
Sucesso internacional
O espetáculo estreou em 2019 e segundo o Thiago Fernandes, produtor do Grupo Dancep, a peça já foi apresentada diversas vezes ao longo desse período e agora segue para a França, em um intercâmbio cultural com universidades e escolas públicas francesas. O grupo tem 12 anos e já foi premiado na Espanha, Portugal e na Argentina.
“Esse espetáculo é baseado em um livro da Marina Colasanti da década de 70 e está muito atual. Traz para o debate assuntos como o assédio, racismo, fome, preconceito, temas muito importante para serem discutidos nas escolas”, declara.
Temas em debate
A apresentação foi seguida de um debate, conduzido pela Assessoria de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, o grupo de teatro e a direção da escola e contou com a participação dos estudantes.
Mariane Fuzinatto, 14 anos e estudante do 8º ano, estava ansiosa para ver a apresentação e acredita que o ambiente escolar é ideal para debater todos esses assuntos.
Vitor Vinícius, 14 anos, estudante do 9º ano, também estava animado com a apresentação. “Estamos vendo muitos casos de violência doméstica nos jornais e esses assuntos trazem mais esclarecimento pra gente”, comentou.
Agosto Lilás
Campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar, Agosto Lilás tem como objetivo intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Deixe um comentário